domingo, 11 de julho de 2010

OI, OI, BEIJO, BEIJO


Eu tenho um problema (um?? rs)

Eu sempre fico meio tensa e sem jeito, quando tenho de cumprimentar pessoas novas.
Não podia ter um manual de regras pra isso, pra facilitar a vida da gente?!
Chego num lugar novo, ou numa situação de trabalho, ou sou apresentada a alguém e rola aquele: e aí? Dou a mão pra um aperto de mãos? Dou dois beijinhos? Só um tchauzinho de "oi" com a mão? Um "upa"????

Normalmente eu não cumprimento as pessoas com dois beijinhos. A não ser que a situação mais formal exija. Acho meio patético ficar beijando o ar do lado da bochecha do cidadão. Tou ligada inclusive que em alguns lugares não se dá dois beijos - e sim 3! Não acho legal, não. Mesmo sendo o hábito do lugar. Acho que depois do segundo, aquela sucessão de viradas de rosto parece que você é uma mãe de santo recebendo, sei lá! Fico logo esperando alguém gritar "ÊÊ!" rsr

Eu institui assim com os amigos: UM beijo no rosto, e um semi abraço. Acho fofo, e carinhoso.
Se eu te cumprimentar assim, eu super gosto de você.
Bom, também tenho o péssimo hábito de ME PENDURAR no pescoço das pessoas, ainda mais amigos íntimos. Mas isso é meio embaraçoso e chato, e estou ajustando, rs.

Se a situação é mais formal ou desconfortável, tipos, não conheço a pessoa nem de vista, só digo "olá" e o tal tchauzinho com a mão, pra evitar os beijinhos no ar. Só que eu já me liguei que às vezes pago de antipática por isso.
Pô, mas não é um saco, você chegar numa festa ou coisa assim, e ser apresentado a 569 pessoas, e ter de dar beijinhos em todas????? E quando te dizem os nomes, e você SABE que daqui a 2 segundos você não vai lembrar???
Ainda mais eu, que nem depois do TERCEIRO encontro lembro o nome da pessoa! (desligada total)

Acho dar a mão meio frio, evito. É mais pra trabalho mesmo.
Sei que em alguns meios, dar selinhos entre amigos é normal. Aqui, não rola. As únicas pessoas que cumprimento com selinhos são marido, filha, e as comadres Déia e Dani (e essas duas varia do dia, da situação e do teor alcóolico, hehe)

E quando você vai embora? Dar beijos em toooodas as pessoas? Se forem mais de 5/6 pessoas, eu faço um "tchau galera" e foi! Esse é o parâmetro mental que estabeleci, assim não fico parada pensando na situação.
(você pára e pensa em como vai reagir, no meio da situação? Eu faço isso. As pessoas pensam que eu tou autistando, como diz a comadre Déia. Pra ficar menos desconcertante, eu às vezes aviso "me deixa pensar um minuto". E olha que não sou lenta pensando nem nada)

E você? Como cumprimenta, no seu círculo de amizades? No seu bairro, estado ou país? Como é aí? O que você estabeleceu?

28 comentários:

L@N disse...

Nossaaaaaaaaa, eu sempre dou beijinho, um só claro. Acho chato demais dar dois, três então , nem pensar...
Qto a se pendurar no pescoço dos amigos, eu tbm faço isto, e detalhe me penduro, cochicho no ouvido , e beijo, uma coisa FEIA de se ver, mais foda-se, eu gosto assim e ninguém vai me mudar...
Beijo de selinho... mais nem em amigo intimo... ai não curto isto, sabe?... mesmo em amiga, pq eu tenho uma imaginação FODA, e ai eu já penso que sei lá antes de vir pra cá , tava fazendo boquete para o marido e tal.. argh... ai não rola.
é isto

uma semana lindona pra ti

L@N

Licele Faial disse...

