quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PORRA GENI, PÁRA DE BANCAR A BOLA DE SEBO!

(capa de "Bola de sebo", de Guy De Maupassant)



(...) É a rainha dos detentos,
Das loucas, dos lazarentos,
Dos moleques do internato.
E também vai amiúde
Co'os os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir.
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir: "Joga pedra na Geni!
Joga pedra na Geni!
Ela é feita pra apanhar!
Ela é boa de cuspir! (...)
- Geni e o Zepelin, Chico Buarque

Esse post tá chato pra caramba, é de TPM, de deprê e você nem vai rir com ele. Estou te avisando logo, pra você que está feliz poder pulá-lo sem dó, e não se contaminar.

Deixa eu contar uma historinha. Você já leu "Bola de sebo", de Guy De Maupassant? Finge que não, que eu vou resumir (resumão meeesmo) pra você. Bola de sebo era o nome da prostituta da história, que deu origem à Geni de Chico.

França, todos fugindo da guerra, e algumas pessoas "de bem" tem que se conformar em fugir junto de Bola de sebo, a prostituta gordinha e de bom coração. Eles a tratam mal, a ignoram, se fazem de superiores o tempo todo. Só que. Em dado momento da viagem eles ficam sem comida. E descobre-se que Bola de sebo tem comida com ela. Claro que todos começam a falar com ela, a tratá-la bem e de igual pra igual. Bolinha, de bom coração, divide com prazer a comida com eles.
A viagem prossegue, as pessoas já de barriga cheia se esquecem da generosidade de Bola, e começam novamente a maltratá-la e ignorá-la. Mas é claro que há de novo uma reviravolta - eles são parados por malfeitores, e ameaçados de morte. A única coisa que pode livrá-los, segundo o malvadão, é se Bola dormir com um deles.
E, de novo, as pessoas não hesitam em tentar se aproveitar da bondade da prostituta, que em momento algum também hesita em ajudar.

Ok, fim da história (não é, mas eu cheguei a meu ponto).

Sabe o que isso significa?

A sua mãe te diz quando você é pequena que você deve ser boazinha. As heroínas dos seus filmes favoritos são boazinhas e sempre são felizes no final. Nos contos de fadas, as mocinhas mais boazinhas, de bom coração, são aquelas que no fim tem as injustiças feitas contra elas reparadas.
AHÃN!
Pois te digo - É TUDO MENTIRA!

Sabe o que você ganha por ser bonzinho? Um cabo de vassoura enfiado no seu rabo! As pessoas vão sapatear em cima de você, limpar seus pés em você. Te fazer de chacota.
Todas as vezes em que eu agi com a melhor das boas intenções... . Toma!
Eu cresci assim - sempre baixando a cabeça, sempre tentando ser legal. E sempre só me fodendo. Comecei de verdade a viver quando aprendi a dizer "NÃO", quando aprendi a não me importar, quando aprendi a pensar em mim primeiro.

Olha a sua volta! Todos os filhos da mãe se dão bem! Saem impunes! Não dá uma vontade monstro de ser mau? Bem mau? Ou bem canalha, pelo menos???
Ok, mesmo estando deprê e mals, é meio contra meus princípios fazer um post dizendo pras pessoas serem más, rsrs.
Mas que pelo menos não sejam tão BOAS! Tão BOBAS!

Seja mais esperto!
Eu quero ser mais esperta. Quero parar de ser a Bola de Sebo. Quero FODER com a vida de alguém, pra variar.
Cuidado com as boas intenções que você tem - as pessoas NÃO vão ver, nem reconhecer, nem dar valor. Se derem, daqui a 5 minutos, elas esquecem.

Sabe o que aconteceu com as garotas boazinhas HISTÓRICAS? NADA. Sabe por quê? Porque a história praticamente só se lembra das garotas MÁS!
Quantas pessoas egoístas estão bem de vida, que você conheça? Mas a Madre Teresa de Calcutá morreu pobre, e mal pra caceta! Rá.

Não precisa ter um CORAÇÃO PELUDO, ok, mas também não seja trouxa! Não acredite tanto nas pessoas. Não deixe que te façam de bobo.
Palavra de uma boboca de marca maior aqui!

