quarta-feira, 12 de maio de 2010

CRÍTICAS VELADAS


Sabe o que é terrível? Uma crítica velada. Dita em
tom de brincadeira. Prefiro mil vezes as agressões não dissimuladas...

Eu acho que uma crítica velada é um ato profundo de covardia. Ela não dá o direito do criticado se defender. Porque se ele se ofende, ou retruca, é acusado de ter "entendido mal". É acusado de não entender brincadeira. A pessoa tira o corpo fora, e não precisa assumir a crítica que fez.

Cruel, hein?

Tem pessoas que, por sua tranquilidade, são mais vítimas desse tipo de crítica. Parece até que atraem. E tem pessoas que você nitidamente percebe que só expressam desagrado, ou até inveja, através de uma "brincadeira" inocente.

Isso acontece muito comigo. E pior é que eu NUNCA NUNCA sei como reagir.

Sabe como é? Podem ser até pequenas coisas. Você coloca um esmalte preto, e a pessoa engraçadinha pergunta como que inocentemente: "prendeu o dedo na porta?". Ela acha o esmalte preto feio, ela não entende (talvez seja mais velha do que você, uma tia), mas ela não diz claramente. Ela diz sorrindo. Com ar de superioridade.

Uma que eu sempre escuto. Tem uma pessoa na minha família que não gosta de tatuagens. O que uma pessoa NORMAL, de bom senso, faria? Ora bolas - não faria uma tatuagem, e deixaria em paz quem faz! A minha máxima é: NÃO TEM NADA DE BOM A DIZER, NÃO DIGA NADA!

Mas não. Sempre que ela me encontra (ou encontrava), mexia: "acho que você está rabiscada". E nem sorria nem nada. Te deixa numa sinuca de bico, pois como ela disse desse jeito, não cabe você se defender, mandar ela catar coquinho ou coisa que valha.

Não sei vocês, mas eu sempre fico com um sorriso amarelo e puta da vida nessas situações....

Tem uma outra que adoooooora dizer que eu sempre invento um monte de coisas ao mesmo tempo. E nunca levo adiante (já falei sobre isso aqui: que conceito surreal é esse de levar adiante? Pra esse tipo de pessoa, você só pode fazer aula de dança se quiser se tornar a primeira bailarina do Municipal. Pff! Fazer só por fazer, for fun, é fora de cogitação). Essa pessoa tem um recalque tremendo, porque a vida dela é uma bosta, e ela nunca faz nada divertido, mas beleza.

E qualquer oportunidade que ela tem, ela toca no assunto. Brincando. Com um risinho superior na cara. Quando, há alguns natais, o B me deu um violino de presente, e ela viu o violino na minha casa, perguntou rindo: "vai fazer o quê com ele... mais uma coisa pra pendurar na parede?". Mermão, vou enfiar no cú! O violino é meu - se eu quiser tocar, eu toco, se eu quiser queimar, eu queimo. E foda-se!

E essas pessoas AAAAAAMAM te lembrar pra sempre de alguma mancada que você deu. Nunca te deixam esquecer. Nem ninguéme squecer. Tudo em tom de brincadeira, claro.

Como diria a Bridget Jones, essas pessoas são como águas-vivas - você tá bem lá nadando, e ela parece inofensiva, quando de repente... ZÁZ,  você toma uma queimada! 

E aí, mais alguém tem umas águas-vivas de estimação?? rsrs

28 comentários:

Rosana Cecilia disse...

Eu também atraio esse tipo de gente, e também não sei o que dizer, fico com cara de idiota. O pior é que nem sempre dá para evitar encontrar essas criaturas, tipo quando é da família e vizinhos.Mas o que eu queria mesmo era saber me defender dessas ¨águas-vivas¨.

Bjo!

Angela Natel disse...

Hoje me vejo cercada de águas-vivas. Inacreditável. A cada dia me surpreendo com os falsos amigos, as indiretas, os preconceitos, os rótulos. Ui, dá vontade de vomitar.

Jô Sousa disse...

Aí Elise adorei...quem não tem essas praguinhas na vida né.. dá uma raiva... uma vontade de mandar ir tudo 'pro c......'... e agente não, aguenta e fica na politica da boa vizinhança...

Silvia Maria disse...