Nos amigos eu dou beijinho, abraço. Em quem não conheço, depende... às vezes só um "oi" de longe, mas se eu for com a cara da pessoa, até arrisco 2 beijinhos.
Mas eu sempre acho difícil cumprimentar as pessoas. O inferno é quando tem muuuita gente e vc já começou com 2 beijinhos. Eu me sinto na obrigação de dar beijinho em todo mundo e no final fico tonta... =/
complexo. rs

Juliana disse...

Aqui em Sp é só um beijo mesmo.
Peguei mania do beijo e um abraço nos mais chegados.

Demorei 4 anos pra me acostumar com os dois beijos no Rio e em muitos casos só o aperto de mão.

Aí qdo volto pra cá, vou na vibe tonta e acabo ficando no vácuo dando dois beijinhos hahahah

Jeferson Cardoso disse...

Depende do cumprimento, aceno de cabeça, aperto de mão, abraço, um beijinho no rosto. Sei lá, é a ocasião quem faz o cumptimento.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Anônimo disse...

Aperto de mão só rola quando se fecha um negócio, se compra um carro, uma casa.. mas eu não costumo cumprimentar ninguém assim não!
Eu sou mais dar um beijo no rosto (no ar, como você diz, haha) da pessoa que eu conheço e um abraço. Dos que eu não conheço e fui apresentada só um beijinho já está de bom tamanho!
Agora quando tem um monte de gente (leia-se mais de 4) eu me contento e dar um oi geral porque é muito chato ficar dando beijo em todo mundo, não é?

Mai disse...

Aqui no sul é costume dar 3 beijos.
Dae, funciona assim, situações informais, mulheres dão 3 beijinhos em mulheres amigas, ou amigas de amigas. Mulher dar 3 beijinhos em homem, é dificil. Se for casada, esquece, é só aperto de mão...
Na balada, solteira rola os famosos 3 beijos pra facilitar.. hehehe mas no mais, mesma regra para despedida. Muita gente? É um Tchau galera de longe mesmo...
Coisa de Gaúcho.
Por mim, não dava beijo nunca. Nem nas amigas, aliás minhas amigas ja sabem que eu não dou bjo porque é amiga mesmo e já me conhecem...

Luna disse...

Sou adepta do oi com a mão só! Beijo só no respectivo e na família. Aí é beijo, abraço, pendura no pescoço também! hehehehe

Unknown disse...

Bem,eu tbm não sou de muitos beijinhos,a não ser que eu realmente goste da pessoa.
Mas estou aqui pensando em nós duas.
Deve ser amizade de outra vida,porque no primeiro encontro rolou o maior beijão estalado e um mega abraço.
Lembra?
Acho que a gente se ama chérie!
Bom restinho de domingo.

Anônimo disse...

aqui em Sampa usa-se apenas 1 beijinho.
2 ou 3 é mto chato e exagerado e tosco...
eu tbm prefiro apenas um oisinho com um sorriso.
ixi...e qd viu ao sítio dos avós do meu marido que a família inteira está lá e tenho q dar beijinho de despedida em todos...prefiro dar um tchau e um sorriso geral

Síl disse...

Aqui quando você é apresentado pra alguém o certo é um aperto de mão mesmo. Depois, se vai virando amigo, aí é só um abraço com aquele meio tapinha nas costas :)
Chegando em um lugar cheio de gente, rola aquele oi geral, que é bem mais fácil mesmo!
Beijo no rosto, só entre brasileiros! :)

Beijo!

Unknown disse...

Hahaa!!
Caso parecido com a Juliana ali em cima!

em Minas são 2 beijinhos, e aqui em SP, 1. Como moro em SP e fui criada e tenho família em Minas fico zonza com isso!!
Ou eu dexo povo no vacuo em Minas, ou eu fico no vacuo em SP!
Drama!
Fora quem em Minas tem gnt q no meio do comprimento (de dois beijinhos) solta: "Três pra casar!"
QUEM CASAR??!!! O terceiro beijo vai pro pretendente?!! ahn??!!! o0'
Morro qnd isso acontece!
Ah! E qnd eu me confundo as vezes quase rola aqueles selinhos acidentais da pessoa vira/n virar o rosto e eu continuar comprimentando...!
Drama! [2]

iaushdiasuh!!

