
O mercado editorial brasileiro é complicado.
Complicadíssimo!
Eu posso dizer de carteirinha, pq meu pai é escritor, e eu sei o quanto ele penou para publicar seus livros. E como escritores brasileiros NÃO VIVEM de escrever (tirando talvez 5% deles).
Eu mesma já tentei publicar diversas vezes - e fui descartada, em algumas vezes sem nem mesmo lerem meus manuscritos, tenho certeza.
Vc diria que brasileiros não compram muitos livros, que o mercado tem que priorizar os Best Sellers, e os autores conhecidos. E que é difícil vender num país de analfabetos. Ok. Concordo com tudo isso.
Mas, sei lá, então por que mais e mais livrarias surgem, e vivem abarrotadas? Eu acho que o mercado editorial NÃO CONFIA no potencial do público brasileiro.
E não estou falando dos pobres escritores nacionais, que recebem uma percentagem ridícula em cima de seus livros. Estou falando na pouca oferta que temos aqui.
Livros famosos lá fora demoram ANOS pra chegar aqui. E a maioria nem chega!
Eu acabei de comprar dois livros (em inglês) da série da Sookie, e vou ter de esperar 7 SEMANAS pra recebê-los! (ok, dei mole, comprei pela Saraiva; deveria ter recorrido à Amazon). Isso pq True Blood tá no auge, hein???
E as traduções.. pelamordasanta!!! Temos tradutores excepcionais, temos mesmo, mas outros... é um descaso com o original... as piadas se perdem, as referências se perdem, enfim....
Então eu tenho "boicotado" o mercado, rsrsr. Tenho lido mais e mais em inglês.
E aconselho a todos os que conseguirem, a fazer o mesmo: COMPRE NO ORIGINAL. Se todo mundo começar a comprar livros importados, quem sabe eles não começam a trazer mais livros bons, e não só Best Sellers de segunda????
Aí vc diz: fácil de falar, né, vc saca muito inglês, é tradutora...
Te digo que não. Primeiro engano: achar que só pq sou tradutora saco muito de inglês. Saco muito de INGLÊS TÉCNICO. E uma língua é uma coisa mutante, e infinita, e eu não sou nativa, nem moro lá. Me escapa um monte de coisas. Gírias, termos pouco usados...mas eu corro atrás.
Segundo engano: achar que tem que saber muito inglês pra começar a ler em inglês. É só treino, pombas, como tudo na vida. Eu aconselharia a qualquer um que soubesse as estruturas básicas da língua, a tentar. Comece com um livro bem simples, facinho. Se puder ser um que vc já leu, pra se familiarizar, melhor.
E perder palavras, no contexto geral, não faz a menor diferença, já dizia um brilhante professor meu, de linguística, na facul.
Tem jeito melhor de se aperfeiçoar numa língua do que prestando atenção a músicas? Lendo livros? Assistindo filmes e seriados? Não tem.
Mas voltando. Tente a experiência de ler no original, se vc nunca fez isso. É alucinante. Te abre um novo universo. Lembro que o primeiro livro-livro que li, foi Harry Potter. Já tinha lido o primeiro em português, e tentei ler em inglês.
Perdia passagens inteiras. Sublinhava as palavras que eu queria saber o que eram. No final do capítulo corria no dicionário.
Hoje, poucos anos depois, fui pegar o mesmo livro e fluiu que foi uma beleza. E agora, sempre que posso, compro o livro no original.
Tente, tente. Até pq, não saber inglês não é desculpa. Aliás, como assim, não saber inglês, né, peeps????????????? TEM QUE SABER. Sou categórica mesmo: tem que.
Pq inglês hj em dia é o mínimo. Está até ultrapassado (quem quer ter um plus no currículo vai aprender é mandarim, isso sim!).
Os sistemas são em inglês, os filmes, o mercado financeiro... sabendo inglês vc se comunica na maior parte do mundo. Não é "fraqueza" se render ao inglês. É nacionalismo besta não aprender por escolha.
Uma vez eu entrei numa discussão com uma professora, e no fim ela me deu razão. Ela dizia que os americanos dominavam o mundo através da linguagem, e que isso os fortalecia. E eu discordei. Acho que a difusão da lingua na verdade os enfraquece; sabe como? Simples: EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO A PESSOA FALA A PRÓPRIA LÍNGUA E MAIS O INGLÊS. Lá, eles SÓ falam inglês. O americano médio é bem bitolado. Ou seja - TODO MUNDO OS ENTENDE, MAS ELES NÃO ENTENDEM NINGUÉM. Vc pode imaginar como isso é um ponto negativo, numa guerra por exemplo?
Um cara grita uma ordem em inglês, todo mundo entende. O outro cara grita em árabe e... toma! Os americanos se fodem. Ou seja, acho que a linguagem difundida dilui dessa forma um pouco a superioridade deles...
Então é isso. Se jogue nos originais. Vale à pena. E assim vc não fica refém de só ler o que resolvem traduzir.
Palavra de anglófila, hehe.