quarta-feira, 24 de março de 2010

BOOK ADDICTED



OI, MEU NOME É ELISE, E SOU VICIADA EM LIVROS ("Oi, Elise!!!")

A piadinha acima com o AA procede - acabei de comprar 5 livros. E com certeza vou dar cabo deles em menos de um mês. (Filé, eu já li aquele que vc me deu de b-day e adorei!!!).

O problema é que morando no Brasil, meu vício acaba ficando meio caro... país de analfabetos, sabe como é, rsrs. É vício mesmo, porque eu estou sempre pensando no próximo livro que vou ler, fico contando os dias para eles chegarem, e quando chegam fico doidinha: deixo eles em cima da cama por um tempão, pra olhá-los. Coloco logo meu nome em cada um deles. Cheiro várias vezes (amo cheiro de livro novo!).

Até ando tentando ler mais devagar, pra render mais, aproveitar mais. Mas é duro. Ainda mais com livros que me empolgam. Quando descubro uma série, ou um autor que me agrada muito, fico louca pra ler tudo. Só pra ficar triste depois, tendo de esperar pelo próximo lançamento, rsrs.

Pirações à parte, vejo que não podia ser diferente - fui catequisada no mundo dos livros desde muito cedo. Minha mãe SEMPRE me contava histórias pra dormir (over and over again!) e minha avó inventava outras mirabolantes, que envolviam personagens famosas (como Chapeuzinho vermelho) mas em situações divertidas, como indo ao supermercado e tals. E meu pai me deu a coleção completa de Monteiro Lobato quando eu tinha 10 anos, que acabou virando assim um tesouro meu. Meu primeiro Alice no país das maravilhas foi uma adaptação de Monteiro Lobato.

Mas acho que o negócio se consolidou mesmo quando fiquei adolescente. Adolescentes quando iam ao shopping com a mãe ficavam pedindo roupas, cds, sapatos. Eu pedia livros. E a minha mãe nunca negava, não importando o quão dura estivesse!

O negócio virou fuga, escape mesmo, numa época em que mamis andou muito doente. Na verdade ela passou aaaanos tendo enxaquecas crônicas. Daquelas debilitantes, sabe? Ela acabava sempre internada por um dia ou mais, sem poder comer nem abrir os olhos, tadinha.
Acontece que meus pais eram separados, e meu irmão era pequeno. Ela cuidava da gente, e eu cuidava dela. Invariavelmente, quem acabava com ela no hospital era eu. Perdi a conta de quantas vezes.

E garota, sozinha num hospital, sem poder ver tv, nem acender a luz, e às vezes tendo de velar ela a noite toda, o que eu fazia? Eu lia.
Lia no banheiro do quarto do hospital, com a porta fechada para não incomodá-la. Sentada na privada. Eu lia livros inteiros em uma noite.

Então acabou assim: meus livros são meu "cobertorzinho" de segurança. Minha muleta. Acho que posso aguentar tudo, desde que possa por algumas horas me desligar do mundo lendo, em outros universos, vivendo outras vidas. Por muitos e muitos anos, as vidas que eu lia eram melhores do que a minha. E eu relutava em voltar....

Hoje não é mais assim. Minha vida é a que eu queria, e leio mais por prazer. Mas ainda fujo.... quando aperta, fujo.
Sou daquelas que nem ouve o que acontece em volta quando está lendo. É bom; anestesia o cérebro, amortece os sentidos, relaxa.

E eu não tenho mais vergonha de ser assim, nerd. Eu podia estar roubando, eu podia estar pedindo (rsrs), fumando, bebendo, trepando feito louca, comendo como uma alucinada, ou sei lá no que as pessoas se viciam quando querem dar um tempo da vida.

Eu tou só lendo.

24 comentários:

fátima disse...

eu também!

Anônimo disse...

Eu tbm amo livro....aliás...eu amo ler qq coisa...até rótulo de embalagens.....às vezes bate uma larica...eu tenho q ler alguma coisa.....desenfreadamente eu procuro algo para ler...
mas para mim leitura boa é no papel...impresso....ler no comp não é mto legal...não é empolgante...além disso me dá enjoo..pq eu tenho cinetose

quem lê viaja...adoooooro!!!

Cinthya Rachel disse...

idem!

O Gato do Balaio disse...

Moça, sei que s senhora tá com pressa, mas só queria um minutinho do sua ateñção. Eu não sou de pedir, mas é que estou num momento de desespero. Sabe, tenho filhos pequenos, e tenho ate´vergonha de contar, ams meu livro acabou. Era o último dona.. e não tenho autor conhecido que o substitua...
Será que a senhora tem algum autor conhecido, usado mesmo, não me importo, que possa recomendar a uma necessitada???
Muito agradecida!
Maela

PS DE VERDADE, ACABOU MEU DARK SWAN!! QUE FAÇO EU?

Paty disse...

eu queria ler mais. infelizmente nao sou como voce. mas quero que a minha filha seja. acho maravilhoso!bjs

Fernanda disse...

Elise,nunca comentei, mas lendo o seu post hoje me identifiquei muito. Amo ler, devoro livros e ninguém entende meu vício... Rs!! Meu marido me acha louca por gastar dinheiro com livro, mas vou fazer o que, se sou completamente apaixonada por me perder no mundo "alternativo" criado pela leitura...
Beijos

Tatiana disse...

