quarta-feira, 3 de junho de 2009

MANUAL SALADA MISTA DE ETIQUETA - FESTAS


Reuniãozinha em casa de amigas, b-day, open-house... é tão bom socializar, né? (até eu gosto, rsrsrs. Ok, com restrições)

MAAAAAS, tem que ter CLASSE, né não?! E como eu sou uma chatonilda, algumas coisas conseguem estragar os eventos pra mim. Pequenas deselegâncias, às vezes uma falta de tato boba... BOOM! evento comprometido. (tou dizendo pra mim, ok? Se vc não liga pra absolutamente nada, e acha tudo bom sempre, porra, pode parar de ler, Poliana!!!)

Então, aí vão algumas diquinhas sobre convivência com pessoas, que agradam até as mais Scroogies como eu!! hahahahaha

(tudo coisa da minha cabeça, tá? É o que eu acho. Sinta-se à vontade pra discordar - na sua cabeça, HAHAHAHA)


1) CASA NOVA - essa não é gafe não. A gente é tão ocupada, que às vezes desliza nessa. Eu mesma, que sou uma notória cabeça de vento, esqueço. Não tem problema, nem é fatal, rsrs.

Mas é legal, de bom tom, quando vc está visitando alguém em um open-house, levar um mimo pra casa nova (Oi, não estou falando isso pq acabei de mudar e quero presentes não, viu chéries??! rsrsrs)

Não precisa ser nada muito-muito. Um aromatizador de ambiente, um vinho ou até umas flores em vaso ou em buquê, que não custam caro, e são fáceis de comprar em cima da hora...

Vê se não vai dar uma coisa muito pessoal de decoração pra pessoa, a não ser que vc tenha CERTEZA ABSOLUTA que ela vai amar, pq vai que vc me aparece com um vaso horroroso e a pobre é obrigada a usar, né??!! rsrsrs

Ninguém vai achar ruim se vc esquecer (eu não acho), mas que é bacaninha pro dono da casa esse cuidado, é. Até pq, se ele te chamou prum open-house, e é meio neurótico como eu e a comadre Dani com receber, vai ficar horas arrumando a casa, aprontando as coisas, e vai ficar todo bobo de ter reconhecimento.


2) VASSOURA ATRÁS DA PORTA - Nem preciso falar nessa prática do tempo da vovó, que é de feia!!! rsrsrsrs

Se vc está com sono, e quer que a visita vá embora, não coloque a porra da vassoura atrás da porta! (vai que ela entra na cozinha e vê, que gafe!!)

Tem uma dica simples, que eu aprendi com os meninos do Queer Eye - para encerrar a noite com classe, e dar a deixa que já está tarde, pare de servir bebidas alcóolicas, e passe uma rodada de café.

Essa é a senha para encerrar a noite.
Viu? Agora quando vc for na casa de alguém, e lá pelas tantas passar a rodada de cafezinho, vc vai ter simancol e vai fazer bonito!! E não ser aquele mala que não vai embora de jeito algum!! rsrs

(PS: isso não vale se vc for tomar lanche ou café na casa da pessoa. Ou se for pro almoço e tiver café depois, tá? Isso é só pra final de noitada. Outra dica - se o anfitrião não pára de bocejar, ou está cochilando, ou já botou pijamas, VÁ EMBORA! rsrsrs. Parece piada, mas tem gente que não entende nem essas indiretas...rsrsrs)



3) ABRIR PRESENTES - se você ganhar um presente, seja de b-day ou whatever, ABRA IMEDIATAMENTE E NA FRENTE DA PESSOA.

É feio, muito feio ganhar alguma coisa, e não abrir, não dar à pessoa o gostinho de ver a sua cara ao descobrir o que é. E nem saber se vc gostou, blábláblá.

A única exceção à essa regra, é em festa de criança, que às vezes tá a maior confusão, a criança nem vai ver direito o presente, e ainda pode perder ou quebrar. Tudo bem a mãe deixar pra abrir depois.

Mesmo assim, agradeça enfaticamente, e pergunte ao menos o que é. Nada mais feio do que receber um presente e jogar numa pilha, sem nem ao menos ligar!!!


4) HORÁRIOS DE FESTA - isso dá pano pra manga.

Um horário pode arruinar uma festa. Vc tem de pensar sempre em todas as variáveis ao decidir horários.

Se seu evento não for um almoço, ou incluir um almoço, não coloque perto da hora do almoço, pois complica a vida das pessoas, ainda mais final de semana, que todo mundo acorda e almoça tarde.

Se seu evento não for um café da manhã, brunch, picnic, ou coisa assim (bem matutina), não marque domingo pela manhã, pq é sacanagem! E vai atrasar.

Eu sei que às vezes a festa está boa, e vc não quer "cantar o parabéns" logo, pra não desencadear uma debandada de gente.

Mas ficar deixando o parabéns muito pro final, depois de 39.974 horas de festa, é ruim pros não tão chegados, que só estão esperando o parabéns para poder ir embora.
O jeito de driblar isso, é avisar aos mais chegados que vai cortar o bolo, mas só por causa de fulano que quer ir embora logo e tal, e que gostaria que eles ficassem mais um pouco depois, se quiserem.

Se vc foi convidado pra um almoço às 2 da tarde, mas só pode chegar às 4, ou nem vá, ou deixe bem claro ao anfitrião que só vai poder ir depois, e que NÃO PRECISA ESPERÁ-LO PRA SERVIR. Em almoço e jantar, as pessoas esperam os convidados, e é muito feio deixar todo mundo com fome te esperando por horas!!

