quinta-feira, 29 de abril de 2010

CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE!



Eu adoro Galak. Amo mesmo.
Mas sempre fiquei cismada de como é que podia aquela coisa BRANCA, que não tem o gosto nem REMOTAMENTE parecido com chocolate, poder ser chocolate.

Pra mim, chocolate branco era só um doce delicioso, que nego resolveu colocar em barra e chamar de chocolate branco.

Daí eu ando escrevendo conteúdo prum site que lida com... comidas. E fui pesquisar o diacho do chocolate branco.
E não é que NÃO É CHOCOLATE mesmo??????????!!!!

Bom, a composição dele é de cocoa butter, que é a única coisa de chocolate que ele tem. Mas algumas marcas simplesmente usam óleo vegetal comum na fórmula!
E como, de acordo com a legislação americana, o produto precisa ter partículas sólidas de cacau pra receber o label de chocolate, e o chocolate branco não tem....

Surreal! Um mito que se acaba! rsrsrs

Pior é que, continuando a pesquisa, descobri ainda que ele não tem nada das propriedades boas atribuídas ao chocolate, e que não há legislação sobre a quantidade máxima de açúcar e gordura em sua fórmula (bom, pelo menos nos States), o que o torna... UMA BOMBA calórica e vazia.

Snif, snif!
E depois dizem que a ignorância não é uma benção....

14 comentários:

Ariane disse...

As vezes é bom nem saber viu!
Como é que vamos dar a desculpa (eu sei que é esfarrapada, mas que ninguém precisa saber)de que na TPM um chocolate acalma?! Ou que só comemos pq faz bem a saúde...
Vou ali pensar em outras desculpas e já volto!

Patrícia Magrinha (louca por uma boa forma) disse...

Concordo plenamente.
O chocolate branco leva a penas a gordura do cacau.
O chocolate ao leite tem apenas 10%de cacau..o restante de composição é amido, gordura e açúcar.
O chocolate amargo é melhor, mais saudável, qto maior a concentração de cacau, melhor a qualidade do chocolate.
Eu até como o chocolate branco.

Mas eu prefiro o chocolate amargo (70% cacau, de peferência)..o sabor é mais incorpado, não é mto doce.

Se para um enólogo é melhor o vinho seco por ser melhor a palatabilidade do sabor do vinho (não entendo nada de vinho e nem gosto)....para o chocólatra o amargo é bem mais palatável (tbm não entendo de chocolate....apenas prefiro o amargo).

O cacau (leia-se chocolate amargo)é rico em antioxidantes e faz tão bem para o coração qto o vinho tinto.

ni disse...

Sempre soube que não era chocolate e que era mais gorduroso que o marrom, mas não sabia isso da legislação.. putz. E pior que adoro esse troço branco.

soumenina disse...

Nem fala essa droga! A minha médica disse que o Galak se resume a muito açúcar e gordura. Mas eu AMO e nunquinha vou deixar de tê-lo por perto...
Beijos

Carla disse...

Olá.
Passando pra conhecer seu blog =)

Nossa, fiquei em choque com essa descoberta =O
Galak é tão bom. rsrs

Beijinhos

Anônimo disse...

Não sou muito chegada neste doce branco, mas sou capaz de comer 5 barras de chocolate preto por dia sem culpa alguma! hahahahha. Vou ter que mudar este hábito, até pq, depois dos 20, não há cinturinha que resista, né?!?

ahhhh, chocolate é um santo remédio pra TPM, viu meninas!! =)

GABRIELLA

Nai Romero disse...

Mas não é mesmo!

Eu até gosto do "chocolate" branco, mas acho difícil encontrar um realmente gostoso.

Nenhum chefe abre a boca pra dizer a heresia "chocolate branco". eheheh

Bom, e dá-lhe confeito branco com manteiga de cacau. rs

Juju disse...

Eu sabia, eu sabia!!
Claro que não podia ser chcolate, é ruim demais!! Acho chocolate branco tão sem personalidade. Não tem sabor de nada, igual manteiga com açucar. Ah, não eu sou mais um neguinho mesmo..rs
Beijocas

Patrícia disse...

Que engorda mais que o preto, eu já sabia. Mas que é o fake do mundo gastronômico, é uma triste novidade pra mim.

Anônimo disse...

Porque a manteiga de cacau, que passa nos lábios pra não rachar, comprada na farmácia, é BRANCA?

Beijos

Julia Thetinski disse...

Oiii...
Ai eu também adoro chocolate branco...
Do Galak eu não gosto muito, agora o Laka...aiai
rsrs
Beijos

Maela disse...

Vamos p/ outra : chocolate granulado não é de chocolate!
Veja na embalagem!

Gabriela disse...

Eu já sabia disso,mas odeio chocolate branco,então nem dei muita importância ao assunto,me acabo é no negão mesmo!

Aime Chiquini disse...

CHOCOLATE GRANULADO NAO EH CHOCOLATE?!?!?!!?!??!?!


WTFFFFFFF?!!?!??!

Comoooo!!!!
nao creio!