quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LEMBRANÇAS DE UMA MENINA PRÉ-ADOLESCENTE





(pra você ouvir enquanto lê, e entrar no clima)

Eu não sei se vai fazer sentido pra quem tem menos de 30. Pode ser, mas só posso falar da experiência que acredito ser da minha geração.

Uma das melhores lembranças que tenho da minha pré-adolescência (fodida) são os HI-FIs.
Sabe aquelas festinhas inocentes que a garotada fazia, cada semana na casa de um, e que cada um levava uma comida e refri? Pois é.
A gente não tinha notebook, ipod, nem cd. Só umas fitas cassetes gravadas mesmo.
Vitrola e disco de vinil. Que tocavam over and over again.

E o melhor pra mim, o ponto alto da noite eram as músicas lentas.
Era incrível.
Todo mundo era tão tímido; ninguém namorava ninguém, pegava ninguém, mal segurava na mão - imagina! Era o momento da noite em que depois de dançarmos muito, e estarmos suados, com muita muita sorte, podíamos acabar nos braços do menino que gostávamos.
Rolava a tal da vassora, pra ninguém ficar constrangido de tirar ninguém pra dançar. E a vassoura ia circulando, trocando os pares. E era o céu quando você percebia que o garoto dançando com você fazia disfarçadamente que "não" com a cabeça pro outro que vinha na direção dele (como que dizendo "Fora com essa vassoura! Não saio daqui nem...!")

E era tão bom. Experiência zero do corpo do outro, pura inocência mesmo.
As luzes da sala se apagavam (sempre tinha um pai chato que vinha acender, rs), a penumbra maravilhosa, alguém corria a botar o disco, sei lá, da "Gata comeu internacional" (era um dos favoritos, rs), e tudo ficava mágico!
Era totalmente inebriante dançar junto, bem devagar, sentindo o outro, o calor, a respiração, o tremular (os meninos ficavam nervosos também, todo mundo com menos de 15 anos, né!)

E quando rolava um beijo roubado, assim sem jeito, bem devagar e úmido... nossa! Era pra guardar pra sempre na memória. Momento para escrever na "agenda", certo!
Com adesivos colados, beijos de batom em volta do escrito e guardado a chave, pro irmão não pegar! rsrs

Há alguns anos, eu e meus amigos fizemos uma festa anos 80. E teve a hora da dança da vassoura. Da música lenta.
Claro, eu e quase todo mundo já casado, e dançando entre amigos.
Mas fiquei emocionada, sabia?

Ai, eu sei que aquela sensação gostosa, simples, ingênua não volta. Eu sei. Mas e a música lenta?
Será que isso não podia ter ficado?? Eu sei que o pessoal implicava, chamava as músicas de "mela cueca"
Mas porque tem que ser cafona dançar junto? Devagar? Abraçado?
É tão bom! E por que não fazem mais músicas assim?
Por que ninguém mais dança música lenta?

Vou fazer uma petição pela volta da música lenta, rs.
Enquanto isso, espero que a música tenha te trazido lembranças agradáveis.
Eu sei que eu fiquei corada ;)

27 comentários:

Caroline® disse...

Eu era bem pequena nessa época, mas lembro dessas festas. Minhas primas mais velhas adoravam! Nos aniversários e festinhas de debutante (ainda tem isso?) sempre rolava esse momento da música lenta com a luz apagada. Era tão bonitinho! Se vc fizer a petição, eu assino. Super a favor de voltar a poder dançar de rosto colado, calminho, sem gente maluca gritando e pulando em volta.

Anônimo disse...

Elise, viajei agora... Que delícia! Que época boa!!! No meu tempo rolava Chicago, Madonna... Gostoso demais... Os beijos nem eram tão tímidos... Rolava era beijo looooongo durante a lenta todinha. Já fiquei com a língua dormente vááááárias vezes KKKKKK! A cueca melada e a calcinha também! Quantas descobertas, né?
Eu nem sou tão carente de música lenta. Lá em casa eu e marido dançamos lentinha no meio da sala mesmo até hoje. Tudo de bom!
Adorei relembrar isso. Amei o post.
Beijos, Mari.