Ufa! Cansei! Isso é o comecinho do que eu acho. Tudo invencionices de Elise.
Escorregar, todo mundo escorrega. O que vale é a atenção em tentar fazer bonito da próxima vez, né?!
CONCORDOU COM TUDO, COMADRE?? RSRSR

11 comentários:

Josy disse...

Nossa, adorei todas essas dicas e vou me mudar daqui a 2 semanas para um novo apt. Rs
Ah, só uma coisa as vezes eu fico sem graça quando eu estou preparando um almoço ou jantar e os convidados chegam 30 minutos antes e isso faz com que eu fica nervosa pois quem prepara o jantar sou eu e o ruim é quando alguém fica dando opinião sobre o que você está fazendo. Isso me deixa puta da vida, parece que eu estou fazendo tudo errado.
Bjs Josy

Nathalia disse...

ai, sabe quenunca tinha pensado em tudo tão detalhadamente? pior, é que concordo com TUDO!
vou observar mais.. rs

Camila disse...

phina!

Carol disse...

Concordei com tudo, Elise!

E tem mais uma dica: se vc foi convidado para o open house de um amigo, lembre-se que a casa é nova, que a obra acabou de ser feita, e que você deve ter cuidado para não sujar ou quebrar alguma coisa.

Parece óbvio, mas no primeiro open house que fiz na minha casa para os amigos do Vini eles tocaram uma zona e mancharam minha parede de tanto encostar!

Carol disse...

Concordei com tudo, Elise!

E tem mais uma dica: se vc foi convidado para o open house de um amigo, lembre-se que a casa é nova, que a obra acabou de ser feita, e que você deve ter cuidado para não sujar ou quebrar alguma coisa.

Parece óbvio, mas no primeiro open house que fiz na minha casa para os amigos do Vini eles tocaram uma zona e mancharam minha parede de tanto encostar!

DaniClaudino disse...

Ok, ok, sou phina! Adoror receber! Adoro preparar a casa para os convidados (íntimos ou não)! Dou presentinho de open house, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssssss EU COLOCO VASSOURA ATRÁS DA PORTA!HUAAUHAUAUHAUAHUAHAU Pô! Tem um povinho que vai lá em casa que nunca quer ir embora, me cansa, não tem educação e blablablabla. Nunca tentei o lance do café, mas tenho certeza ABSOLUTA que não vão entender!! hahahaha Então, eu boto vassoura, siiiiiiiiiiiiiiim!!!! E não dá 10 minutos o povo sai correndo da minha casa! Rá! Funciona!! Mas é engraçado pq uma vez não funcionou e eu coloquei TODAS as vassouras e o rodo atrás da porta! Ninguém viu, tá?! hahahaha
beijo

Luíza Maria Hollanda de Mello @lulymello disse...

ameeeeei o post
bj bj bj bj bj bj bj

Jussara disse...

Hahaha, me diverti mto com esse post! Espero que saia a parte 2. Adorei o "até eu gosto" e o "porra, pode parar de ler, Poliana!", rsrs.
Não sei qual é o pior, mas isso de ficar esperando eternamente pra cantar o parabéns me cheira a "vamos esperar um pouco de gente ir embora pra sobrar mais bolo", rsrs. Detesto. Não sou ligada em doces fora da fase tepeêmica, mas adoro um bolo de festa. Daí quase sempre fico esperando a hora tão amada, que confesso, não é o parabéns, mas sim, o bolo, rs, só que nem sempre o bolo sai...rsrs. Tenho uma tia que é assim, e o pior é que qdo o bolo é fi-nal-men-te servido, é só um pedacinho (outra coisa que acho deselegante, servir pequeníssimas porções de algo que vai dar vontade de repetir por ter sido tão pequeno). É igual a quem serve só metade do copo de refrigerante; pra mim fica parecendo que a pessoa tá regulando bebida pra economizar, aff. Me lembra tb pessoas que em reuniões informais, onde cada um leva uma coisa, ficam de levar refrí, mas levam aqueles mais baratos, da linha C. Dá muita raiva!!
Confesso tb que já coloquei uma vassoura atrás da porta qdo era adolescente. Eu e uma amiga tínhamos encomendado uma pizza, mas chegou meu irmão com a insuportável da mulher dele e nós não queríamos dividir, rsrs(coisa de adolescentes famintas e levemente egoístas, já que não íamos mesmo comer a pizza inteira). Colocamos a vassoura atrás da porta e deu certo, rsrs.
Por falar nisso, tb adorei o "não coloque a porra da vassoura atrás da porta!", ahuahuahuahua.

PS: desculpe a avalanche de comentários, mas desde ontem estou com problema na barra de espaço e não conseguia teclar, pq ela é essencial. A gente só percebe qdo fica sem :D.

Paty disse...

adorei as dicas... posso acrescentar uma? se nao for abrir presente na frente da pessoa, mande um cartao de agradecimento. Recebi muitos presentes para a minha filha, ou as vezes nao da para abrir na frente por razoes X. Enviei cartoes de agradecimento para todo mundo.... no meu casamento fiz o mesmo. Acho que é uma gentileza para a pessoa que teve o trabalho de comprar um presente para voce.... bjs

Elise Machado disse...

Que bom que vcs gostaram!!
Ah, e adorei as sugestões adicionais tb!!!
Vai ter parte 2 sim, aguardem!!

Nice Oliveira disse...

Elise vc acabou me dando uma boa idéia.Os amigos do meu marido adoram aparecer por aqui sem serem convidados, e eles não tem simancol! Vassoura atras da porta ja!O melhor é que eles não conhecem isso mesmo rsrs.