quinta-feira, 29 de abril de 2010

ADIANDO O INEVITÁVEL...


Eu sempre AMEI a cor do meu cabelo. Sem palhaçada - sempre gostei mesmo. Quantas mulheres podem dizer isso de si mesmas?

Não que eu nunca tenha mudado - na minha pós adolescência cheguei a usar tonalizantes, e fui ruiva por um tempo. Também tive mechas roxas e azuis. Mas isso é outra história, rsrs.

Mas tinta, tinta mesmo, nunca usei.
E assim, meu cabelo é muito preto. Não é castanho - é preto. O que talvez seja curioso, já que eu não tenho descendência nem japonesa nem negra (ok, negra acho que tenho... mas uma bisavó, ou tataravó ou coisa assim. Nada de que possa me gabar).

E eu nunca pintei porque, além de gostar, não tive cabelos brancos cedo. Não tinha, né?!
Eu já contei aqui, que depois de alguns eventos TENSOS na minha vida (o arrastão, o assalto dentro de casa e... outros pessoais), alguns fios brancos apareceram. Eu sou assim - quando a situação fica muito muito pesada, ou eu imediatamente produzo cabelos brancos, do dia pra noite, ou simplesmente menstruo de nervoso. (Obrigada, viu, corpo!!!)

Voltando. Eu arrancava os fios e esquecia.
Mas agora, aos 34 anos, já está mais difícil.
Só ontem contei CINCO. Por favor, não ria se o número parece ridículo. Não é.
Oi?! Meu cabelo é PRETO. UM fio branco (ainda mais na frente) já é visto há 2 km de distância! Se fosse loira, talvez não passasse por isso tão cedo, pois o cabelo claro disfarça bem os brancos.

E pra finalizar, a PORRA dos cabelos brancos não se limitam a ser só brancos - têm de ser meio duros, meio crespos, sei lá. Merda.

Então agora está rolando o impasse: quando pintar?
E como pintar? E com qual tinta?

Como eu ADORARIA manter minha cor pessoal (e que eu SEI que não pode ser reproduzida exatamente com tinta), pensei em apelar de novo para tonalizantes. Depois lembrei de uma tia minha que tem o cabelo EXATAMENTE igual ao meu em cor e textura (e até corte!), e que tem poucos brancos. Ela, ao invés de pintar, tonaliza com henna, o que dá um efeito bacana, já que a parte da henna fica levemente avermelhada. Mechas naturais, hehe.
E ela usa uma henna importada diferente que parece que não resseca o cabelo. Acho que vou mandar um email pra ela...

Mas, e aí? Alguém dá uma opinião, please?!

Nesse finde mesmo me perguntaram pela milésima vez que tinta eu uso, que "é uma cor muito bonita" e tal, e eu adoro quando não acreditam que eu ainda não pinto.
Eu sei que pra maioria das mulheres pintar é ultra normal, e que a maioria nem lembra mais a cor original do cabelo.
Mas eu tou sofrendo...

15 comentários:

Caroline® disse...

Garota, em vez de tintura, usa um tonalizante BOM, caom aplicação profissional. Nada desses de farmácia, que saem com 3 lavadas. Minha mãe, que tem quase 50, nunca usou tintura, e também tem ódio mortal dos branquinhos (não tantos assim) dela. O tonalizante cobre bem e dura um tempo dígno, mais de um mês. Fora que, como ele vai esmaecendo, não fica aquele efeito "faixa", chapado, quando o cabelo cresce. Te indico o Richesse, da L'oréal Professional.

Anônimo disse...

Identifiquei total contigo!!! Eu também não pinto o cabelo, nunca pintei na vida e todo mundo pergunta qual a cor da tinta que eu uso!!!
No meu caso, sou loira natural (mulheres, morram de inveja. Minha mãe tem a mesma cor do meu cabelo e realmente os cabelos brancos custam a aparecer...
Meu conselho é que se seu cabelo é tão parecido com o da sua tia e pra ela a henna tem dado certo, conversa com ela!
Ou então procura um cabeleireiro bom em tintura, que ele consegue reproduzir a cor do seu cabelo com misturas de tintas!
Beijos!

Jussara disse...

Sobre tintura não posso falar pq tb nunca pintei meu cabelo, embora ele não seja preto, seja castanho escuro. Mas , ao contrário de vc, tenho milhares de cabelos brancos, genética ruim! Mas me pelo de medo de pintar, pq tem que ficar retocando raiz, pq resseca e ele já é naturalmente meio seco, pq tenho receio de que fique horroroso. Enfim, até que minha dentista me recomendou usar henna. Ela tb tem zilhares de fios brancos (não à toa é minha parente, rs) e disse que usa a henna desde a minha idade. Ela me indicou uma que diz vem numa latinha e meio que trata o cabelo, mas ela não lembrou o nome, disse que não encontrou mais pra comprar. Se vc falar com a sua tia, vc coloca o nome da henna no post, please? ou nos comentários mesmos. Ah, nunca imaginei que o cabelo da minha dentista fosse "pintado" com henna, fica muito, muito bonito e bem tratado. A única desvantagem é que ela sai e nos primeiros dias suja travesseiros e camisetas, mas nada que uma lavagem normal de roupas não resolva.

