segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CASAMENTO CODE


Peeps, eu não sou a Gloria Kalil nem nada, mas vou pedir licença pra Jussara e transformar o comment dela num post (tudo bem, chérie?)

Olha o comentário dela, num post abaixo:

"Oi, Elise,Um OT: vou a um casamento esta semana e gostei de um vestido balonê de um tecido bem legal, que dá pra usar em festas; ele é verde escuro, gostei da cor. Mas uma amiga que entende de moda e "etiqueta" falou que não é legal ir de vestido que não seja longo, pq a festa vai ser à noite e tals. Eu queria saber se vc acha que dá pra usar balonê em festa de casamento ou não e se tem que necessariamente ser um vestido longo mesmo(esse que gostei não é longo, mas tb não é curto). Eu não ligo pra etiquetas mas depois que ela falou isso fiquei meio indecisa. Não conheço ninguém que entenda mais de moda do que vc, então vim pedir sua ajuda, rs. Estou meio em cima da hora, como boa brasileria e agora tô meio ansiosa pq ainda não vi outros modelos. Outra dúvida super importante: ainda está usando balonê?rsrs; tô totalmente por fora :/.Bjs e obrigada!"

Jussara, isso é complicado mesmo.. então vamos ver: primeira coisa, o convite vem com algum dress code?

Isso é importante. Pq se no convite vem escrito "passeio completo", ou "black tie" vai ser gafe mesmo se vc usar algo que seja diferente disso.
Nada mais chato do que quando no convite vem escrito: "Dress code: fantasia (ou Black and White, ou esporte fino)", e a pessoa aparece nada a ver com aquilo e quebra o clima do evento. Muita gente até famosa faz isso, e paga micão em festas.

Agora, se no convite não vem nada especificado, vamos a algumas considerações.

Particularmente eu acho curto, muito curto mesmo, meio deselegante para eventos mais comportados à noite (mas isso é gosto, ok?). Agora, a ditadura do vestido longo para esse tipo de evento caiu. As pessoas estão mais livres para irem como acharem por bem, desde que respeitem regras.

Como não usar branco (gafe por causa da noiva), ou muito off-white e clarinhos pelo mesmo motivo. Não usar chapéu à noite (não faz sentido, mas um belo arranjo de cabelo, ou casquete está ok). O longuete é muito legal, e já se usa esse comprimento até no Oscar, por que não poderia num casamento, né?

Como eu disse, desde que não haja nada especificado no convite, tudo bem!
Eu tenho um vestido balonê que amo, e usaria sem pensar duas vezes em algum casamento agora. Felizmente essa prisão dos estilos tb está meio fora de esquadro. Mais importante é que o vestido seja de um tecido bacana (vc não detesta aqueles tecidos brilhosos com cara de vagabundos e de aluguel que um monte de gente usa em casamentos? Eu detesto, rsrs), que o modelo caia bem para o seu corpo, e que a cor te favoreça!

No último casamento que eu fui, inclusive, a mulher mais elegante, bem vestida e que chamava a atenção usava um... terno! Sério! Bem feminino, bem cortado, e ela caprichou na make e no cabelo em coque meio solto e tava de tirar o fôlego!!

Então, eu acho que certas coisas são preciosismo de gente...careta, cafona, brega e pobre de espírito, PRONTOFALEI!

Peeps, enquanto eu estava escrevendo este post, chegou resposta da Jussara, explicando que o vestido não é curto não. Olha chérie, eu acho que vai ficar perfeito então! Vc gostou? Caiu bem em você? Tá confortável? Então SE JOGA!

Já que seu vestido é verde, fuja da make verde combinandinho (fica a mesma dica pra sapato e bolsa)! (eu acho meio boring, mas é vc quem sabe)

Fora isso, mais importante nesses eventos é o capricho no se arrumar (que mostra ao anfitrião que vc teve atenção ao evento dele), e a postura durante a cerimônia. Já vi mulheres elegantíssimas que estragavam tudo não parando de falar alto, durante o sermão do padre, já vi outras ficarem descalças, arregaçarem vestido, e outras aberrações, e isso é MUITO MAIS DESELEGANTE, hehe.

Tenha em mente que, vc não tem como agradar a noiva se não se agradar em primeiro lugar. Se forçar a usar um coisa que não gosta, ou que não tem sua marca registrada, sua cara, só pq é o que "está se usando" é bobeira. Até podia dar dica de meia dúzia de modelos que estão em voga agora (um ombro só, TQC com decote em "V"...), se vc ainda estivesse procurando, mas se vc já achou um que te agrada.... vai mudar pra quê, né??