Suellen disse...

ain, não é pra quem tem mais de 30 nããooo!!!! Eu tenho 21 e já fui/fiz festas assim!!! Juro! E, ah, as musicas lentas, ainda comento co meu marido dessas festas/musicas, ele viaja na batatinha, acho qe homens no geral vivem menos "esses momentos"..
E essas musicas que vc colocou me lembram minha mãe, aprendi a curtor essas musicas por ela, ela tem 36 e viveu essas musicas na pele..
arrepiou a pele!!!
bjos
parabens, me delicio com seus posts

Izabela disse...

Na minha época a fita da o hi-fi da moda era a trilha sonora de Top Model internacional.
Muito bom lembrar disso!
;)

Silvia Maria disse...

Nooooooossa!!! Como eu lembro! E quando O Menino chegava na festa? Coração a mil e tals... Bons tempos.

Greice disse...

Aiii Elise!!
Tu é o máximo, sabia?
Me lembrou um tempo muito bom...só de ouvir a música...era bem assim mesmo...só que ninguém me tirava pra dançar :( rsrsrsrs
Não canso de dizer que tu é foooda!! Obrigada por escrever coisas tão legais...tu já faz parte da minha vida, todo santo dia preciso ler teu blog.

Bjão

renata959 disse...

Elise, que grata surpresa relembrar dessa época inocente. Como vc bem disse, não se conhecia NADA do corpo do outro, mas rolava uma mistura de medo e curiosidade.

Muito bem escolhida a trilha sonora. Sem ela não sei se eu teria viajado no tempo como fiz há pouco lendo esse post.

Beijas!

Gabriela disse...

Estava nos culhões do meu pai nessa época,porém achei tão lindo o seu texto cherríe,tão nostálgico.
Acho que a única vez que dancei música lenta foi na minha festa de 15 anos,hoje é todo mundo se sacolejando como um bando de dementes.
Beijos!

Rosana Cecilia disse...

Caraca, Elise, me trouxe muitas recordações também, que saudades....

Bjo!

LauraM disse...

Nossa, Lise...era tããããão gostosinho!!! Primeiro a falação sobre a festinha, depois os preparativos, saber quem ia, se "ele" ia...Mãos dele na cintura, mãos nossas no pescoço...quando abraçava..afff!!!! Como era gostoso td aquilo!!!!
Hj não tem mais nada disso, né? Já pensou em "vender" a idéia pra sua criança daqui um ou dois anos? Vai que cola e eles podem viver um bocadinho do que vivemos de gostoso...
beijO!

Nina Tavares disse...

Oi Elise!
Que post incrível! Lembrei muita da minha adolescência, foi numa festinha assim que dei meu primeiro beijo (dançando, rsrs), que começou meu primeiro namoro. A música era da Madonna, Rain. Tô sentindo a mão suada de novo, só de lembrar! Ai que saudade!
B-jusssss!!!!

Renata disse...

E eu assino essa petição! Que delícia de post.
A Gata Comeu internacional foi demais...rsrsrs!
E olha como adolescente (ou pré adolescente)é cruel. Tinha um menino que sempre ia nas fetsinhas e ninguém queria dançar com ele pq ele era fedido, então quando ele tirava alguém pra dançar, a gente usava uma baqueta de bateria. Ele segurava em uma ponta e a menina na outra. OLha que dó! Pode traumatizar um garoto pra vida toda! ME-DO! Tadinho!
O post trouxe várias lembranças boas!!
beijos

Marcia G.Marthas. disse...

Olá Elise! Cheguei aos poucos lendo só de vez em quando,mas ja me rendi ao seu humor acido q gosto muito.
Tenho 24, mas fiquei emocionda c/ o post ( a ponto de comentar hein) a minha turma tb fazia festinhas com pratinho e refri, mas ja não tinha a musica lenta rsrsrs. A um tempo atras fui na formatura de um amigo (direito USP) imagina a pompa e fescura rsrsr, o jantar começou c/ uma banda tocando só lentinhas e tds pais ,avós e tios de formados dançando, eu logicamente arrastei o namorado e dançamos de rostinho colado,lentinho bem cafoniha , do jeito q eu adoro!
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Tenho 25anos, mas quando tinha meus 11-12 anos fiz muuitas festinhas desse tipo na minha garagem!