É verdade... falta do que fazer.
Dá vontade de mandar tomar no cu, perguntar "e o kiko?"...
Aff!
Bjks

Unknown disse...

Eu tenho...mas duas são da minha família (agregadas mas são) e estão doidinhas para que eu engravide, e como eu sempre digo que engravidarei quando estiver firme em um trabalho, pois não aguentarei ser do-lar-grávida-parada-em-casa, os seres vivem falando que saio dos trabalhos para não engravidar...Ou tipo: "nossa vc não para em um trabalho", meio que na irônia...Isso na Psicologia se chama agressivo-passivo odeio esse tipo de gente. Se vc reage, vc é grossa, se não reage vc se sente uma banana. Acho que a melhor maneira de lidar com esse tipo de gente é simplesmente ignorá-las,ou pelo menos fingir que está ignorando. Pois o objetivo delas é abalar e se vc não se mostra afetada acabou a graça para elas.

Anônimo disse...

Então, todo mundo sabe que eu sou explosiva, então ninguém nunca diz nada dessas coisas pra mim porque sabe que vai ouvir eu mandar tomar no cu, olha só...
Toda minha família me rotula que "eu não sei brincar" e que "eu não levo nada na esportiva", fodam-se todos, fodam-se todos!
O fato é que ninguém paga as minhas contas, ninguém tá na minha pele, então ninguém tem nada a ver com minha vida.
Quantos aos vizinhos, a diarista, o escambau a quatro, dou um corte, uma vez, muito bem dado e pronto, nunca mais me incomodam!
Beijinhos!

Gabriela disse...

Querida tem muitas dessas águas-vivas na minha vida,mas como sou uma pessoa totalmente excrota e explosiva,mando logo"É da sua conta?"O q vc tem a ver com isso"
E pronto!

Unknown disse...

Pois é, como vocês também possuo "águas vivas" na minha vida, tanto do tipo familiar, como falsos amigos. E o que me deixa em um certo estado de choque é chegar a conclusão que aquela pessoa não é tua amiga, no fundo ela quer te ver na merda mesmo. Não te acrescenta nada, nunca acrescentou, e vc fica com cara de trouxa por não ter percebido antes...
Também tenho tatuagem, e o que eu mais escuto é: "só quero ver quando tu ficar velha, vai ser rídiculo isto ai" E vão para o inferno!
Bjs dear

Anônimo disse...

Cruzes, menina! Dá uma sapatada nessas águas-vivas e as exclua do seu convívio! Vc não estará perdendo nada! Eu garanto.
Beijos. Mari.

Nathalia FYC disse...

No bom e gostoso português: isso é um cu!

Eu fico revoltada com gente assim, viu? Tem uma pessoa q vira e mexe o namorado vem me dizer o q ela acha de mim e do que ando fazendo... TOMÁ NO CU, né?

Pq eu NUNCA nem olhei pra cara dela, não sei nada além do nome dela, entende? então, eu pergunto: pra que um ser desses quer saber e opinar sobra a minha vida?

Se temos uma ligação por um pessoa em comum, que é PASSADO pra mim, ela que viva esse presente e o deixe esquecer o que passou também, certo?

Usa a internet pra opinar irritantemente sobre tudo o que faço! Tenho um blog de moda, o FYC, e uso o twitter e outras ferramentas como qualquer outra pessoa, mas a desgraçada teima em achar q é tudo cópia. Tipos, ela inventou a porra da internet, o caralho do twitter e a puta qua a pariu da onda de blogs de moda? NO CU!

ufa... adorei isso!
deu p intender q concordo com vc? hahaha

Renata Mel disse...

Eu tenho algumas águas-vivas desse tipo... O pior é que as vezes nem se pode fazê-las sumir. Se for da sua família dá para mandar a merda. Se for trabalho não... E tipo, se elas forem da família do marido? Sendo da deles, sempre existirão situações, como em campo neutro (casa de outros familiares, por exemplo) que vcs se encontrarão e elas tentarão te dar uma queimada.

É por isso que muita gente me acha antipática. Eu mando logo pra puta que pariu e pronto, na próxima vai pensar 2 x antes de falar!

Jackie disse...

