quarta-feira, 31 de março de 2010

OS LIVROS DA MINHA VIDA


Vira e mexe alguém pergunta o que eu estou lendo, ou pede indicação de alguma coisa para ler. Eu acho complicado, sabe por quê? Primeiro que gosto é muito pessoal. Depende também do que você está a fim de ler no momento (mesmo quem gosta de terror, às vezes está no espírito de ler um drama).
E depois, gostar de um livro ou não depende muito do nosso momento. O livro vai nos afetar de forma diferente de acordo com nosso momento.

De qualquer forma, resolvi reunir umas (poucas) indicações aqui. Digo poucas porque essas são as do meu estado de espírito de hoje; pode ser que amanhã eu sugerisse outra coisa, sacou?

Um livro que me marcou muito foi "O apanhador no campo de centeio". Eu li em uma época em que ainda não lia em inglês, e estava muito confusa e perdida. E me identifiquei pacas com o personagem principal. O livro não tem um plot assim super definido - fala sobre o ato nos tornarmos quem somos, e da estranheza que tudo nos causa.




Sem querer ser preconceituosa, mas quem só lê o último best seller do momento está perdendo muito de experiência! Eu acho que todo mundo deveria intercalar suas leituras com alguns clássicos, ou melhor, livros atemporais.

Eles são a raíz de quase tudo. E ler sem tê-los lido antes é talvez como tentar fazer equação de segundo grau sem ter aprendido a somar antes, sacou? Alguns são densos demais, específicos demais. Alguns só agradam aqueles que estudam literatura mesmo. Outros são avançados (como James Joyce), mas alguns são muito agradáveis!


Se você procura um romance vitoriano, leia "Jane Eyre". Ele retrata a vida de uma preceptora (cargo muito comum nesse tipo de sociedade), e é romance puro!



Ainda sobre romances vitorianos: "Mulherzinhas" (Little Women) é também um bom retrato da época, e muito muito sensível.



E já que todo mundo anda tão fã de BBB (aff!), por que não ler George Orwell??
Confesso que "1984" (livro que inspirou o nome do programa; vc sabia, né?) não é meu preferido - eu A-M-O  "A revolução dos bichos" ("Animal Farm")


Esse é outro livro que marcou minha vida, me fez ver o ser humano como ele é verdadeiramente....


Aí a gente chega nos de terror, meus favoritos! hehe
Eu poderia indicar alguma coisa clássica como Edgar A. Poe, mas.... nhé. Não agrada a todos.

Começo por Stephen King. Eu tenho 1 milhão de ressalvas em relação a ele! Acho que ele escreve obras primas e mas também grandes batatadas! Extremos mesmo!

Um dos meus preferidos é "O iluminado". Vc viu o filme? Pode esquecer. O enredo até é o mesmo, mas esse REALMENTE me fez medo!

Outro que gosto muito dele é "Jogo perigoso", que não tem nada de sobrenatural, é terror totalmente psicológico, onde acho que ele é melhor.


Depois passamos pra Anne Rice. E aí complica!
Porque eu li quase tudo, e gosto de quase tudo! Se vc gosta de vampiros, vai se fazer aqui. Minha paixão incondicional por New Orleans começou aqui!

Só que a maioria dos livros é sequencial; é difícil indicar um só! Anne Rice pode ser chata por ser detalhista demais; às vezes me cansa.

Entre as séries favoritas estão as Crônicas Vampirescas, claro, onde figura meu amado Lestat!
De todas as crônicas, um dos meus favoritos é "Memnoch", onde o diabo em pessoa vem conversar com Lestat. Ah, o Lestat de verdade não tem nada a ver com o Tom Cruise no Entrevista com o vampiro, ok? Pelo menos eu não acho...acho ele muito mais interessante e apaixonante!

Outro autor favorito e bem moderno, é o Dean Koontz.

Seus livros são mais de suspense, mas tudo com pitadas lógicas. E ele adora um final feliz!

Tudo bem leve. Dentre tantos, indico "Intensidade", que não é nada sobrenatural, mas te deixa ansioso e grudado pra saber o que vai acontecer em seguida.



Voltando aos vampiros.
Depois de amar True Blood na tv, fui procurar os livros que deram origem à série. E descobri a série da Sookie da Charlaine Harris. Já li 9 dos livros e mal posso esperar pra ler o resto.

Sexo, vampiros e roc'n roll! Sentiu falta de cenas de sexo em "Crepúsculo"? Bom, isso não é problema nos livros da Sookie...rsrsrs
O primeiro não é o melhor, mas depois a série fica o bicho! E se passa tb na Louisiana, como não amar????



