terça-feira, 30 de setembro de 2008

ARE YOU READY FOR SOME FOOTBALL????

Bom, vou resumir, porque tirando a May e eu, acho que mais ninguém está interessado!!! rsrsrs

O jogo tem montes de regras e tals, então vou explicar bem o básico, ok?

São dois times (dããã), e ganha o time que fizer mais pontos (dãã, again!). O "objetivo" do jogo é chegar com a bola no final do campo do adversário (é chamada "end zone"). Essa pontuação se chama Touchdown.

Não adianta a bola entrar lá sozinha (chutando a gol, como no futebol regular), ela tem de entrar nas mãos de um jogador.

Como isso acontece? Bom, espia a figura lá em cima. É TIPO PIQUE BANDEIRA! rsrsrs
O campo é dividido nessas linhas (jardas), então o time tem de ir andando com a bola, jarda por jarda, até chegar ao final do campo.

A dinâmica é assim:
a bola começa com um time; ele tem 4 CHANCES DE ANDAR 10 JARDAS (10 LINHAS), se ele não conseguir avançar pelo menos essas 10 jardas, a bola passa pro outro time.

E como são essas chances?? Bom, os times ficam alinhados um na frente do outro. O time que está com a bola está com seus "atacantes" em campo (os caras que vão correr com a bola!). O time que está defendendo, fica com seus defensores (sabe aqueles gordões, que nos filmes ficam com a cabeça abaixada, e saem derrubando todo mundo? Pois é, são eles!).

A partida começa com a bola sendo jogada para o quaterback (que é o lançador, e armador de jogadas, um dos caras principais). No momento em que a bola vai pra mão dele, os defensores começam a bloquear a galera do time com a bola, para impedir que eles recebam a bola e andem com ela. Vale empurrar, derrubar...bom, tem regra e limite, mas é beeeem engraçado e divertido. É pique pega! Todo mundo querendo parar o cara que tá com a bola (ou que pode receber a bola).

Ou o quaterback dá a bola na mão de um cara (e grita"sai correndo"!!!!rsrsrs) ou ele lança pra um que está mais à frente, e vai correr mais.

Quando a bola cai no chão (ou o cara com ela!!rrsr), começa tudo de novo, no ponto onde ela caiu! Se nesses quatro recomeços a bola andar pelo menos 10 jardas, o time tem mais 4 chances e assim por diante. Se não, é a vez do outro time.
Só que no meio dessas chances, o time adversário pode roubar a bola, acontecendo o turnover (que é a virada do jogo, e todo mundo começa a correr pro lado contrário!!)

Bom, É MARAVILHOSO!! Vou te dizer porque:

- embora o jogo seja dividido em 4 quartos de 15 minutos, pode demorar um tempão (ontem começou 9:30 e acabou mais de 1 da matina!), porque cada vez que pára a jogada, pára o relógio.

- não existe muito "sorte", jogada marcada errada, porque os juízes páram tudo, pedem pra rever as jogadas, que são filmadas de tudo quanto é ângulo (então não existe falsa marcação, o que é muito justo. O que aconteceu, aconteceu).

- é tudo muito rápido e ágil. Os jogadores são muito especializados, cada um na sua função. Quem é especializado em correr (os running backs, por exemplo) é pequeno e rápido. Os caras da defesa são grandes e gordos, como armários.
O quaterback é normalmente esguio e alto (pra poder fazer os arremessos). Ou seja, CADA UM NO SEU QUADRADO!!! rsrsrs

Pra saber mais, entra aqui ESPNBRASIL .

Quem tiver dúvidas, é só perguntar, que eu respondo (o que souber, lógico!). Mas acho que a maioria vai ignorar esse post...srsrsrsrs.

Só digo isso: o jogo reúne gente de todas as idades, um monte de mulheres e famílias, lá. Os estádios ficam tranquilos (embora cheios), e nunca dá confusão! É um programa muuuuito legal.
Ainda que pela tv.

Ah, e Ana, eu detesto futebol normal tb, rsrsrs.

3 comentários:

Anônimo disse...

Elise, obrigada pela aula !!! ;-)
Agora o jogo até parece ser simpático !

Anônimo disse...

vou imprimir o post e ficar com ele do lado na proxima segunda...hehehe
beijo!

Ruiva disse...

Afinal alguém me explicou como é esse jogo!! Aqui na praia os meninos jogam algo parecido com o futebol americano. Eu sempre gosto de ver (desde que esteja um pouco de calor, pra não congelar na beira da praia), mas nunca entendi direito. Mas depois dessa aula, já posso torcer melhor.

Beijin