Acho que todo mundo tem sua cota desses seres, mas aprendi ao longo do tempo(depois de muitas lágrimas e explosões, que não levam a nada, apenas a mais aborrecimentos)que eles são assim e sempre serão assim e nada os fará mudar, seja pela estupidez, pequenice ou pelo prazer de fazer pequenas maldades. Depois que entendi isso, se é uma pessoa que tenho que conviver esporadicamente, mas não é importante quando acontece a gracinha, eu faço cara de paisagem e com essa mesma cara digo sorrindo, puxa vc é tão engraçada! No geral elas ficam sem graça mesmo! E qdo são pessoas que eu me importo e gosto (sim, muitas vezes são) eu com a mesma cara de paisagem pergunto, como assim, não entendi, vc está querendo me dizer alguma coisa? Normalmente só fazem conosco, o que permitimos. Abusos? No way!

bj

ÂME PASSIONNÉE disse...

Elise,

és uma foffa, e tão inteligente

ja ouviu falar em ignorar??????????

ignore meu bem, inveja é um marco das pessoas sem estilo próprio.....

bjs

*Lisette* disse...

Nossa Elise, muito obrigada por seus textos..sigo seu blog diariamente e tenho que confessar que me anima a trabalhar...rsrsrs

Eu tb sempre sou taxada que não sabe brincar,não aguento essas pessoas que se acham superiores.....afff é horrível..é melhor ser taxa de nervosa do que aturar gente mala...

Beijos

Caroline® disse...

Eu devolvo a queimada, com a mesma ironia e sarcasmo. Não dizem que a melhor defesa é o ataque? Por isso, depois de engolir muitos sapos, hoje eu sempre tenho a resposta ideal na ponta da língua.

Camila Monteiro disse...

Conheço muitas agua viva camulfada... e acho que a Caroline ta certa, devolva todas as queimadas... como dizia o SHREK... antes pra fora do que pra dentro... hahahaha.
O pior é que sempre que vc se empenha mais, se envolve mais ai que aparecem essas criaturas pra te derrubar um pouquinho. É normal, só estao com inveja!

Carol Demunno disse...

Essas águas-vivas são uma combinação de gente covarde, sem ter o que fazer, que se presta a gongar os outros e tirar o foco dos próprios defeitos...
Ignore Elise! Ñ dá bola pra torcida ñ e se preocupa com aqueles que gostam de vc! OU então, se ñ dá pra ignorar mesmo, devolve com a melhor ironia, sarcasmo, humor negro. Vc escolhe...rsrsrs
Infelizmente esse tipo de gente está presente na vida de todo mundo...
Bjs

Carol Demunno disse...

Essas águas-vivas são uma combinação de gente covarde, sem ter o que fazer, que se presta a gongar os outros e tirar o foco dos próprios defeitos...
Ignore Elise! Ñ dá bola pra torcida ñ e se preocupa com aqueles que gostam de vc! OU então, se ñ dá pra ignorar mesmo, devolve com a melhor ironia, sarcasmo, humor negro. Vc escolhe...rsrsrs
Infelizmente esse tipo de gente está presente na vida de todo mundo...
Bjs

Anônimo disse...

Cherie,eu também tenho esses espécimes na minha familia. Mas, procuro nunca deixar que percebam que me afetaram, sempre demonstro estar bem feliz e não entendo o que elas estão querendo dizer,acabo devolvendo o veneno a elas mesmo. Vejo a cara de superioridade do inicio ir se transformando em raiva nelas mesmas. Já me chateei muito com essas coisas, e as vezes ficava mal e as nojentas viam que tinham conseguido o objetivo,mas agora aprendi a me defender. E até mesmo quando "forço" essas pessoas a serem claras nas suas criticas, aí eu posso dar a paulada que estavam precisando!
Beijos!!
Cristiane G.

Adrielle Anschau disse...

Meu Deus!!! Como existe gente sem Semancol!! Acho que em todo canto do Mundo deve ter um, é igual anjo da guarda,, cada um tem o seu (as vezes até mais de um hehehe). Aqui tenho isso também em vários sentidos da minha vida... começa por eu ter um jeito meio "moleque" de ser e treinar Taekwondo, então muita gente vem dizendo que é coisa de homem, que eu tinha que ser mais feminina, que eu não cresci mais pq fiz esporte de impacto desde pequena (tenho 1,61 de altura)... dps fui fazer engenharia mas no momento não trabalho com isso então tem os reclamões de pra que fazer uma facul dificil se nao vai trabalha com isso... e o mais novo tema pra discossões: Não vai casa? No papel, na igreja??? É que em Dezembro do ano passado fui morar junto com meu namorado, compramos uma casa e nos mudamos e a familia e até alguns amigos pegam no pé pq nao estamos casado... mas e daí se nao casei porra, problema meu né?! Nao tava afim de gasta grana com festa e papelada enquanto podia usar esse din din pra investi na minha casinha e outras coisas mais legais!!

