quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EU NÃO SEI COMPRAR CARNE



Isso é uma coisa muito estranha.
Já reparou que tem algumas coisas na vida que ninguém te ensina? A gente acha que vai crescer, e tudo vai fazer sentido, alguém vai explicar tudo. Que nada.

Coisas de casa, como fazer  mercado e comprar carne, por exemplo. Se vc teve sorte, como eu, de ter uma mãe (ou vó ou tia) que te explicasse, que bom. Senão, quando tiver a própria casa vai aprender a duras penas que não se quebra o ovo direto na massa do bolo, porque pode estar estragado. E esse tipo de coisa.

Pois então; uma coisa que eu nunca aprendi foi em relação a CARNES.
Eu não curto muuuito carne; nem crua nem pronta. E como sem ligar. E também nunca ninguém me explicou as diferenças entre elas (e não é assim o tipo de assunto que surge no meio de uma cervejinha, rsrsr).

Eu sei que filé mignon é carne boa e macia. Eu sei que se usa picanha ou alcatra para churrasco (dependendo da sua grana). Sei que contra-filé é mais barato e quebra o galho pro dia a dia. E que capa de filé é melhor que lagarto pra carne assada, pois não fica seco.

E só.

Eu passo nas seções de carne dos supermercados, e fico olhando comprido praquelas outras carnes, que são tão mais baratinhas, e às vezes tão bonitas, e que devem ter uma serventia... E EU NÃO SEI QUAL É!

Chã, patinho, coxão mole e duro.... e por aí vai.
Tá bom que se eu tivesse grana, só comeria filé mignon, porque realmente sou chatinha com carne - tem que ser ultra-mega-zord-bem passada, derreter na boca e não ter nem sombra de gordura.
Maaas, como a vida não é assim....

Eu sempre disfarço e acabo comprando mais peixe ou frango ;)

14 comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Vai lá Elise, algumas dicas para você, que logo vão virar um post:
Também não sabia comprar carne e quando era casada e tinha um marido guloso (tanto que hoje está com quase 150kg), eu aprendi algumas coisinhas:
Bife: sempre fiz de contra-filé, para mim a melhor (exceto o filé mignon);
Carne moida: sempre patinho, compro um pedaço inteiro, mando limpas e depois peço para moer, aquelas de bandeja, never.
Carne para cozinhar: coxão duro, cozinha rápido, tem pouca gordura ou coisas para limpar e um formato charmisinho.
As outras, paleta, acém, maminha, fraldinha e outras inhas, só compro se a receita pedir.
Mas vou confessar uma coisa, prefiro frango e peixe como você, pois dificilmente erro para comprar.
;)

Hellyanna disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

esse post seria pro meu marido ver, pq eu entendo menos 0 do assunto.........

em compensação, o foffo bem fez um strognoff terça, de babar.......

fia eu num boto a mão em carne crua nem por decreto lei..... nojooooooooooooo

urgh!

bjs

renata959 disse...

Rááá! Elise, vc conhece muito mais do que eu, kkkk! Vanglorie-se!

Patinho sempre foi uma carne estranha pra mim. Qdo pequena, minha mãe pedia patinho no açougue e eu morria de pena do tal pato (sim, eu ingenuamente pensava que era um patinho morto, embora a forma fosse bem esquisita).

Pá e Acém são mistérios pra mim, juro! Ignoro solenemente qual parte do boi elas são.

O Filé mignon sei que é a bunda, hehehe! Não é tão saboroso como a picanha, mas é a parte mais macia.

E meus conhecimentos de açougue se resumem a isso. Ponto!

Assim como vc, tbm compro muito peixe, pq é só temperar e jogar no forno que fica beleza. E sobre o frango, decobri um que é maravilha, o Lemon Pepper da Bassi. Conhece??? Já vem congelado e temperado. Só levar ao forno, virar de vez em qdo e tá pronto. Facim, facim...

Esse post me lembrou um episódio da minha infancia. Uma vez, qdo eu tinha uns 7 ou 8 anos alguem trouxe uma galinha pra minha mãe fazer ao molho pardo. Minha irmã, meu irmão e eu nos compadecemos com a morte iminente da bichinha e escondemos ela na máquina de costura. Só foi encontrada no dia seguinte. E, claro, ninguem conseguiu comê-la no jantar!

Enfim, esse testamento todo foi só pra vc não se sentir mal achando que é a única. Eu tbm não conheço PN de carne de açougue.
Bjs!

Mari disse...

ADOREEEEEI !!

pra mim foi um dos melhores posts,muuuito do cotidianoooo...

ri bastante aqui...

E pra concordar mais uma vez, como tbm não sie nomes de carnes, qdo chego no açougue eu pergunto pro moço: "- Por favor uma carne macia !" E ele pergunta "- Pra fazer o que moça ? churrasco, bife, cozinhar ? " rs E ai começa a nossa conversaaaaa

E esse é meu entendimentooo... rs

Beijas Amooooor !