Mas o normal e comprimentar desconhecido com beijinho msm, oi geral qnd é muita gnt, amigos com beijo e MEGA abraço seeempre! Tchau idem ao oi!
;)

Unknown disse...

AH!!!

Como vai O Livro??!!

;)
Boa semaninha!

Gabriela disse...

Bom cumprimento os amigos mais intímos com dois beijos e a minha familia também,quem eu não conheço,espero que a outra pessoa tome a iniciativa.

Aline Kamaroff. disse...

Eu sou horrível!
Me sinto angustiada principalmente quando chego num lugar que tem mais de duas pessoas para cumprimentar...
Mais de dois ... Um cumprimeno coletivo.
Ainda mais quando chego numa mesa, tem pior vc esta sentada e ter que levantar para dar beijinho ou rodar uma mesa inteira para dar beijinhos? Puxa cadeira tira a bolsa , chega pra lá... Ai, ai..

Bjin no rosto, só um e depende da situação.

E pra vc beijos, e muitos upas!
Bjim!

Danielle disse...

Eu sou da Bahia e lá são dois beijos. Estou morando no interior de São Paulo e lá é um beijo só. Quando fui em Junho para a Bahia toda hora deixava alguém no ar porque me acostumei a dar um beijo só.
Pra confundir ainda mais a minha cabeça, estou um tempo em Porto Alegre e aqui são três beijos!!!
Aff... já imagino que daqui a pouco estarei dando 1 em Porto Alegre, dois em São Paulo, três na Bahia!!!rs

Danielle disse...

Eu sou da Bahia e lá são dois beijos. Estou morando no interior de São Paulo e lá é um beijo só. Quando fui em Junho para a Bahia toda hora deixava alguém no ar porque me acostumei a dar um beijo só.
Pra confundir ainda mais a minha cabeça, estou um tempo em Porto Alegre e aqui são três beijos!!!
Aff... já imagino que daqui a pouco estarei dando 1 em Porto Alegre, dois em São Paulo, três na Bahia!!!rs

Renata disse...

Acho um saco dar beijinhos em todos, em uma festa e tal...se não tenho intimidade é só com a màozinha mesmo.
Se eu gosto, beijo e abraço! Aqui em SP é um beijo só, dois eu acho um saco, três insuportável!
E vc super gosta de mim, já que eu ganhei beijo e abraço enoooooooooorme (muito maior que o semi!!! rsrsrs!)
Ebaaaaaaaaaaa!
beijos, querida

vanessa disse...

mudando de pato pra ganso.

e o beijo do casillas na namorada repórter?
maior declaração de amor mundial e a fdp limpa o rosto...

Greice disse...

Isso sempre foi um problema pra mim...aqui no RS as pessoas tem o costume de dar 3 beijinhos...então é um inferno, pois as vezes tu vai dar 2 e a pessoa 3 e aí tu não sabe se volta para o terceiro ou se deixa a pessoa no vácuo...normalmente se volta e se diz "3 pra casar..." rsrsrs é beem desagradável.Por isso dou um beijinho e um abraço em todo mundo, foi a maneira que encontrei pra "resolver o problema".

Bjas e um ótima semana pra ti.

Unknown disse...

E eu odeio aquele povo que chega num lugar que tem umas 20 pessoas e sai dando beijinho em todo mundo... porra, dá um oi geral, ou quer tirar onda de "sou muito amigável"? sai dando um toque no ombro de cada um, pronto. agora obrigar a galera a se levantar pra te beijar.. que sacooooo

Unknown disse...

Pois é fia, acho que quase todo mundo odeia essa maldita convenção dos beijinhos, mas se vc não dá vc sai de antipática... odeio essa hipocrisia social.

