quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EU FIZ IOGURTE!!!! (*DANCINHA *DANCINHA) - UPDATE!



E ficou assim - branquinho e cremoso, UMA DELÍCIA!!!

Iogurteira? Fermento lácteo? Processos demorados e complicados????????

NÃO!!!!!

Fiz na.....



..... GARRAFA TÉRMICA, senhoras e senhores!!!!!

Bom, eu tinha visto há um tempão a técnica no blog da Casa da Cris. Mas deixei rolar. Aí ontem me deu a louca (as obsessões!), e resolvi fazer. Acabei de tomar café com meu delicioso iogurte.

Deixa eu contar como eu fiz: (depois as minhas alterações)
- 500 ml de leite
- 1 potinho de iogurte natural integral pronto (desses de mercado mesmo; Danone....)
- SÓ!

Você esquenta o leite (não precisa ferver), e quando aguentar deixar o dedo dentro dele por 10 segundos, a temperatura está boa. A temperatura é exatamente essa - nem morno-frio, nem pelando. Um morno mais pra quente, mas que vc suporte.

Depois mistura 1 colher do iogurte pronto, coloca na garrafa térmica e deixa lá quieto em temperatura ambiente por umas 3/4 horas; por fim coloca na geladeira pra ir esfriando aos poucos. Fiz ontem à noite e só fui abrir hoje cedo.

Agora deixa eu contar as alterações que eu fiz.

Pra começar, as receitas que eu vi pedem leite integral, bem gordo mesmo. Diziam que leite desnatado neeeem rola de fazer, que fica aguado, ácido, sem gosto e tals. Bom.

De que me servia fazer meio litro de iogurte e ser gorduroso???? Eu queria fazer era iogurte desnatado.
Então fiz com o leite longa vida da Molico, que embora 0% de gordura, não é aguado.


Como estava inventando de fazer desnatado, cismei que tinha que aumentar a quantidade do iogurte pronto, então botei umas 4/5 colheres (quase meio pote), e ainda pinguei umas gotinhas de baunilha para aromatizar o iogurte.

Acordei tensa de não ter dado certo, mas.... VOILÀ! Tenho meu próprio iogurte Molico, hehe.
Ele fica bem ácido sim, pois não é adoçado. Mas eu misturei adoçante, e ficou "ÓTEMO"; dá pra comer puro, com granola, bater com fruta (morango, mamão....).

Pra fazer outra leva quando essa acabar, nem precisa comprar outro potinho do comercializado - é só separar um pouco desse sem adoçante/açúcar/sabor, e fazer de novo!!!

Olha, eu não fiz por uma questão de economia nem nada (ê economia besta, rsrs), MAAAS se a sua família toma iogurte à beça, compensa bastante. Aqui nem é o caso.
Eu fiz pelo prazer de comer iogurte feito por mim mesma, artesanal, e ainda por cima sem conservates, corantes, acidulantes e essas coisas. A gente já come tanta coisa industrializada, por que não comer mais natural, né? Fiquei apaixonada pelo bicho, rsrs. Eu sei o que vai nele, sei o prazo de validade (dura uma semana na geladeira +-), essas coisas.



Depois de pronto, adocei, esterilizei minha garrafa de leite de vidro (que é igual a essa da foto do Sabores da Lica - desculpe ter pegado a foto!), e guardei lindamente na geladeira de novo. Você pode usar um pote, tupperware, sei lá.

Dica importante: vc tem de comprar/usar uma garrafa térmica nova pra fazer; se usar a sua de todo dia, vai ficar com gosto de café!

E aí? Se animaram??? Achei fácil e gostoso. Sem complicação, iogurteira, fermentos, processos, sei lá.
Se alguém fizer vem contar pra gente, ok???

UPDATE:  putz, vou ter de fazer mais!!! Meio litro não deu nem pro cheiro; eu, B e a pequena tomamos horrores de uma vez e praticamente acabou!!! Legal!

17 comentários:

Anny disse...

