segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RUI O QUÊ? RUIBARBO??!


Daí que há séculos eu tenho essa dúvida.

Eu sempre via a Nigella falando de ruibarbo pra cá, os blogs de comida de fora falando de ruibarbo pra lá.... e eu ficava encafifada.

Dia desses me deparei com um programa que mostrava uma torta doce de ruibarbo.
E o recheio era tão vermelho, tão brilhante... e a pessoa falava que era azedinho-doce, mais gostoso que morango... FIQUEI NA MAIOR CURIOSIDADE!

Aí fui pesquisar e descobri essa coisa "duvidosa" da foto acima! Meio feio, né?!
Não me parece muito apetitoso...muito.... PLANTA! rsrsr

Então, Saladetes, vocês conhecem ruibarbo? Já comeram? Tem em algum lugar do Brasil?
Saladetes importadas - aí no país de vcs tem? Como é? Como come??

MATEM MINHA CURIOSIDADE, please!!! rsrsrs

21 comentários:

Mirella disse...

NUNCA nem ouvi falar!!!!
:S

Anônimo disse...

A primeira vez que vi o tal de rhubarb foi aqui na Australia. Primeiro pensei que fosse um tipo de celery roxo, hehehe. Se existe ate cenoura roxa pq nao celery.
Mas depois o "povo" daqui me explicou o que era e me falaram de um famosa pie feita com o tal. Doce e nao salgada. Provei uma vez a tal da pie e achei interessante. mas nunca vi o tal do rhubarb ai no rio.

bjss
Nadia

Maria Isabel disse...

Eu adoro livro de bruxas, magias e etc... e quando criança eu lia muito e sempre aparecia torta de ruibarbo. Ficava louca da kisota querendo saber o que era!!! Bom, cresci, e um dia de férias em Paris, fui almoçar e quando olhei o cardápio vi torta de ruibarbo. Não quis nem saber o que era e pedi. Gente, é uma delícia, meio azedinho e com creme em cima estava dos deuses!
Mas eu continuo sem saber o que é ruibarbo, não tenho LOÇÃO do que seja!

Maria Isabel

Anônimo disse...

Tinha uma paciente que uma vez trouxe um atorta doce e um bolo de "rhubarb" para mim. Estava tudo uma deliiiiicia. Ela me disse que isoo aqui nao tem muito valor, nao. Dah como se fosse uma praga, nao precisa plantar ou cuidar.. Em geral as pessoas nem dao muito valor.
Mas eu nunca vi no mercado para comprar. adoraria fazer a torta pq realmente estava de comer ajoelhado.

Beijos,

Tata.

Elise Machado disse...

Tata, qual país vc mora??

Chéries, EU QUERO COMER RUIBARBO!!! rsrsrs

Anônimo disse...

Elisa, eu moro em NY.

Pelo o que ela me disse, ele tem um gosto muito amargo quando cru. O bom mesmo eh fazer tortas e bolos.

Tata.

Daniely Novo Kamaroff disse...

Estou melhor sim..rs, valeu! :)

Anny disse...

Elise, nem sei, mas agora quero provar, rsrsrsrsrs
bjas

Síl disse...

Oi Elise!

Aqui tem (como ja mencionaram aqui em cima, chama rhubarb) mas eu ainda nao provei, sei la porque! Agora fiquei mais curiosa, de repente eu provo :)
Mas tem uma coisa que eu ja li sobre isso e que acho que vale a pena saber: voce so deve comer os talos da planta, e nunca as folhas - elas contem "oxalic acid" (nao sei como eh em Portugues!) e podem ser toxicas! Fica a dica :)

Beijo!!

fátima disse...

olha, aqui no brasil isso de vez em qdo aparece nessas mercearias chicosas. em são paulo, uns 2 meses atrás, tinha na casa sta luzia (sei disso pq li num blog, acho que foi no mixirica).
tbém morro de vontade de experimentar, pq não entendo como é que um talo de verdura pode virar um doce gostoso!

bj

Renata disse...

é muito gostoso, a geléia é uma das minhas preferidas!

simone disse...

na loja hortifruti tem.eu já vi.
bjus

Jussara disse...

Sempre ouvi falar no ruibarbo por causa do amargo dele, mas nunca vi para comprar nem nunca me interessei em saber o que era. Pensava que fosse algo como o guiné ou o boldo, alguma planta medicamentosa...

Cilene disse...