Fabiana disse...

Beijinho é o mais comum de eu dar, até porque a pessoa chega oferecendo o rosto, e eu não vou deixar ela com cara de paisagem... Mas é um só, e eu já me enrolo toda, porque não tenho as manhas de dar beijinho no ar, vai no rosto mesmo.

Aperto de mão eu odeio com todas as forças da minha existência... Eu tenho mão de menininha, pequena, leve, eu não sei apertar a mão. Sai um aperto fraco, desengonçado, enquanto eu torço pra soltar logo a mão da criatura e sumir dali.

Eu sou adepta do "Oi", "Boa noite", "Tchau". É prático, é rápido, ninguém fica constrangido, não precisa de mão firme, ninguém sai sujo de batom, ninguém perde tempo repetindo o mesmo gesto em várias pessoas.
Que os beijinhos fiquem guardados pras pessoas especiais.

Jussara disse...

Aqui é só um, mas tem gente mais velha que ainda dá dois. Eu fico atenta aos sinais que a pessoa dá.

Quando é amiga e faz tempo não vejo, aí sim dou um semi abraço, como vc disse, mas se vejo sempre, só nos cumprimentamos verbalmente. Não sou de abraçar estranhos e nem beijar, então prefiro mesmo o aperto de mão, embora seja formal, e às vezes, dependendo da pessoa (e da energia) nem isso, falo só "oi", "olá". Quando é festa, é só "olá" (ou boa noite) e "tchau" geral.

Pra dizer a verdade não gosto de contato físico com pessoas de pouca intimidade, então aperto de mão ou um olá à distância pra mim é melhor (com forte preferência pelo último, rs). Quando eu era criança o comum era dar três, diziam que o terceiro era pra pessoa casar... Tem um país da Europa em que eles dão vários beijos no rosto, não lembro qual. Mas é um beijo muito próximo à boca e meio rápido.

Jussara disse...

Ah, algumas observações: detesto apertos de mão moles ou pessoas que pegam só na metade da mão. Dá a impressão que a pessoa está com nojo, acho péssimo. E não vejo problema com apertos de mão, acho que sou antiga, rs.

Alguns homens cumprimentam com beijo no rosto quando estão longe das mulheres, mas quando elas estão perto é só aperto de mão. Ter ciúme até de beijo no rosto (que nem acaba sendo no rosto, mas no ar) é o fim. Aliás, tem homem que beija mesmo o rosto da gente , acho estranho, mas conheço alguns.

Acho que todos deveriam se abraçar mais, mesmo em casa, mas aí vai da criação. Tenho uns tios e primos que sempre se cumprimentam com um beijinho no rosto quando saem e chegam. Quando eu vou pra lá (outra cidade) até estranho, mas acho legal, e quando meus primos esquecem, minha tia cobra (mas eles beijam o pai tb, acho bonito). Eu pretendo abraçar e beijar muito meus filhos.

Tb acho importante o casal se cumprimentar com um beijo sempre que chega e sai, acho que mantém a relação mais viva. Conheço uns que nem dão tchau e nunca se beijam.

O Gato do Balaio disse...

Só 1 beijinho....
Já se eu conhecer o Bon Jovi serão uns 15..... e de língua!

Luciana Leal disse...

Elise, agora estou tentando me lembrar como foi que você me cumprimentou lá no Via Parque...

Será que eu ganhei um beijinho no rosto e um semi-abraço???

Você se lembra?????

Bom, concordo com quase tudo o que vc disse, mas selinho em mulheres e crianças, sei lá, me deixam meio...petrificada.
Acho estranho, mas deve ser porque ainda não tive filhos...

Beijas!

PAULA disse...

Estou morando na Alemanha e aqui é só um aperto de mão mesmo.
Beijos??

Juliana disse...

Gente do céu, médicos e médicas, pra mim, são os campeões da mão-mole


Nunca vou esquecer meu primeiro selinho acidental, foi muito tenso.