Nossa, Elise para Rainha do Lar!!!!
Não gosto de iogurte, mas a Sam vai gostar e fazer em casa.

bjas,

O Gato do Balaio disse...

Gostei d dica, pena que só eu gosto de iogurte em casa, as crias gostam de "danete" e marido só se for de morango e ARTIFICIAL, já tentei pegar iogurte natural e bater no liquidificador com morangos frescos e o FRESCO do marido não curtiu... vai entender

Silvia Maria disse...

Já tinha visto essa receita na Casa da Chris e morri de rir com o povo que gasta horrooooooooooooes em uma iogurteira... Well... eu não sou muito chegada a iogurtes, na verdade, gosto é de danoninho (com e sem trocadilhos). Mas namô se amarra em coisas naturais, vou fazer para ele e ainda ganho uns pontos na minha ficha.
Vou lá no Zona Sul comprar sal marinho no moedor... acho chiquedemaisdaconta.
Bjks

Elise Machado disse...

Anny, faz pra ela!

Maela, fraz pra vc - ficou delícia mesmo.

Silvia, não precisa ir até lá - compra online! Eu tenho feito compra direto com eles online, é ótimo!
PS: quando a gente era criança, minha vó era metida a natureba e tals, e fazia tudo ela mesma. E ela fazia danoninho, sabia?? Ficava melhor que o industrializado, sério.

Ju disse...

Na minha casa, minha mãe fazia quando eu era criança; fazia numa vasilha tipo um "caldeirão", embrulhava com pano e colocava no forno (desligado, rs). Era batata. Hj voltou à fase de querer fazer e tem feito direto. Mas agora faz numa travessa de vidro que tem tampa (mas continua "embrulhando" com panos). Só que ela faz uns 2 litros de uma vez, então coloca o pote inteiro do iogurte. Pena que eu não gosto pq não gosto de leite e nunca topei com iogurtes tb. Mas acho bem bacana justamente por essas coisas que vc falou, por ser natural e etc. Sem falar que sai mto mais barato do que ficar comprando potinhos. E a Silvia tem razão, não há necessidade de pagar os olhos da cara em iogurteiras, isso é marketing puro.

PS: lembro de um post onde vc dizia que queria comprar essas garrafas de vidro. Vc lembra onde comprou a sua? Tb sou louca por uma, me lembra a vez que fiz intercâmbio na Inglaterra. Pelo menos na casa onde fiquei, o leite vinha nas garrafinhas de vidro ( e lá eu tomava leite, pode? coisa que não faço desde os meus 5 anos; o leite de lá é diferente, muito mais gostoso, mas não sei o motivo).

Elise Machado disse...

Ju, a minha garrafa é exatamente igual a essa, de vidro bem grosso e com tampa de rosca, e eu comprei no Pão de Açúcar, o supermercado. Mas tive de ir lá, pelo site eles não entregavam aqui no Rio :(

Eu não sou chegada a leite tb, mas gosto muito de iogurte.
Ainda mais o meu, hehe.

Daniely Novo disse...

Iogurte feito em casa é tudo de bom! Experimenta colocar pedaços de banana e mel...fica dos Deuses!
Mas eu tenho a iogurteira da fun kitchen...rs, PORÉM ACHEI GENIAL ESSA NOVA FORMA DE FAZER!!!
Bjks

Ju disse...

Ah, que pena que não vendem pela internet. Mas obrigada pela dica! Se vender em SP vou pedir para uma amiga comprar pra mim qualquer hora. Eu até tomava iogurte de vez em nunca uma época, mas ultimamente tentei e não me caiu bem :/.

Naiara Romero disse...

Agora sim eu vi o post do yogurt! heheh

Então, o meu eu faço assim:
1 L de leite integral ou semi desnatado.
1 potinho de yogurt natural (compro da Batavo, é um dos mais baratos e é bom - inclusive foi o que a Ana Elisa do "La Cucinetta" indicou)

Fervo o leite, tiro a nata e deixo ficar morno e aí misturo o yogurt. Coloco num pote de plástico mesmo.

