terça-feira, 9 de dezembro de 2008

COMPRANDO NO EBAY


Essa é pra ajudar as meninas que ainda não se arriscam muito em compras internacionais, ok?

Comprar no Ebay não tem mistério, é igual ao mercado livre. Se vc já comprou alguma coisa por lá, vai perceber as semelhanças.

Bom, primeiro de tudo e mais importante: TEM QUE TER CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL. Mas, tia Elise, eu já andei vendo que alguns vendedores aceitam depósito e tals...

Pois é. Mas deixa eu explicar uma coisa. Já me perguntaram se o Ebay é seguro. O Ebay (assim como o ML) não é loja, ele reúne vários vendedores, então a segurança é uma coisa subjetiva. Com cartão de crédito, vc pode usar o paypal, que é seguro. Com depósito quem te garante que o cara vai te enviar o negócio depois que vc depositou???

E tem mais (sobre a segurança da compra pelo Ebay); as compras dependem de correios - o internacional e o nosso. Então 100% seguro não é. Mas eu só tive boas experiências. O importante é ler bem a descrição dos produtos, ler sobre prazos de entrega (shipping), fazer perguntas, questionar frete, e começar pedindo coisa de pequeno valor pra testar. Calma, eu ajudo.

Tudo isso resolvido, vc vai entrar no site (http://www.ebay.com/), e vai se registrar.




Ali onde está escrito "register", viu?

Mesmo quem sabe pouco inglês consegue. No cadastro ele te pede nome, end. telefone, email e manda vc criar uma senha.

Isso feito, vc já com login e senha, é hora de fazer a busca.

Vc vai naquele espaço em branco compriiiiiido, no meio de um retângulo verde, e escreve o que procura. Vamos supor que vc queira procurar um produto da Lancôme, ok?

Vc digita Lancôme; o campo ao lado está marcado "all categories", que significa que ele vai buscar no site todo. Daí vc clica em "Search" (buscar).

Putz! Apareceram 5.976 coisas! E agora, como refinar minha busca????

Bom, eu não tenho paciência pra leilão. Prefiro as coisas que vc pode clicar e comprar na hora. Se vc for assim tb, pode clicar em "Buy it now only", logo acima dos ítens.

Ele vai te mostrar só o que pode ser comprado na hora, sem precisar esperar leilão. Show.

Mas aí eu não sei se entrega no Brasil, e quanto é o frete......

A dica é clicar em " Sort by: Best match" com uma setinha ao lado. Quando vc passa o cursor em cima, ele abre opções de seleção. Se vc selecionar "Price + Shipping: lowest first", ele te mostra todos os produtos, em ordem crescente de preço (a partir do mais barato), somando preço do produto com o envio. Sacou?

Na hora ele abre uma janelinha, e te pergunta qual o país. Vc marca Brazil e..... pronto!

Agora todos os produtos da lista mostrados, podem ser comprados imediatamente, entregam no Brasil, e vc vê de cara os mais baratos, sem precisar ficar procurando!!!

GOSTEI E QUERO COMPRAR, E AGORA?

Depois que vc tiver certeza, já leu na descrição a previsão de entrega e tals, é só clicar em "Buy it now", um botão em azul, dentro da descrição do produto.

Ele vai perguntar se vc tem certeza, e daí é só correr pro abraço. Se vc não tiver registro no paypal, vai abrir esta opção, e o paypal pede dados como o registro. Depois é só inserir os dados do cartão de crédito, e verificar se os dados de entrega estão corretos. (ah, sim, pra vc ter idéia de quanto vai pagar, calcule sempre o dólar um pouquinho acima. Tipos, agora eu multiplico por 2,7 - um pouco acima do mercado. Mas é que é melhor se surpreender pra menos do que pra mais, certo???)

SOBRE TAXAS: eu tenho sorte; nunca fui taxada com coisa do ebay. Mas eu moro no Rio. Não sei como é em outros estados. A recomendação é prudência: sempre teste pedindo coisas de baixo valor antes e tals. E deixe uma graninha reservada pro caso de ter de pagar taxas.

SIM, PEEPS, tem mais coisa, e mais uns macetes. Mas é muito extenso pra falar sobre tudo. Conforme vcs tiverem dúvidas, perguntem que é mais fácil, ok?

Ajudou????

2 comentários:

pribrandt disse...

Dicas show!

Anônimo disse...

elise, meu deus, vc é um anjo viu!

obrigada por responder aos comentarios de suas visitantes

vc é demais!

bjinho

Camila Santos

vc é 10