quinta-feira, 24 de junho de 2010

CHÁ DAS CINCO


Huuum, chá preto! O único que eu gosto!
Adoro tomar à tarde. E do jeito inglês mesmo. Sabe como os ingleses tomam chá?
COM LEITE!



Já que sou fãzoca de café com leite (macchiatto, café au lait, mochaccino, cof, cof... tudo café com leite, rsrs), não podia ser diferente com o chá.

Só que lá o chá das cinco é todo um evento - tem sequência de acompanhamentos, e mais um monte de sacanagem.
Scones (que seriam algo como um tipo de bolo doce, mal explicando) e sanduíches de pepino são acompanhamentos clássicos. Err... os sanduíches de pepino eu nunca experimentei fazer, rs.




Ah, e o leite que é adicionado no chá não pode estar amornado - tem de ser frio, pra não tirar o sabor do chá.

Minha mania do chá preto veio da minha mãe, que me dava chá preto com biscoitos quando eu era pequena. Mas depois que eu provei com leite, só tomo assim!

Tou ou não tou uma verdadeira mulher de britânico???
NOT!!

Na verdade este meu marido "britânico do paraguai" aqui gosta mesmo é de café (a bebida "das colônias", rsrs). Minha sogra é que me introduziu ao chá inglês original.

Que fail, rsrs.

8 comentários:

Anônimo disse...

minha paixão é o café...amooo....o cheirinho me lembra Vó Merinda....acho o café glamouroro....tenho até vontade de fazer curso de barista

Luciana disse...

kkkkkk, que transmissão de pensamentos...... tava tomando o meu agora....... aqui em casa a gente toma um pouco parecido, mas fazemos o cha ingles com especiarias - acrescentamos cardamomo, noz moscada, pimenta do reino, canela em pau e cravo, minha sogra ainda coloca anis estrelado, mas eu não curto. Depois de bem fervido, colocamos o leite cru e desligamos antes de ferver. Uma delicia. São habitos q aprendi c o marido, pois no Iraque se toma assim.

Unknown disse...

Lise, chá preto não é aquele amargo??

E adoro chá também... antes de dormir! Mas bem paraguai mesmo, nada chique!
Adoro de erva-doce, hortelã! hummm!!!

E café eu não gosto não! O único que amoo é o frozen café!!!

bjosssss

Elise Machado disse...

Não é amargo não! Bom, pelo menos eu não acho, rs.

O Gato do Balaio disse...

Detesto leite e chá tomo todos ( menos alucinóginos porque já sou doida o suficiente ) e leite NOT.
Sanduba de pepino eu passo tb, mas já provei..

Renata disse...

Ahh.. a famosa cuppa (de cup of tea)... aprendi a curtir isso aqui na terra da rainha pq antes nao descia mesmo! Mas eu gosto do Earl Grey, no milk no sugar please! Ah, e scone com geleia e manteiga! Sanduiche de cucumber (pepino - a comida mais nostalgica da face da terra) nao da!

Táta disse...

Adoro chá, amo café e leite eu detesto desde criança!

Jussara disse...

Eu adoro todos os chás, menos o preto, hehehe. E tem toda aquela fama do chá inglês, chá das cinco e tal, né? Então qdo fiz intercâmbio no século passado pra Inglaterra, cheguei louca pra provar o tão famoso e badalado chá, já que adoro chás. Qual não foi minha frustração ao saber que o famoso chá era o chá preto? E qdo me perguntaram se eu queria puro ou com leite, falei:
- O quê? Não, não quero café, quero chá.
- Pois é, vc quer com leite ou puro? hehehe. Eu não gosto de leite, e leite com chá então, acho uma mistura horrorosa, rs.
Mas lá eu adorava o leite deles; eu, que não tomo leite desde os meus 5 anos, tomava leite puro todo dia e lambia os beiços, rsrs (era aquele que vem nas garrafas de vidro).

Isso me fez lembrar tb uma vez em que eu era pré-adolescente e uma prima da minha mãe estava de visita em casa. Eu tive que madrugar pra ir a uma excursão, minha mãe não estava, e a prima dela levantou cedo pra me ajudar e fez chá. Adivinha qual? O preto. Só provei e deixei na xícara, coitada. Sei que ela tentou agradar, mas eu era e ainda sou acostumada com o chá mate, e perto dele o chá preto fica amargo.

Não sabia desse acompanhamento com sanduíches de pepino, fiquei com vontade de provar. Se um dia vc resolver fazer, passa por favor a receita pra nós? :)

Desculpe o comentário gigante. Recordar é viver, rs.