quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

OTRIVINA GEL - A CURA DO NARIZ


ATENÇÃO: VOU FALAR SOBRE UM MEDICAMENTO. MEDICAMENTOS DEVEM SER UTILIZADOS SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Pronto, nada como começar politicamente (babacamente) correto, pra depois não vir um anônimo me chamar de imbecil como no post do dedo, rsrsrs.

Digo babacamente porque só um BABACA sentiria necessidade da explicação. Pessoas com um QI meramente acima de 80 sabem que remédio é remédio, e deve ser utilizado com recomendação médica. (e não usariam só porque eu estou falando no negócio)

Mas, enfim.

Eu não uso remédios de nariz. Sorine, Rinosoro, essas coisas. Sempre tive medo, e o pior: AFOGO. Afogo mesmo, fico sem ar, tenho uma agonia incrível.

Mas, por sorte, tb não tenho rinite e nenhuma "ite" respiratória, então tb não fico muito entupida. Quando fico, espero passar, fico assoando o nariz e pronto. Durmo entupida. Acostumei.

Sei que tem gente viciada nesses remedinhos - usam o dia todo, levam na bolsa, colocam um ao lado da cama e tals.

Dia desses estava eu na casa da amiga Danda e assistíamos a um filme. E eu, começo de gripe, fungando. O Lymark, marido dela, deu um pulo: "vou pegar um remédio pra vc sensacional!"

Eu agradeci, mas comecei a explicar que não usava, aquela coisa. Medo de acabar com o nariz por dentro, nervoso...

Mas eis que ele me aparece com um TUBINHO DE GEL. Fiquei curiosa. Ele explicou que esse remédio não viciava como os líquidos, não agredia a mucosa, e que não causava sufocamento.

Fiquei mais curiosa. Resolvi testar, pq ele estava realmente entusiasmado, rsrsrs.

Ele disse que pingasse só uma gota de gel dentro de cada narina e esperasse.

Fiz isso e nada aconteceu. Ele olhava pra mim rindo. Mas o gel foi tranquilo, nem me incomodou nem nada. Mal senti que estava lá.

Ele só disse pra mim: "espera e me avisa quando começar"

Daí uns segundos, o negócio começou a, sei lá, não era queimar, era tipo gelar e começou a desentupir tudo!!! Tudo mesmo. Uma das narinas estava tão entupida que nem dava pra puxar. E tudo foi sumindo! Parecia até cânfora, não sei descrever. Sensacional!

E o melhor, ele me contou que o efeito dura até 8 horas! (e durou) E bastam só essas gotas.
O nome do remédio é "Otrivina gel nasal, 1%". Consulte seu médico se vc pode usar, antes de qq coisa.

Mas achei moderno, eficiente e tudo mais. Pena que coisas assim não são divulgadas. O Lymark me contou que esse medicamento é utilizado por nadadores profissionais, que não podem se dar ao luxo de entupir nariz.

Tudo que eu fiquei sabendo, foi info de segunda mão. Embora eu acredite piamente em tudo que ele me disse, repito, uma consulta ao médico tira todas as dúvidas.

Não sei se o efeito é tão dramático em quem está acostumado aos remedinhos, mas eu achei muito eficiente.

Fica a dica.

5 comentários:

Anônimo disse...

Descongestionante nasal com antidepressivo? Parece interessante.

Autora disse...

oii,

usei por um tempão esse remédio (com perscrição, claro!) ele é realmente fantástico! mas as primeiras vezes que usei eu estava com uma sinusite terrível (e foi a melhor solução) e tive algumas crises de vômito (ai que coisa desagradável, né???) mas fica a dica pessoas: é bom, mas é porrada! consultem um médico e esclareçam bem todas dúvidas e possíveis contra-indicações!

Daniely Novo disse...

É isso aí filé! Eu usava quando nadava profissionalmente, e o lymark foi na minha onda...rs
É muito bom sim! Mas para quem não conhece não custa nada consultar um médico né? (detalhe: eu uso desde os 10 anos, e até agora nunca deu nada...rs)
bjks
P.S. Melhorou o dedo?

Elise Machado disse...

Antidepressivo? Ué, perdi essa...

É bom mesmo o remédio. E vindo de uma quase anti-medicação (existe isso????? rsrs) é bastante coisa.

O dedo colou, filé!! rsrsrs

Beijas.

Anônimo disse...

Olá...
Estava fazendo uma pesquisa sobre simpatomiméticos e na minha pesquisa com o nome comercial da xilometazolina achei esse blog...

Sinto-me na obrigação de te alertar que essa é uma substâccia vasoconstritora como qualquer outra, e tem todos os inconvenientes dos outros farmacos que vc citou (Sorine por ex.. q é a nafazolina). Qualquer vasoconstrictor simpatomimético tópico pode causar o efeito rebote (rinite medicamentosa), quando se tem uma congestão crônica refretária ao uso de medicamentos. Não importa a apresentação... tópico gotas, spray ou gel. ou até mesmo sistêmico.

E recomendo q procure um outro médico alergologista ou otorrino... Pelos sintomas descritos, desconfio formente que vc tem sim, rinite! Talvéz num exame físico não se perceba devido suas mucosas não terem ainda tantas alterações da inflamação. Mas exame de sangue talvés mostre alterações q ajudem a fechar o diagnõstico...

Pare com os vasoconstrictores e se firmado o diagnóstico provavelmente será receitado pra vc, corticóide tópico em baixa dosagem, que impedirá não só a conjestão como também a evolução da doença...

Tudo de bom!!

Abraço...