segunda-feira, 3 de setembro de 2007

BOICOTE AOS JOGOS OLÍMPICOS PEQUIM 2008


O SALADA MISTA ADERIU AO BOICOTE.

Você sabe sobre a vergonhosa ocupação chinesa no Tibet?

Muitos estão pedindo um boicote ao evento e ao governo chinês, que é considerado “genocida”, uma referência ao apoio da China ao governo do Sudão, acusado de promover um genocídio em Darfur, província sudanesa assolada por uma guerra civil desde 2003.
Outro episódio aconteceu com grupos de apoio à libertação do Tibete. Cerca de 200 tibetanos foram presos em Sichuan, sem direito a advogado, após pedirem mais liberdade religiosa, durante um festival folclórico.

Além desses problemas, algumas organizações não-governamentais condenam a China por não cumprir a promessa de mais liberdade e direito de expressão, que foi uma das condições para Pequim ter sido escolhida em 2001.

O ator Richard Gere, famoso budista, está pedindo publicamente o boicote. Paul MCartney também, mas não por causa do Tibet, e sim por causa dos maus tratos aos animais no país. Nada contra os direitos animais, mas os direitos humanos são prioridade pra mim.

O Tibet, tendo sido invadido pela China, permanece sob ocupação chinesa há mais de 40 anos. O líder político e espiritual do Tibet, o Dalai Lama, foi exilado de seu país, mas continua lutando – de forma puramente pacífica – para libertar sua nação do domínio chinês. Apesar da ocupação chinesa, o povo tibetano faz grandes sacrifícios para preservar sua cultura e religião.

Uma das conseqüências dessa ocupação chinesa é a existência de mais de cem mil refugiados tibetanos pelo mundo. Até hoje, as Nações Unidas nunca expressaram algum protesto significativo contra a ocupação do Tibet. Desde 1951, os tibetanos têm tentado se rebelar contra a ocupação chinesa, mas seus esforços não foram bem sucedidos. A China alega soberania histórica sobre o Tibet, ameaçando assim a cultura e religião dos tibetanos.

Espia aqui um dos blogs que apoia o bloqueio http://beijingwideopen.org/2007/08/07/free-tibet-on-the-great-wall/

E aqui você pode ver o Relato às Nações Unidas Promovido pela Liga Internacional dos Direitos Humanos21 de outubro de 1997, New York (Tradução do Original em Inglês[papel timbrado de The Office of Tibet241 East 32nd street, New York, N.Y. 10016])

Por que o Tibet? Ora, por que não, se sabemos que não é correto o que ocorre?
Não pretendo assistir aos jogos, e boicotarei produtos chineses.

Que tal fazer sua parte?
Beijas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elise politicamente engajada? PQP o fim está próximo!!!!!!

Fabiano

Anônimo disse...

A propósito, que tal boicotarmos a copa de 2014 no brasil também, pq na boa? A situation aqui num tá mto melhor que o Sudão não...

Fabiano