Sam... disse...

um gato elise, um gato... pra TOOOODAS as águas vivas... pra cuidarem das 7 porras de vidas do gato e largar de cuidar da sua...rs

Bjas, adoooooro qdo vc está desbocada!!!! Sua acidez é ó-ti-ma!!!!!!!

*Lisette* disse...

Nossa Elise, muito obrigada por seus textos..sigo seu blog diariamente e tenho que confessar que me anima a trabalhar...rsrsrs

Eu tb sempre sou taxada que não sabe brincar,não aguento essas pessoas que se acham superiores.....afff é horrível..é melhor ser taxa de nervosa do que aturar gente mala...

Beijos

Ruiva disse...

Toda vez que você escreve sobre como fica puta quando fazem isso com vc, quase morro de dó. Acho que porque geralmente tenho respostas que deixam a pessoa mais sem graça do que eu fico com o comentário sem noção, dá vontade de te dizer váaaaaarias coisinhas mal criadas, mas engraçadas, pra vc responder a essa gente.

Beijos, bonita.

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKK, acho que sempre tem alguém que acha que pode emitir oponião, mesmo que vc não tenha nem mencionado pedir!!
Menina, tem um bocado desses chatos que fala sobre as minhas tatuagens como "rabiscos", num sentido bem pejorativo mesmo!! Acho graça... Uma vez uma amiga da minha cunhada disse, na frente de umas pessoas que não tinha gostado do meu perfume... Dessa vez não aguentei e soltei: "Problema seu, não te perguntei nada"... Adorei a cara de bunda que ela fez, foi a minha vitória...

Bj

Elise Machado disse...

Morrendo de inveja de vocÊs que sabem o que responder, chéries!
Beijas.

Carola disse...

Puxa! só esbarro em gente assim! e é bem o que vc falou mesmo, uma questão de recalque, e o pior é saber que mãe, tia e irmã agem dessa forma. Uma puta inveja!
E eu tmb não sei responder, sou uma mosca morta pra isso..rsrs, fico me remoendo depois, deveria ter dado essa resposta, mas o tempo passa e eu nada faço! só aguento!
Um dia isso vai mudar e vou mandar todo mundo sabe pra onde neah!

SÃO POUQUÍSSIMAS AS PESSOAS QUE FICAM FELIZES COM A SUA FELICIDADE!
A MAIORIA DAS PESSOAS É INCOMPETENTE E INVEJOSA!


beijosss

Unknown disse...

Elise, minha querida!!!Adoro o blog!!Qdo vi este post não me contive...é uma situação mega-corriqueira com todo mundo e eu ficava como vc: sem graça. Sabe o que vai mudar sua vida??Fazer o mesmo!!!Funciona assim, sua tia fala com cara séria q vc está rabiscada e vc vira e fala, nossa tia, como vc é repetitiva, e sorri lindamente. É INFALÍVEL!!!!Afasta gente sem noção. Daqui p frente, vc paga na mesma moeda. Se te fizerem uma piada infame, faz outra e sorri sarcasticamente...O violino vai ficar na parede??Pelo menos meu marido é atencioso e me dá as coisas que eu quero,até p pendurar na parede!E SORRI!O mundo passou a me respeitar depois de tomar atitudes assim!!rsrsr
bjaoooooooooooo

O Gato do Balaio disse...

to eu aqui de zumbi....
me lembrou minha sócia, nunca a fdp elogia, olha com cara de azeda para minnha roupas e diz - esquisita a sua blusa!
A minha vontade é de dizer
- Melhor que ser esquisita como a sua cara, que nem com roupa nova tem conserto!
Ela olhou para meu esmalte e disse que a cor ( verde ) parecia diarréia, no mesmo dia e na frente dela, 3 moças com quem trabalho elogiaram!
Minha água viva diária