Espero que tenha ajudado de alguma forma. Lembre-se que é tudo bom senso, e senso comum.

Ah, e isso tudo aqui é opinião minha, do que observo e gosto, ok? rsrsrs

PS: peeps, se alguém quiser uma opinião sobre algum assunto assim, ou sugestão de post, me manda por email? É que quando eu tou enrolada de trabalho acabo perdendo um ou outro post....

14 comentários:

sfericwaves disse...

eu acho gafe determinar dress code em casamento ou qualquer outra festa.
se tiver alguém sem noção de ir de short jeans, mico da pessoa, azar dela. a maioria vai ter bom senso e ir vestida da forma que acha apropriada ao evento.
se eu pegar um convite com dress code, faço questão de me vestir bem inapropriada. ditadura antiquada, credo.

Elise Machado disse...

Ah Ju, vc acha?
Eu não acho não... acho o dress code tão útil...

Às vezes só pelo convite, vc não tem noção do tom do evento, e ajuda ter uma idéia. Eu fui num casamento que era de dia e ponto (sem maiores informações), eu não sabia se seria ao ar livre, se seria só um almoço...

Esse evento em especial foi lindo, mas foi uma bagunça de roupas: gente de longos andando na grama, outros com brilho de casamento noturno, outros só de calça e camiseta... muito ruim mesmo.

Eu não encaro como ditadura não, encaro como auxílio ao convidado, para ele não se sentir deslocado e constrangido.

E pensa só, a pessoa teve tanto trabalho bolando uma festa do "vermelho, branco e preto", por ex., e a pessoa aparece de calça jeans e camiseta verde; ou numa festa à fantasia, vai sem fantasia. Acho isso uma desconsideração a quem teve tanta atenção em criar o evento...

É simples, não concordou com o dress code, não compareça, né? Afinal, um convite é uma demonstração de no mínimo consideração da pessoa ter pensado em vc. Acho meio deselegante não ter consideração pelo anfitrião, uma vez que ele não é obrigado a te convidar.

Mas, sei lá, isso sou eu, cada um faz como achar melhor.

Geovana disse...

Elise, Vc não é a Kalil, mas mandou bem.
O estilo é a gente que faz, lembrando que menos é mais. Uma boa maquiagem não é a mais visivel e um bom vestido não é o mais decotado ou cheio de fendas. A postura é importante, não podemos sair do salto nunca, em todos os sentidos (pra mim nem haviana no final, tá?). Cá pra nós... usar um balonê quando todos vão com o longão bordado vai ficar bem legal.
Ah! Se o evento exige um tipo de roupa, acho super válido destacá-la no convite .

Anônimo disse...

Eu não sei se vocÊ vai achar meio estranho, mas engraçado que por essa região não é muito comum os casais exigirem um traje correto.
Quando eu li o post, eu pensei da mesma forma que a Juliana ali acima, mas depois do seu argumento, até considerei uma boa idéia. Mas mesmo assim, o pessoal foi meio sem noção também né... casamento de dia, a localização da festa.
Na verdade, achei meio tonto a amiga da Jussara sugerir que o vestido dela seria deselegante. Eu só acho que seria feio se fosse curto "Oi tudo bem, essa sou eu e esse aqui é meu traseiro". E pelo oq ela descreveu deve ser uma graça de vestido.
Bjaum pra ti, Glóri... ops... Elise!

Anônimo disse...

Valeu, Elise, super obrigada! Claro que o seu post ajudou, ajudou muito. Tb acho boring e até meio brega, rs, vestido combinando com bolsa e sapato. Super concordo com vc: postura, capricho e educação.

Eu dei uma pesquisada e tá difícil encontrar vestidos de festa por causa das promoções; só encontro mesmo os longos, cheios de brilho, dos quais nunca fui muito fã.
Gostei dos comentários da Priscila e da Geovana.
Se o evento pedisse dress code , confesso que eu não teria coragem de sair da linha, não, até pq, me sentiria deslocada.

Sobre o branco e os tons claros eu sabia (uma vez fui a um casamento em que uma das madrinhas foi com o vestido da mesma cor da noiva, que não era branco, era meio dourado; achei super chato, até pq, a madrinha era muito íntima da noiva e devia estar ciente da cor do vestido dela). E por falar em cor, só mais uma dúvida, a título de curiosidade: é errado ir de preto a casamentos, mesmo não sendo madrinha? Taí uma dúvida que sempre tive e nunca tive a quem perguntar, rsrs.

Mais uma vez, muito obrigada. Por mais que vc fale que é "apenas" a sua opinião, pra mim a sua opinião vale muito :).

Anacarol disse...