Cansou dos vampiros?
E que tal lobisomens???

E que tal uma autora que escreve a partir do ponto de vista feminino, com heroínas femininas em um mundo sobrenatural? Essa é a escritora canadense Kelley Armstrong!
"Fome de loba" é o primeiro e único traduzido por enquanto. E nem é o melhor da série. Estou no quarto livro e adorando!



E terror nacional? Tem??

Tem! Tem André Vianco, que faz um terror muito honesto e cheio de vampiros em "Bento".
Ele começou com os vampiros em "Os sete", mas acho "Bento" mais maduro e  melhor desenvolvido.



E indo a outro extremo, e esquecendo os de terror.
Aventura!

Eu gosto de biografias e histórias reais tb. A história da Família Schurmann, que largou tudo e passou 10 anos em um barco é muito muito legal!

Hoje já li todos os livros deles, e acompanho as aventuras da família sem pre que dá.

Bom, cansei! O post ficou giga, e nem comecei a falar dos livros.
Espero que mate a vontade por um tempo. Maela, esse é pra vc! ;)

Se esses são os meus livros favoritos? Os que eu prefiro?
Bom, hoje são; pode ser que amanhã mude ;)

8 comentários:

jefhcardoso disse...

Gosto muito de ler, mas confesso que não sou dada à leitura de suspense e terror. De todos os livros que você apresentou, o unico que li recentemente foi a Revolução de Bichos, o qual gostei muito.
Beijos. Dulcinéia del Toboso SSC divulgando
http://jefhcardoso.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei este post Elise!!
Amo livros!!Dessa tua listagem eu já li "O Apanhador No Campo de Centeio","Jane Eyre",Jogo Perigoso,vários da Anne Rice (adoro vampiros!!)!

Leio de tudo! Também li os polêmicos livros de Dan Brown.

Acredita que eu li até o Alcorão! Pois é, ganhei de presente no meu aniversario de um amigo muçulmano e amei a leitura!
Beijos, cherie!
Cristiane Gayer

Renata Mel disse...

Nossa Elise, amei o post!

E melhor (ou pior, sei lá) agora eu tenho tempo de sobra para ler, já que saí do meu emprego pois vou me mudar para outro município devido ao emprego do marido. Vou ficar em casa um tempo e aproveitar para ler as suas indicações (menos os de terror-medo!)

O Apanhador também é um livro super importante para mim! E o 1984, nossa, tb mudou muito minha visão. A um tempo atrás vc me indicou o "A revolução dos bichos" e eu comprei tb, só falta ler.
Os da Saga True Blood tb estão na minha lista por sua causa!

Vc leu os livros da Jane Austen? De qual gostou mais?

Beijos

simone disse...

livros pra "aborrescentes" tem algum pra indicar?
esses de vampiros são bem aceitos por eles?
minha filha até q gosta de ler ,mas o livro tem que ser muito bom se não ela para na metade ou até nas primeiras páginas.
bjus

Adriana Pereira disse...

Revolução dos Bichos é fantástico!!! Tenho vontade de ler "O apanhador...", mas nunca comprei, não sei porque. E "Mulherzinhas" tb, quero muito ler, mas falta tempo.
Beijos

Olly disse...

Elise, vc já leu A Chave de sarah? Eu li e amei. è mto bom. O que terminei antes, castelo de vIdro, bárbaro tbm. E estou lendo atualmente o último trem para Istambul....
valem a pena. Ah tem um que eu amo, água para elefantes, demais tbm...

fica dica.

beijos, Olly

camila disse...

Achei legal vc ter falado do Stephen King, Iluminado é realmente bom mas eu li um a algum tempo atras, um classico sabe... chama Trocas macabras... fantasticooo a historia te prende de tal foma, sabe aqueles livros que vc nao consegue parar. Se tiver procurando o melhor estilo de terror um dia, fica ai uma dica!!!

beijao, adorei o post! Obrigada!

Maela disse...

Vc sabe que te amo né???
Super obrigada pelo post.
Alguns já conhecia ( sinto o mesmo por Stephen King ), amo a revolução dos bichos, li Ane Rice de montão e não conhecia Kelley Armstrong ( vou começar por aí ).
Estou lendo Mediadora, super adolescente, mas... sei lá!
E lendo o 7º de Charlaine Harris!
E o nacional eu tentei 2 livros deste autor e achei meia boca.
Beijos mil
PS Compra o suplemento