quinta-feira, 12 de maio de 2011

EU ODEIO MINHAS PANELAS

(foto: reprodução)

Que é claaaro, não são as maravilhosas Le Creuset acima!
Eu odeio minhas panelas de inox!!

Faz algum tempo, eu resolvi  trocar as panelas de Teflon por panelas de inox. Achando que eram lindas, e já que eu não estava podendo comprar as panelas de ferro fundido que eu tanto queria.
São lindas sim.
Mas são um saco!

Primeiro tudo cozinha em dois segundos e queima! Grrr!
E eu gosto que as coisas cozinhem devagar.
E não queimem, óbvio, rs.

Depois, elas ficam pretas e  encardidas.
Ah, claro. É limpar e esfregar elas com pasta polidora de inox, pra ficarem brilhantes.
E quem quer fazer isso??
Minha empregada já estava de saco cheio, antes de ir embora!

E agora eu não tenho paciência, nem tempo, nem vocação!
Então elas ficam com aquela cara de sujas, mesmo estando limpas.

É pedir demais ficar logo milionária e poder gastar 500 pratas em cada panela???!! rsrs
Uff!
Pronto.
Desabafei.
Já posso voltar a cozinhar com as minhas porcarias de inox.

23 comentários:

Anônimo disse...

Ih, Elise! Se desfaz logo dessas "coisas"! A escravidão acabou!(rs). Eu nunca gostei de panelas inox, acho-as "bonitinhas, mas ordinárias" por esses motivos que vc citou e o pior: são super pesadas! Horror!
Eu levanto a bandeira das Teflon. Elas não são tão duráveis, mas como são baratas posso trocar uma vez por ano. Pronto! Estão lá, sempre belas, renovadas, leves... Minhas mãos, meu tempo e minha paciência agradecem. Eu recomendo. Boa sorte! Bj, Mari.

Bianca Ladyhawke disse...

Aqui em casa todas são da linha Solar da Tramontina, um inox pesadíssimo, mas eu não abro mão delas. Tô tão acostumada que nunca queimo comida e pra limpar a melhor coisa é o Sapóleo líquido, ficam bem brilhantes. Beeeijo

Anônimo disse...

Na minha vida toda as panelas de minha casa foram de inox e de metal (nao entendo de panela nao, só sei oq é inox e teflon)... aí já cansei de ver e ter todo aquele stress quanto cozinhava qualquer coisinha, até desistia de fazer brigadeiro quando pensava que ia ter que lavar a panela com todo aquele grude horrível que fica depois... assadeira a mesma coisa, os trecos colando e sujando tudo. Até que fui morar sozinha e resolvi comprar um conjunto de panelas bonitinho verde que vi no supermercado (aloka, comprei qualquer panela mesmo), e depois descobri que era "teflon". Teflon é MÁGICO! Nada gruda! Limpar panela ficou fácil!!! Ahhhhhhhhh!
Não acredito que você foi no caminho contrário!

ni

Anônimo disse...

Ah, entendi, teflon é barato e não é chique, é isso? hehehe
Bom, pra eu que moro sozinha tá bom demais! Mas confesso que achei essas panelas azuis da foto lindas muito!

ni

Camila Monteiro disse...

Amiga, se ficar milionaria faz o favor de ir comer for todo dia uhauahauhauahaua!
bjos

O meu pensamento viaja disse...

Eu, que gosto de escolher, ( quase como a personagem de Buñuel, desempenhada por Catherine Deneuve, no filme "Tristana, amor perverso", que escolhia, entre duas ervilhas, qual comeria ...) não ia deixar de escolher as panelas, ainda mais gostando de cozinhar, como é o meu caso.
Então, se eu pudesse guiaria um Porshe, nem mais nem menos, sem hesitações escolheria o Porshe, azul-escuro, com capota de lona preta, se faz favor.
Mas não posso e guio orgulhosamente o meu carro, uma marca que não importa referir, mas que é um gama alta.
E sou muito feliz assim.
Com as panelas ocorre o mesmo.
As minhas são se inox, com fundo adaptado à placa vitrocerâmica, fáceis de cuidar, lavando bem na máquina, mas não são Le
Creuset.
Se eu pudesse escolher...
Beijos,
Nina

Caco Branco disse...

Teflon é o que há...hahaha
Não gruda, não queima, fácil de limpar, não precisa ficar ariando... A única coisa chata é que descasca se você não souber usar ou se mexer a comida com talheres de metal (pensa numa pessoa que quase matou o sogro por ter usado uma colher de metal pra fazer carne nas panelas novas) Adoro minhas panelinhas!
E meu conjunto de Inox chiquérrimo que ganhei de casamento... hehehe, dei pra minha mãe... bjoo

Michelle disse...

Eu odeio qq panela! =)

Elise Machado disse...

Eu acho as de Teflon ótimas e práticas, meu problema com elas nem é ser chic ou não - é que elas soltam resíduo com o tempo, e faz mal à saúde...
As melhores (e pra vida toda) são as esmaltadas e de ferro fundido ou ágata.
Mas haja grana, né? :)

Thais Belo disse...