Acho muuuito brega ir a casamento com a dupla "saia longa-armada e top brilhoso", com cara de alugado. Acho horrível! Também tenho uma agonia com salto alto: se não sabe andar de salto, vai de sandália baixa. Nada mais trash do que andar dobrando as pernas arrastando um saião! Qual o problema se o salto é baixo ou se tá com uma charmosa sapatilha? A Carla Bruni continua linda e elegante com as rasteirinhas dela, sempre. Beijos e parabéns pelas dicas.

Elise Machado disse...

Jussara, preto em casamento noturno é ultra comum. É o quebra galho de quem está acima do peso, e não se sente confortável em cores mais claras; é também o "seguro", digamos assim.

Madrinha de preto, só se for combinado com a noiva. Nos USA é muito comum (inclusive lá tem-se o hábito das madrinhas todas usarem o mesmo vestido, o que eu gosto, acho que harmoniza. E lá não são casais - é só um "best man", que seria o padrinho do noivo, e algumas "bride's mades", que seriam as amigas da noiva. Acho bem bacana e clean a composição). Mas convidado pode usar e abusar da cor. A não ser que seja um casório de dia.

Aí não é nem questão de poder ou não - é questão de bom senso mesmo, pq o preto absorve mais calor, e fica pesado pro dia.

Essa época do ano é complicada mesmo pra achar vestido - as liquidações atrapalham!

Ah, em 2007 eu fui a um casamento em que havia uma menina de branco, com um vestido TQC, bem noiva (sem noção). Achei muito chato, e a noiva ficou chateada. Com razão - a estrela de um casamento é a noiva, e nem convidado nem madrinha podem embaçar esse brilho, né??

Beijas.

Elise Machado disse...

Ana, super concordo com vc: não sabe andar de salto, coloca uma sandália mais baixa, mas que te faça andar elegante.
Até pq, saltão 11, em quem não sabe andar fica uó mesmo!!! Ah, tb não sou a maior fã da dupla corpete + saião não...rsrsrs

Beijas.

Carol disse...

Elise, casei ano passado e mesmo colocando o dress code para facilitar a vida das pessoas não deu muito certo.

Aqui no RJ as pessoas se vestem muito, mas muito mal em eventos mais formais.

Para vc ter idéia, uma madrinha minha (muito amiga, por sinal), estava de cinza super clarinho, quase branco, e foi o comentário da festa.

Ir de branco em casamento além de ser deselegante é falta de educação, essa é a cor da noiva.

Não bastando isso, ainda teve a minha tia de chapéu à noite. Outro comentário geral. Cafona toda vida.

Casamento é o seguinte. Se for de noite, homem TEM que ir de terno escuro, e se for de dia TEM que ir de terno claro, a não ser que o dress code dispense o terno.

Mulher em casamento, se convidada, só é obrigada a ir de longo se for black tie, se não for, pode ir de longuete ou curto (mas não muito).

Para mim não tem coisa pior do que aqueles vestidos ultra bordados, cheios de canutilhos e com cara de alugados. Na dúvida, e se o casorio é a noite, vai de preto básico, sandália e sapatos legais, e um bom make. Não tem erro.

bjs

Daniely Novo disse...

Filé, foi no meu casamento a menina sem noção? Não to lembrada...eu fui nesse casamento?
bjs

Clarisse disse...

Oi Elise, tô meio atrasada com os posts, só agora eu vi esse. Eu tenho umas bodas de diamantes (60 anos) pra ir nesse fim de semana e estava em dúvida em relação à roupa, pq a festa vai ser à noite. Acabei optando por um vestido vinho tomara que caia longuete (achei que era mais meio termo) com sandálias prata e bolsa lilás-rosa (não sei bem a cor). O vestido não tem nenhum bordado, então comprei uma gargantilha bem bonita (e phyyyna) pra dar um tchans ao visual. Confesso que ainda estava um pouco na dúvida e seu post me deixou bem tranquila, acho que não vou fazer feio!

Eu lembro desse episódio do casamento, vc postou as fotos aqui no blog e tudo, rs...

Beijos!

Anônimo disse...

Elise, só pra dizer que mostrei o vestido pro namorado e ele falou que parece o vestido da branca de neve, hahaha. Pior que depois que ele falou isso, achei parecido mesmo, rsrs.
Bjs e muito obrigada mais uma vez.

Elise Machado disse...

Hahahaha, homem é foda... duvido que vc vá usar o vestido agora, hahahaha.

Anônimo disse...

Hahaha, usei sim, até pq já tinha comprado ;). Mas ele tem dessas tiradas que às vezes dão nos nervos :P.