Olá Elise, me diga uma coisa vc mora em apartamento né? Onde vc guarda tantos livros? rsrsrsrs
Estou indo para um apartamento (tudo bem q ñ é assim uma Brastemp), e estou quebrando a cabeça pra guardar a montanha de livros do meu namorado.Lá ñ vai ter escritório.Fiquei imaginando q seu ap é gigante. rsrsrsrsrsBjo!

Elise Machado disse...

Maela, vou te mandar um email com algumas sugestões.

Tati, eu morava num apê grandinho mesmo (220 metros quadrados), então quando mudei pra onde estamos agora, foi mais difícil encaixar tudo. Mas meu apê novo tem escritório...

Eu comprei uma daquelas estantes de metal modulares de escritório, e ocupei uma parede de cima abaixo com eles. Mas meu truque é colocar eles na estante empilhados, e não um ao lado do outro. Assim dá mais livro ;)

Já que não tem escritório, que tal umas prateleiras no quarto ou na sala? Elas podem ficar até fora do alcance, pra não ocupar tanto espaço.

Beijas.

Caroline® disse...

Eu também sempre fui comedora de livro, a locka que lia 400 páginas em um dia. Tinha nem graça pegar livro emprestado, com 2 dias eu já devolvia lido. Não comprava muito porque a coisa era meio preta. Curioso que agora que trabalho e posso comprar os livros que quero, ando muito cansada pra lê-los. Comprei 4 livros há umas 2 semanas, ainda tô na metade do primeiro... Acho que perdi o fôlego de varar madrugadas lendo.

Anônimo disse...

Eliseeeee
adoro seus posts
amo tudo que escreve
to morando no RJ há pouco tempo e como não conheço nada nem ninguém ando me refugiando nos livros e em blogs como esse!!
Conta o que vc ta lendo pra gente....
To lendo maryan keys - o livro tem alguém aí
ah se possível faz uns posts sobre livros
bjosss e sucessoo
sua fã tamara

No title disse...

Automaticamente lembrei de ti pq eu vou comprar uma bolsa do Cheshire cat
é linda tudo de bom e como sei que alice é tudo pra ti não pude deixar de contar beijO
:P

Renata Mel disse...

"Sou daquelas que nem ouve o que acontece em volta quando está lendo."

Eu sou exatamente assim...

Os livros são o meu refúgio tb!

Daniely Novo disse...

Que bom que gostou filé!!! Esse é o melhor vício que existe e agradeço também a minha mami de tê-lo!
P.S. ADVINHA O MEU PRESENTE DE ANIVERSÁRIO DA MAMI??? A COLEÇÃO DO PERCY JACKSON!!! Bjks

Camila Monteiro disse...

Interessante vc dizer que ler é um refugio pra vc. Sempre encarei os livros como uma forma de fingir que eu tinha outra vida mesmo! Até hj, quando to muito chateada ou algo assim corro pra um livro bom. Sei la queria deixar uma sugestao, ja que vc tem tantas leitoras aki que tem muito a ver com vc, poderia deixar alguns titulos de livros que vc mais gostou (sei que vai ser dificil classificar so alguns rsrs )como sugestao pra todos, que vc acha? Eu gostaria muito dessas dicas! amo ler demais! O bom é dos vicis esse deve ser o melhor ne?! rsrs

Elise Machado disse...

AMANDO conhecer outros viciadinhos, rsrsrs.

No title - cadê a foto????? Quero ver!!

Vou fazer um post falando de alguns dos meus livros favoritos sim!
Beijas.

Adriana Pereira disse...

Eu tb gosto muuuuito de ler, não sou viciada como vc, mas gosto demais! Eu só achei uma pessoa, além de mim que gostava de cheirar livros, um professor da faculdade, e agora vc!!
Eu leio rapido e quando vai chegando o finalzinho eu fico doida, pq quero saber logo o final e ao mesmo tempo sofro pq sinto uma falta absurda daquelas pessoas dos livros. Sinto saudades de um livro quando ele acaba.a rsrs
Beijos

Gabriela disse...

Ler tbm com certeza sera sempre a minha maior paixao e a minha maior riqueza.
Continue sempre lendo Elise,nos incessantes leitores,sabemos o bem que nos faz um otimo livro.
Beijos!

Laura disse...

Eu também amo ler!
Estou começando a ler agora "Julie e Julia" e estou gostando.
Já li no seu blog que vc compra livros no exterior. Tem algum site para indicar? Quero tentar me aventurar a ler em inglês.

Bjs!

Jacqueline disse...

Lise...

Vc é um livro que estou adorando ler!
Rio, me emociono, às vezes discordo, muitas e muitas vezes aplaudo. E olha que não sou chegada a blogs, BBBs, vida alheia. Mas depois que te "conheci" me permiti meio que participar desses capítulos.
E ler e se permitir sonhar, viver outra realidade sempre será muito bom.

beijo
bom findi (aqui em Salvador, uma calor do cão...rs)
Jackie

Sandra Matano disse...

esse seu post realmente me emocionou
um bjo no seu coração

Anônimo disse...

"O problema é que morando no Brasil, meu vício acaba ficando meio caro... país de analfabetos, sabe como é, rsrs"

Preconceito, hein...Socorro...Vc ainda não saiu do Brasil...Noooojoooooo de gente assim, que acha que tudo é melhor lá fora

Elise Machado disse...

Bocejo...

O Gato do Balaio disse...

e manda minha lista faz favor!

O Gato do Balaio disse...

uahauhuauhauahaha
Pede uma passagem Elise!