é Elise .. vc e a senhora minha mãe estão no mesmo barco .. caiu no mesmo conto das panelas de inox que EU particularmente odeio .. as panelas que mais gosto são aquelas que a tampa não combinam que ja estão hiper finas de tanto serem usadas mas que deixa a comida, alias, ajuda a comida a ficar, divina!
rsrsr - bjs e obrigada por me seguir no meu blog .. fiquei super contente !! :)

O Gato do Balaio disse...

Teflon preto lá em casa!

Já como manteiga, fritura, álcool, sal em excesso, açúcar, não lavo fruta direito... tô nem aí pro teflon! kkkkkkkkkk

Aime disse...

Meu problema com o teflon é o mesmooooo!!!! Elas descascam e soltam resíduos na comida que ao longo do tempo se acumulam no corpo e fazem mal....
Tenho as duas!! Teflon e inox... Dependendo do meu humor uso uma ou outra....
O Problema?! SEMPRE queimo nas de teflon... E ODEIO as manchinhas que ficam de vez em qd!!!!!
As panelas de vidro é um perigoooo... queima ate mais q as de teflon, q quebram... Eu desastrada que só ia ter o maior preju...
Esmaltadas, um dia qd eu tiver $$$...
E ferro, se nao forem pesadas, o que eu duvidooo...
Mas SOU vidrada nas da le crueset!!!!

Lindas!!!

Beatriz disse...

Jura que é difícil de limpar? Eu sempre achei que fosse mais fácil que as normais de teflon. Aqui em casa eu uso as normaizinhas mesmo, tô com a Maela, caguei pra ingestão de teflon! E aproveito que eu adoro jogar coisa velha fora e troco toda vez que elas ficam feias! Aí nem dá peso na consciência de meter uma colherzona de metal de vez em quando! rs
Beijos!

Val- Coisas da Val disse...

Taí um investimento que me dói o coração. Eu uso as panelas de inox que ganhei de casamento, elas já tem 12 anos, tem umas meio feinhas,mas gastar dinheiro em panela me faz chorar!!!!! Eu cozinho pq é necessário, eu quero q meus filhos comam bons alimentos e gostem de comidinha de mãe, mas não tenho vocação pra cozinha. Nem pra panela, fogão e cia.

Carol disse...

Panelas de pedra! São ótemas! Não tem que usar bombril nem nada, só não serve para fritura, tipo batatinha, mas aí você pode manter uma única de inox para essas ocasiões. Bjo!

Rubia disse...

Maela sempre me faz rir e eu acho que to com ela tb.
Mas o que eu vim contar foi que minha mãe resolveu comprar umas panelas de inox pra dar uma incrementada na cozinha e como disse Thaís, tb caiu no conto da panela de Inox! Ela ficou p da vida pq o arroz sempre queimava! De raiva ela aposentou as de inox e vou pras velhas. Panela velha é que faz comida boa! hahah

Anônimo disse...

É, já tinha lido sobre isso do teflon, as minhas só tem 1 ano e meio, tão novinhas... li que o perigo maior é quando começa a descascar o revestimento. E também não mexo nada nelas, só uso pra fazer miojo, ferver água, assar pizza. Essas de ferro fundido são caronas tipo 500 reais cada é? Vixe.

ni

Anônimo disse...

eu tbm ODEIO as panelas de inox com fundo triplo

meu sonho de consumo de cozinha é comprar um jogo completo de panelas de ferro tbm (a comida fica ÓTIMA

bem q dizem q panela velha é q faz comida boa...eu tenho uma panela q foi da minha sogra...a bichinha tá velha, sem cabo...com tampa torta...mas é a panela q faz meu arroz ficar maravilhoso

Luciana disse...

Eu fico com as minhas de teflon msm, as de inox são bonitas para servir sabe cozinhar é complicado d+ pra mim, rsrs, sempre dxo queimar, então não rola ficar polindo,
bj

Marjorie disse...

Também quero panelas novas!!! Mas está longe de poder pagar 500 pratas em cada... kkkkk

Anônimo disse...

gostei do seu desabafo e concordo com quase tudo, excluindo que voce nao precisa ser milionaria pra comprar panela de 500,00....necesita sim ter um bom emprego, ganhar bem, saber gastar, mas nao milionaria. Alem do mais, elas custam bem mais que 500,00. Eu sei...tenho varias e nao sou milionaria.

Ronald disse...

Um conselho... Troque suas panelas aos poucos. A Le Creuset costuma ter uma cor por mês com 30 % de desconto. Uma panelam( que custa R$ 586. Sai por R$ 410, eles dividem em 3 ou 4 vezes. Exemplo :

http://www.utilplast.com.br/Panela-de-ferro-redonda-Le-Creuset-verde-kiwi-20-cm-0011240-2/p

Se a sua cidade tiver uma loja que venda Le Creuset, compre na loja física. Vai ser o mesmo preço( os preços são tabelados) e você não vai pagar o frete.

Anônimo disse...

Não sabe usar panela de inox! É obvio que vai odiar! Demorei um pouco para entender elas, mas funciona assim, elas esquentam muito rápido e perdem a temperatura muito devagar. Regra número 1! Nunca utilize fogo alto! É economia pra vc. Pra fazer o arroz por ex, quando estiver pela metade a água vc já pode desligar e esperar 15 minutos que ela termina de cozinhar. Fica a dica!