Eu tinha todos os Cds de trilha sonora de novelas da Globo, porque sempre alternavam músicas rápidas e lentas!

Chamavam de "festa americana", por causa do costume dos refris/pratos trazidos pelos convidados.

Saudades disso....
beijos
Li

Luciana disse...

Amei e corei tb!
Muito bom,né? Hj é td tão fast food... Sinto falta desse tempo...
Adoro ler o q vc escreve, passo mal de rir. Parabéns.

Unknown disse...

Adoro posts nostálgicos... mas não vivi essa época dessas festinhas inocentes não, e nem sou tão nova, tenho 26. Nos anos 80 eu tava brincando de Barbie...
Hoje em dia esses meninos de 12, 13 anos tão tudo se pegando hard.

Unknown disse...

pouxa tem gente mais nova do que eu aí falando que já foi em festinhas assim... no meu tempo de 12, 13 anos a coisa já não era tão inocente não. :/

D.C. disse...

Oi,flor,tudo bem?

Sou leitora,nunca comentei antes,mas depois de um post deste foi inevitável...
Eu me lembro perfeitamente destas festinhas e do quão esta inocência é algo tão precioso,algo que me orgulho de ter vivenciado,porque,de certo modo,hoje tudo parece menos MÁGICO.
E quando 'Careless Whispers' começou e começamos a dançar,pela primeira vez na minha vida,tive a sensação de que o tempo parara,congelado e,então,éramos apenas os dois, lá,dançando,enquanto eu desejava arduamente que a música nunca terminasse...
Só de poder reviver esta lembrança,valeu por demais.

Muuuito obrigada,um beijo azul,

Denise

O Gato do Balaio disse...

me lembro do Denis e seu perume - roubado do pai com certeza - e o respirar perto do meu ouvido. A gente tocava top model internacional e me lembro de Carly Simon ser minha música e dele ( ele nunca me beijou.... rs )

Unknown disse...

Amiga,a gente tá em sintonia mesmo.
Ontem mostrei pro Lucas essa música,que foi meu tema com um namorado por quem eu fui muito apaixonada.
Ah,esses bailinhos eram um sonho a parte.
Que voltem os bailinhos já!!!
Beijas

Flá disse...

Post PERFEITO!!!!!! Trilha sonora PERFEITA!!!! Quase chorei... E o mais engraçado é que eu estava na festa anos 80 e um dos momentos que mais lembro é exatamente o da dança da vassoura! E das roupitchas, é claro... Beijos

Anônimo disse...

Putz Elise,relembrar essa epoca...nossa tudibom!to com 32 anos...ja casei, descasei e meu coração nunca bateu forte como naquela epoca...é incrivel... meu primeiro amor eu tinha 12 anos quando vi o dí pela primeira vez...o mundo deu muita volta e nos reencontramos. mágico. Aquela epoca marca tanto, q afirmamos aquela velha frase: o primeiro amor a gente nunca esquece. Nunca. bjosss

Adriana Pereira disse...

Noooossaaa!!
Voltei direto para os anos 80 agora. Tempo bom, sem maldade.... ô saudades.
Beijos Gata

Anônimo disse...

eu tenho só 28
mas eu lembro dos bailinhos de formatura
rolava td isso mesmo

hj em dia a única diversão dos pre adolescente é postar fotos no orkut pra ver quem ficou + com cara de emo

Helen disse...

Nossa, Elise, emocionei agora...

Trilha sonora perfeita!

Rosana Cecilia disse...

Ai, Elise, por causa desse post tô com "Heaven" na cabeça o dia inteiro! Até resgatei um cd do Bryan Adams do fundo do baú para ficar ouvindo essa música.

Bjo!

Bia disse...

Nossa, viajei no tempo, hehehe. Aqui onde eu moro, chamávamos de festa americana. Na época eu era feinha, então era difícil alguém me chamar pra dançar, hehehe, mas era gostoso qdo chamavam. Ê, tempinho bom...