quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2011 de Primavera pros Saladeiros - por Mari Paes


Quando vi no blog que teria o privilégio de dividir um texto meu com vocês, leitores do blog que me alegra diariamente, pensei muito... perguntei ao meu namorado o que ele achava do assunto, procurei no computador umas crônicas minhas antigas! Achei importante abordar esse grande ímpeto de transformação que atinge a humanidade nas vésperas da virada!

E por que só paramos pra analisar se estamos mesmo cumprindo com nosso objetivo no final do ano? Janeiro vem da palavra Jano. Jano é o Deus romano das portas, das passagens, inícios e fins. Nada mais justo do que celebrar um recomeço e fazer desse mês o início de muitos projetos! E quantas das suas metas foram cumpridas em 2010?

Sugiro que você faça uma lista para 2011 e guarde... reveja essa lista todos os meses e analise se realmente está trabalhando por esses objetivos. Na correria diária, somos tragados para a internet, celular, pela nossa eterna pressa de querer tudo pra ontem! 

Aí, tentamos nos eximir da responsabilidade por nossos próprios sonhos e metas e fazemos promessas. Claro, porque se nada der certo a culpa não será minha, será do Santo! Assim é fácil! Coitado do Santo.. você pede uma coisa, não faz sua parte e ainda põe a culpa nele. Muitas vezes o Universo te proveu muitas oportunidades de ir pelo caminho da concretização das metas e você, com preguiça, má vontade, preconceito ou simplesmente mal humor dispensou!

Começamos a mudar nossa relação com nossos próprios sonhos quando vemos cada dia como uma véspera de Ano Novo, sem perder de vista os objetivos maiores mas sabendo que atitudes diárias é que nos fazem chegar onde queremos.

Há um sábio dizer budista que diz: "O inverno nunca falha em se tornar primavera". Ou seja, se agirmos diariamente para ser a melhor pessoa que pudermos, teremos sim momentos difíceis, mas deles nascerão belos e coloridos tempos! O frio severo do inverno é necessário para amadurecer as flores que nos encantarão na primavera... num eterno ciclo.

Então, se você pensa sobre 2010 e acha que tudo foi inverno (a Elise até fez um post sobre isso), não se preocupe, a primavera está 
chegando! Em 2010, vivi com essa filosofia de não perder de vista meus objetivos e espero que para vocês também seja transformadora essa visão... e, para terminar o ano mais feliz, no intervalo da gravação do meu primeiro CD, recebi a notícia de que escreveria pro Salada huahauahua

Ai, escrevi demais *rs. Elise, obrigada pela oportunidade! Leitores, obrigada por também fazerem do Salada uma das minhas diversões internéticas favoritas.

Foto: No inverno, galhos secos ainda sim são manifestação de vida. Crédito: Marco Antonio Martins

Beijos,
Mariana Paes
Professora de Técnica Vocal e Jornalista


15 comentários:

Nathalia disse...

Ai, gostei, cara.
Assim, seria realmente ótimo se todos nós fizessemos isso, mas confesso que a correria, a internet, a saidinha e blablabla tornam-se mais atrativas e dai não sobra tempo (é, gente, deve ser isso...) de rever o que colocamos como objetivo.

Bom, valeu pra repensar algumas coisas ;)

Mirella disse...

Mariana, ótimo texto!
Obrigada pelo carinho ao escrever para nós, os leitores do Salada.
Eu também penso dessa forma, pois a vida é agora e para alcançarmos nossos objetivos, para construir nossa felicidade, devemos colocar o primeiro tijolo, depois um outro, e assim sucessivamente... dia a dia!
Adorei o post, adorei a brincadeira de fim de ano, Elise! ;)
Se puder, faça esse sorteio mais vezes, vou adorar se um dia tiver essa oportunidade de escrever para os Saladeiros!
Beijas

Mariana Paes disse...

Que delícia ver o texto publicado!

Beijooo, Elise, obrigada novamente.

Unknown disse...

Neste ano de 2010 não perdi meu foco! Não consegui fazer tudo que queria... até pq para isso precisava de alguns incentivos externos, mas estou muuuuuito feliz e orgulhosa de mim!!!

Suzi disse...

Texto SEMPRE útil!

Fernanda Fernie disse...

Foco? o que é isso? porque acho q sou a pessoa que mais diz que vai cumprir, mas saio completamente do foco. O ano de 2010 pra mim não foi dos piores, mas se algumas coisas não saíram do jeito que eu desejei, não culpo os Santos, culpo a mim mesma. Espero que em 2011 eu cumpra meus objetivos (um deles é estudar com afinco e passar em um concurso público). Pq ô safadinha q sou..fico me matando de advogar, prazos, etc..quero a estabilidade, quero ser funcionária pública!
Nem preciso dizer que o post foi excelente né? leio o blog todos os dias, mas não me inscrevi com medo de ganhar e na hora de escrever..kd? branco! Enfim, parabéns a Mariana e tb a Elise que não podia ter sorteado presente melhor!
Já estou linkando no meu twitter pra galera ler
bjoss

Erica disse...

Que lindo, parabéns.

Nice Oliveira disse...

Muito bom! Fiz isso ano passado.Coloquei tudo o que eu queria que mudasse. Mais da metade do que eu tinha no meu caderninho se cumpriu.Se eu não acreditasse em Deus, diria que foram muitas coincidências!

Frida Vila de Beirágua disse...

Texto muito bom!
Me fez parar e refletir.
A maioria das coisas que eu almejei para esse ano, não foram concretizadas, porém, aconteceram muitas que eu não esperava. rs
2011 que nos aguarde! Faremos de tudo para que seja um ano incrível!!

Le disse...

Parabéns pelo post. Adorei!
Também preciso me comprometer mais comigo mesma e concretizar as coisas que quero profissionalmente.
Que 2011 seja melhor!!!

Claudio Barretto disse...

Heeei bacana o texto e bem motivador.
Concretizei recentemente um desses planos com filosofia parecida. Coisa boba e simples mas que me dá bastante alegria. Essa coisa boba foi ter inciado estudo de música (clarinete).
Tá certo - não é nenhum graaande plano, mas se me dá alegria então tá valendo e muito.
Expectativa bem direcionada não gera frustração.
Comece com os desejos simples, aqueles que vc pode conseguir com pouco esforço. Conforme fica feliz ao realizá-los vc descobre força pra encarar os maiores. Ok

Parabéns pelo texto.

Soraya disse...

Ai, que lindo, Mari! obrigada por compartilhar seu texto.

Beijos!

Elise Machado disse...

Mari, parabéns de novo!
O post arrebentou :)
Obrigada por escrever para nós.
Beijas.

Isabella Ramiro disse...

Apesar de todos os planos e desejos, em 2010 nada saiu como eu imaginava. Em alguns aspectos foi ótimo, em outros, péssimo. Mas sempre é bom parar pra pensar nessas coisas.

Parabéns Mari, ganhou e honrou o desejo de todos nós saladetes! rs
Um beijo, ou beija, rs

Mariana Paes disse...

Elise e leitores... mto obrigada!

Certamente foi um presentão de Natal dividir isso com vcs e receber esse feedback incrível!

Bjoooos