Anônimo disse...

Nossa!!!Tô com 33 e passando pelo mesmo dilema. Amo a cor natural!!!! Mas os branquinhos estão bem apressados em sua disseminação... E é verdade, a estrutura está bem diferente! Só falta: fios brancos e sararás a la MADAME MIN!!!! No way!
Estou pensando na henna, mas vários profissionais me disseram que não é a melhor opção. Oh, dúvida!!!
Bjuss!!!
Rê.

Unknown disse...

Relaxa!
Vá à um bom salão que eles aplicam um tonalizante legal.
Bem,eu pinto desde sempre e adoro mudar o carão de vez em qdo.
Depois vc se acostuma com a idéia e acaba achando sua cor ideal.
Beijas

O Gato do Balaio disse...

Eu comecei a ter brancos com 34, não me importo com a cor pois tenho cabelos finos demais e porosos, ele não segurava nem a cor natural, as pontas sempre ficam desbotadas, por isso acho o máximo pintar os cabelos 1 vez ao mês, esconde os brancos e o cabelos fica brilhante, lindo, mas isso acontece porque uso tonalizante BOM- Loreal linha profissaional - com aplicação profissional ( concordando com a Caroline de novo... ).
Minha mãe usa henna importada e ama, fica lindo. Eu usei, mas em mim não pega, não sei porque.
Na minha avó pega e na minha tia não.
Mas de qualquer forma tente a henna, é natural e não pinta todo o cabelo, só o que estão brancos.

Luciana disse...

rs, tava pensando nisto ontem....... o q a Elise faz c os brancos? Tenho cabelos como os seus, pretos, pretos, negros. O cabelereiro indicou luzes ou algo do tipo. Minha mãe usa aquele tonalizante Dedicace,q só pega nos fios brancos, no restante não, nem nuances. Dura seis lavagens, mas o aspecto é natural. O q me irrita mesmo é que os brancos sao meio sarará.......afff
Até nisto homem tem sorte.... o branco neles fica charmoso e o fio ainda é de cabelo "bom"

Bianca Martins disse...

Elise, minha sogra passa uma henna importada que fica super natural ,no salão mistura metade de castanho medio e metade vermelho. É num salão no Recreio ao lado do shoppinzinho time center. E lá nem é caro, se quiser eu vejo o telefone com ela e te passo.
bjuss

Jú Darmanceff disse...

me identifiquei... meu cabelo é bem escuro tbm.. fiz luzes marrom tabaco bem finas apenas 1 vez.. não gostei.. to cheia de cabelo branco.. tenho 20 anos.. e nao quero fica escrava disso..
depois conta..
bjos

Nana disse...

Elise, sofro exatamente do seu mal. E também não sei o que fazer. Dos males que idade me trouxe, os cabelos brancos (aqueles cinco fios na frente que saltam nos cabelos pretos) é a minha maior fonte de sofrimento.
Se você achar uma solução divide com a gente.
Boa sorte!
Beijos

Paulinha disse...

Elise.. como milhares já disseram, (não, eu ainda n tenho os branquinhos!) minha Mãe começou usando a henna importada e ficava óteemo, depois ela despirocou e resolveu ficar inventando.. + acho que pro teu tom de cabelo, a henna seria uma ótima opção !!!

Beijão !!!!

Silvia Maria disse...

Well... tenho 38. Mais de 60% de fios brancos e resolvi assumi-los há quase 6 meses...
Mas já usei tonalisante, tinta e henna... a melhor, é a henna, mas henna da booooooouuuuaaaaa, viu?
Bjks e boa henna para vc

Renata Carvalho disse...

Elise, só sei te dizer uma coisa, se for escolher henna, que seja logo, antes de tentar a tinta... porque não pode usar henna sobre a tinta!

Eu tenho só 33 e fios brancos a tanto tempo que nem lembro. Mas talvez realmente não lembre porque desde os 24 acho que meus fios nunca permaneceram da mesma cor por mais de seis meses.

Vivo trocando, inventando, fazendo mechas e luzes... mas o que de certa forma tá certo para mim é que a melhor cor é o chocolate... Meus quase 10 anos de tinturas variadas me levaram a essa conclusão, nem tao claro nem tão escuro.

Boa sorte!!!

P.S: Já que vc pretende uma nova gravidez, vai de henna. Melhor que ficar sem poder pintar, pois depois que começa é uma briga!!!

Elise Machado disse...

Bianca, se puder pegar o tel vai ser legal sim!
Obrigada e beijas.

Carol disse...

Eu tenhoc abelos brancos desde os 24 anos. Já usei henna, tonalizante e uso hoje tinta.
Esta história que tinta estraga o cabelo é balela. O que vc precisa é hidratar 1 vez por mês no salão (uma boa hidratação) que segura a onda legal.
Como vc adoro a cor do meu cabelo, e foi dificil encontrar a cor certa. Já fui loura, ruiva, tudo. Toda tinturista tenta te deixar loura, e não caia nessa.
Eu uso hoje uma tinta da loreal, e o segredo para ter o meu castanho é misturar um pouco de base cinza na tinta. Isso evita que meus cabelos fiquem vermelhos.
O ideal é consultar um profissional. Não faz em casa não, sempre dá merda.bjs