Antes eu embrulhava em um edredon e guardava, mas agora coloco dentro de uma caixinha de isopor que apareceu seilá como lá em casa. As vezes ele fica mais firme (adoro) e as vezes mais mole, nunca muito líquido; acho que depende da marca do leite e do tempo que você deixa fora da geladeira.

Vou experimentar esse leito Molico depois ;)

Ah! Já vi várias receitas de danoninho e de danete na web, tem uma que usam até tofu.

Beijos
=*

karla dani disse...

elise, minha sogra tinha me ensinado esse iogurte, algumas diquinhas dela que vc pode ir experimentando: uso 1l de leite e 1 pote de iogurte inteiro. minha sogra disse que se vc quiser um pouco mais grossinho, mais viscoso, pode colocar uma colher de sopa de leite em pó dissolvido no leite. se estiver com duvida sobre a temperatura, a medida q ela me passou é: 2min no microondas. tb nunca fiz em garrafa, só num pote com papel aluminio tapando, que dormia no microondas, e no proprio pote ficava por 1 semana. é isso! bjos!

renata959 disse...

Elise, vc mistura o clight só depois de pronto? Enquanto está morninho ou só depois de gelado?

Elise Machado disse...

Re, misturo depois de prontinho. Gelado já. Fiquei com medo de misturar antes e desandar, rsrsr.
Bja.

Carola disse...

Querida Elise,

meu nome é Carol,tenho um blog que fala de emagrecimento, minha luta com a balança, além de vários outros assuntos do meu day-by-day. Sou sua seguidora já a muito tempo, tô sempre por aqui, ás vezes comento, ás vezes só me escangalho de rir, mas sempre venho no 'Salada' dar uma espiadinha, tipo BBB...rsrs
Hoje eu postei uma matéria sobre iogurtes, pois quando descubro algo interessante gosto de dividir com as amigas seguidoras que também estão no mesmo barco que eu. Bom, vamos ao que interessa. Gostei da sua ideia do iogurte caseiro, andei procurando alguma recita legal pelos sites de culinária e não encontrei nada tão original como a sua receita. Gostaria de indicar esse post seu lá no meu blog, há como? Estarei no aguardo da sua autorização!

Um beijinho, Carol.

Elise Machado disse...

Carol, claro que pode, chérie!
Com o maior prazer.
Assim que desafogar aqui vou dar um pulo lá pra ver as suas dicas de emagrecimento, pq tou precisada.

Beijas.

Carola disse...

Obrigada, beijinhas!:)

Anônimo disse...

ola...estava pesquisando sobre garrafas de vidro e caí aqui pora caso..rsrs
Li sobre teu post sobre iogurte..e nao resisti em fazer um comentário.
Eu faço iogurte há muitos anos em casa,foi minha mãe q me ensinou tb. Mas eu chamdo de coalhada.
é mais parecido com jeito q a mãe da outra moça fazia...Fervo o leite sempre em torno de 2 litros, uso um iogurte natural para misturar e coloco o leite em uma panela bem fechada, ou vasilha de vidro q eu possa tampa-la e enrolo sempre com um algum tecido grosso e deixo descansando por uma noite.Depois se quero faço com a "muda" dessa coalhada. Mas quanto mais se usa "mudas", mais azedinha fica a coalhada. E faço a coalhada "seca" também. Depois de pronta a coalhada eu separo uma quantidade coloco em coador de tecido limpo ou um pano de prato limpo, deixo a uma certa altura na pia, para que saia o soro do leite. Deixo geralmente por um dia. Tempero com sal,azeite de oliva ou zaatar(tempero arabe), minha mae colocava cebolinha picadinha tb...Fica ótimo e posso comer com pão ou servir como entrada para alguma refeição.
Era isso... :)
Fique com Deus
Samira

Andrea Meira disse...

Maela,experimenta ferver o morango com açúcar ou adoçante culinário e umas gotinhas de limão e bater com o iogurte("engano" o povo aqui de casa assim)o sabor fica muito parecido