Eline disse...

OH GOD! Elise, nunca pensei nisso...to desesperada.... eu também não sei comprar carne, nem esse básico que tu falou, aprendi agora lendo teu blog...hauhauahua...eu sou um fiaaaaaaaaaasco na cozinha :/

Priscila disse...

No meu caso, só compro carnes baratinhas... por exemplo pra fazer refogada com batata, cenoura, pimentão eu uso acem, adoro! Bjs

Renata Mel disse...

Elise, estou me acabando de rir...

Estava agora pouco no telefone com a minha sogra, ela estava falando que no fim de semana vai fazer carne recheada e que é para eu e marido irmos lá almoçar. Eu na verdade não gosto de carne, mas disse a ela que vou mesmo pois o Julio disse esses dias que vai acabar virando um frango, de tanto que come!!!

Eu compro só contra filé e ponto. Sério! Não faço churrasco pois moro em apartamento, como não entendo do resto é só o contra filé. Cortado em bifé e inteiro; Faço até sopa com o contra filé!!!

O bom é que com as dicas dos comentários deu para aprender bastante coisa e de repente agora eu decubro para que serve o acem, pá, lagarto e essas coisas!!! rs

Beijos

Roberta Mello disse...

Elise, vc saca pacas de carne!! Eu adoro ficar olhando no mercado a mulherada pegando todas aquelas carnes com uma desenvoltura de dar inveja, sei que carne moída é perfeita para fazer carne moída kkkkk, que filé mignon é de primeira e picanha e maminha se assa. E é só!! Cardápio lá em casa não é muito variado kkkk, beijos e adorei!! Finalmente me senti normaaalll!!

O Gato do Balaio disse...

Estou dando consultoria, quem quiser é só perguntar kkkkk
Não é só questão de qual carne, é tb de ver qual é a melhor no dia e o preço.
Baby beef assume o lugar do mignon facilmente e na maioria das vezes tem preço melhor ( sabor tb ).
Carne de panela ( em pedaços ) pode ser feita com acém ou paleta, mas mande limpar bem.
fraldinha é uma carne maravilhosa, com pouco teor de gordura e pode ser usada no churrasco ( bom churrasqueiro senão fica dura ) ou fazer no forno ou inteira na pressão, tenho umas 3 receitas que valem a pena.
Maminha é excelente assada no forno ou inteira na pressão.
Moída pode ser patinho ( que tb dá p/ fazer bife ) ou acém se estiver limpo.
Peixinho ( carne ) dá p/ fazer na pressão.
Costela é uma delícia, pressão de novo.
Enfim, estas são só algumas e eu sou carnívora!

Carol Demunno disse...

Haha
Eu fui aprendendo sobre carnes um pouco na marra, já que morando sozinha e total carnivora, não dá p/ viver de comida pronta, então vou experimentando as carnes e testando algumas receitas.
Outras vezes peço ajuda p/ meu pai q entende muito mais do assunto!
Mas já assumo que sou fã da picanha ou p/ churrasco ou feita no forno (maravilhosa picanha no sal! Macia, suculenta e sem a menor gordura!), a carne moída q só como em casa (sou chata - carne reciclada de restaurante q no dia seguinte vira picadinho não rola!), a alcatra e o baby beef(como bife dãh) e tipo costela, só feita em casa tb, pq fica bem limpinha...rsrsrs e detesto lagarto assado pq sempre fica meio ressecadinho...
Agora por a mão na carne, não tenho nojo naum....acho q tenho mais nojinho de peixe...ugh!
Hahahaha...enfim, me diverti lendo mais esse seu post Elise!
Bjs

Ellen Giese disse...

Eu também sou outra ignorante no assunto. Chego no açougueiro e peço bifes e falo para ele escolher o corte e tudo mais. Não tenho idéia. O pior é ver a cara dos otros na fila me olhando como seu e fosse um ET... Beijos!!

Jackie disse...

Metade do tempo no supermecado passo no balcão das carnes, tocando aquelas carnes e torcendo para que elas entrem em contato comigo...rsrsrsrrs. Em geral fico sem levar, o que por um lado é bom porque então carne só comemos em restaurantes. Pensei que somente eu fosse assim, aleluia!

Luciana Leal disse...

Eu também não sei comprar carne. Só compro no Zona Sul um tal de corte d´oro que é uma carte cortada à mão, especialmente para pessoas mongas como eu, que não sabem limpar carne em casa.É mais cara, e por esse motivo, eu como muito mais peito de frango do que carne vermelha.
Enfim, Elise, a pessoa aqui consegue dissecar um cadáver, mas não sabe limpar um filé...

PAULA disse...

Vc ainda sabe um pouco mais do que eu!!! Aqui em casa eu cozinho sempre frango, quando meu marido cozinha é sempre carne. Previsíveis né? rsrs