terça-feira, 16 de junho de 2009

GELÉIA DE UVA

Aqui em casa, praticamente só quem come uva é Memée. O B não pára por aqui. E eu não curto. Gosto só daquela bem docinha sem caroço (cúmulo da preguiça, rsrsrs).

Daí tinha um monte de uva, daquela vermelhinha pequena, na geladeira, e a criança viajando. E a uva quase estragando...

Geléia, né?

Fiz assim:
- lavei as uvas e coloquei com um pouco d'água numa panela, com fogo médio, e deixei ferver bem. Ela vai abrir toda, vai subir um cheiro maravilhoso, e ela vai desprender a cor.

- depois tira do fogo, passa tudo numa peneira, pra tirar cascas e caroços. Volta pra panela com açúcar. A medida é assim: pra cada xícara de polpa, 1 xícara de açúcar. E deixa lá em fogo baixo. Mexe de vez em quando.

E É SÓ ISSO! JURO!!!

Pra saber o ponto da geléia, pinga uma gotinha em cima da pia; vc vai ver ela endurecendo. A minha eu não levei fé de que iria endurecer depois de fria, e cozinhei muito. Ficou uma geléia beeem durinha, mas deliciosa.

Depois é só vc pegar um pote de vidro (pode ser reaproveitado de palmito, ou outra coisa qq), esterilizar e usar. COMO ESTERILIZA? Bom, bota o pote sem tampa numa panela e cobre com água. Bota a tampa lá na panela tb. Tem que ter água cobrindo o vidro, e dentro dele.
E deixa ferver. Depois não me vai secar com pano de prato, que estraga tudo!

Deixa escorrer ao natural até secar.

Eu até fiz um rótulo bonitinho pra minha geléia, em momento raro de ócio, hehe.

Moleza, né? E dura à beça!

Fica a dica.
Qualquer dúvida é só gritar.

Foto: reprodução

10 comentários:

Nathani Baia disse...

aaaaaaaah eu vou fzr geleia! haha

DaniClaudino disse...

ADORO geléia!! Quando a gente morava na Araguaia todo ano a minha mãe fazia geléia de jabuticaba do pé que tinha lá!! Saudaaaaaade...

Luciana disse...

experimenta esta aqui:
uvas quentes ao molho de chocolate

http://www.chocolatria.com/2009/06/uvas-quentes-ao-molho-de-chocolate.html

Cele disse...

Tão rainha do lar!

ian.press comunicação disse...

adoro uva. adorei a receita. farei e depois te conto como ficou... bj

Camila disse...

baby, vc anda tão prendada...me assusta até..

Elise Machado disse...

Chéries, na verdade eu sempre fui assim... minha mãe deve lembrar que quando eu era garota, toda semana fazia uma torta diferente, um doce... uma brevidade...

É que eu nunca fui de comentar muito aqui, e na casa velha eu já tinha despilhado. A casa nova me dá essas vontades, rsrs.

Eu sei, é o cúmulo do paradoxo, né? eu não sou nada doméstica, não vivo sem empregada, não lavo louça nem a pau... mas tb passo muito tempo em casa, trabalho aqui, então preciso achar formas de me distrair...

Unknown disse...

Ai que delícia!
Amei a sugestão chérie.
Beijas.

Silvia Maria disse...

Ôba! Geléia!

Jussara disse...

Elise, dear, essa uva pequenininha e vermelha que vc fala é a niágara? Uma que tem semente à beça? rs. Será que dá pra fazer com a uva itália, aquela maior? E esse pouco de água que vc fala é menos que uma xícara? Desculpe as perguntas de monga, rs, mas é que nunca fiz geléia antes e na cozinha não sou nenhum primor ;D. Ah, e por falar em cozinha, fiz novamente as french toasts, e dessa vez ficaram boas. Acho que era excesso de margarina na frigideira mesmo ;).
PS: não sabia que não podia secar com pano de prato, ótima dica!