Ja comi a torta e uma delicia, o trosso e um talo grosso ja vi uma patroa picando e colocando na sopa como e fosse uma verdura aki na Irlanda encontra em qualquer mercadinho mas eu nunca me enterecei em saber como se faz. vou proucurar descobrir mais sobre esse talo por que agora fiquei curiosa,

Renata disse...

Eu tb sempre fiquei encafifada com o tal do ruibarbo. A primeira vez que ouvi falar foi num livro do curso de nutricao. Parece que o ruibarbo eh fonte de algum mineral que nao lembro agora (alzheimer desde nova eh florida!) lembro ate que a professora, ja sabendo que o pessoal ia perguntar "que diabos eh ruibarbo", ja levou uma google image do treco, mas nem ela sabia direito do que se tratava!

Alguns anos depois, me deparo com um iogurte de ruibarbo aqui em Londres. Comprei so de curiosidade. E nao eh que era bom? Meio azedinho!

Mas o mais tradicional uso dos talos do ruibarbo (as folhas sao toxicas) eh para fazer o rhubarb crumble, que eh tipo a torta de maca tradicional inglesa, com aqueles farelinhos por cima e servida com "custard" - creme ingles hummmmmm! agua na boca!

Anônimo disse...

Casa Santa Luzia em SP vende, eles tem uma fazenda ou sitio que produz exclusivamente para eles !Super fresco!

Nice disse...

Elise chérie, aqui tem activia sabor ruibarbo rsrs...Não gostei não.
Bjs

Yolanda disse...

Nossa, descobri outro dia que eu já "consumi" ruibarbo (assim como muita gente também!), pois ele faz parte da composição de um remédio, o EPAREMA! Mas acredito que utilizem as folhas...
Sempre tive vontade de provar torta de ruibarbo, pois ela é sempre mencionada em filmes e seriados estrangeiros! Será que precisarei sair do Brasil somente pra prová-la?
Beijos!

Ana Maria disse...

estava à procura de receitas de ruibarbo e dei com o blog. Deixo aqui o que eu encontri. Só nÃO PERCEBI AINDA QUANDO É QUE SE COLHE O RUIBARBO. tENHO UMA PLANTA, EM pORTUGAL. Comprei o pé em Amsterdão, no meio daquele mercado de flores que há lá. Era uma razi com algumas folhas, mas já comprei sementes há uns anos atrás. Só que não consegui cultivá-lo. Podem encomendar sementes por mail. É só pequisar ruibarbo - cultivo. Boa sorte.

COMPOTA DE RUIBARBO
- 1 kg de ruibarbo
- açúcar amarelo

- cortas os talos aos pedaços ( se for muito rijo, tiras a "casca")
e colocas dentro dum tacho com 100 gr de açúcar amarelo e
deixas estar uns 30 m, para perder a água
- depois disso colocas no lume brando durante mais ou menos 45 mm (até a consistência te agradar)
- para cortar a acidez acrescentas o sumo de 1 laranja que deixas apurar um pouco.

Podes acrescentar um pouco de vinho branco, uns paus de canela e um pouco de baunilha, e quando estiver tudo cozido, passas por um passevite e usa como molho sobre sorvete.


CRUMBLE DE RUIBARBO*
120 grs de farinha
100 grs de manteiga bem fria e cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de açúcar baunilhado
sal
3 colheres de sopa de aveia
especiarias (canela, noz moscada, gengibre)

Numa taça misturar a farinha e aveia com os açúcares, especiarias e uma pitada de sal.
Misturar os cubos de manteiga e com os dedos esfarelar a mistura para que se pareça com migalhas grandes.

Num pyrex colocar os talos de ruibarbo cortados em bocados de 2 cm. cada. Por cima polvilhar com a mistura de farinha e manteiga. Vai ao forno bem quente cerca de 25 minutos.

* Pode-se usar maçã em vez do ruibarbo,
http://belitaarainhadoscouratos.blogs.sapo.pt/26778.html

Luiz Ribeiro disse...

Moro na Estonia e uma das coisas que mais gosto aqui é o bolo de ruibarbo.
Achei seu blog procurando por informacoes pra saber se dá pra comprar isso aí no Brasil :P

É muito muito bom! :)

Marcela disse...

Meninas, acabei caindo aqui procurando pelo tal do Ruibarbo tb! Moro em Londres, estou fazendo uma dieta que esta muito famosa por aqui - do DR Dukan (google it :) ) E como recomendacao para prisao de ventre o Dr fala para comer 200g do tal do vegetal, cozido no forno. Ainda nao tive coragem de experimentar...
Vou tentar qq dia...vamos ver no que da :)