Você acha que não se envolvendo em problemas, você não vai ter problemas?
Que nada!
A lambada vem tão rápido e tão forte, que você nem vê de onde vem! Emocionalmente, profissionalmente...

E quando você confia na pessoa é ainda pior.
Gentes, é o que eu digo - confiar PRA QUÊ??
Você confia na sua mãe, seu pai, irmãos, amigos, esposa, filhos, colegas de trabalho...? ESQUECE!
Todos, e praticamente QUALQUER UM pode te sacanear em um piscar de olhos, bastando pra isso ele achar que tem um motivo plausível. Plausível na cabeça dele, mas tudo bem, porque as pessoas estão sempre concentradas só na própria versão da verdade, certo?
Querer entender o ponto de vista do outro, nãããão!
A gente julga, condena e executa rápido e sem dó! Lei marcial mesmo.

Sempre odiei Vinícius e o seu "Infinito enquanto dure". Achava a epítome da falta de romance. Pois taí Vinícius, dou minha mão à palmatória - você tinha razão!
Seu relacionamento SUPERBOM com alguém (seja fraterno, de amizade, o que seja) dura... HOJE! Corre e curte enquanto dura, mermão! Porque pode durar menos do que você espera.

É um tal de irmão processando irmão, casais apaixonados que mandam se matar, filhos que odeiam os pais, gente puxando tapete no trabalho... de tudo você vê. Tudo prova do CAOS. Do caos que as pessoas provocam em torno delas!

E a gente também sacaneia os outros. Se querer, sem sentir, mas sacaneia. Em nome das nossas verdades idem! Bota a mão na consciência - quantas vezes você pouco se lixou se o que você fazia, ou agia, influenciava negativamente a vida de alguma pessoa?? Pensou?

Então, Geni, deixe de ser Bola de Sebo!
Esse seu coração leve, qualquer boa vontade, boa disposição, bom humor que você tenha, não te servem de merda nenhuma. Guarde-os pra você.
As pessoas vêem docilidade como sinônimo de fraqueza e se aproveitam disso.
Pare de se importar com elas, pura e simplesmente. Você já as machuca mesmo também, de qualquer forma. Então se você não se envolver emocionalmente, não vai se ferir.

(sinto muito pela amargura. Já vai passar, já vai passar. Mas é que vai chegando o natal, e a gente vai lembrando das pessoas e sentimentos que perde e perdeu...)

21 comentários:

Anônimo disse...

Bonzinho só se fode! E as vezes cansa ser boazinha qdo tem um monte de gente tentando te foder (principalmente no trabalho onde mais parece o Butantã).

E agora no Natal, onde tds aqueles q te sacanearam o ano inteiro pelas costas vem desejar Boas Festas...afff, dá vontade de mandar a merda!

Falou td nesse post!

Anônimo disse...

Elise,

Concordo!!!! Infelizmente, essa é a realidade desse mundo podre. Por isso, que amo meus caninos! Amor mais sincero, IMPOSSÍVEL!

Beijas

da Saladete Aline

L@N disse...

Nossaaa, um post bem interessante...

Autentico.

Unknown disse...

Pior que vc tá certa Elise, o ser humano é, em sua maioria, não digo mau caráter, mas quando pode passar a perna, passa, quando pode se aproveitar, se aproveita, é ingrato mesmo. Mas eu ainda resisto em adotar essa postura "foda-se todos", eu acho que ser bonzinho é diferente de ser bobo. Vc não pode ser bobo, deixar os outros montarem em você, confiar cegamente em todo mundo, isso é ser bobo. Agora, ser "bonzinho" COM QUEM MERECE, acho válido. Ou pelo menos com quem vc acha que merece, se a pessoa mais tarde se mostrar uma filha da puta a culpa não é sua, é da pessoa. Nessa história da bola de sebo ela foi muito da besta, porque pessoas que ela sabia que não gostavam dela e numa situação que qualquer macaco sabe que é interesseira, ela foi lá e cedeu. Aí não. Eu acredito que sou legal na maior parte do tempo, mas assim, pisou no meu calo uma vez entra na lista negra pra sempre... e se precisar de um favor meu pra sair da merda, por mim fica na merda pra sempre.
E eu acho sim que quem é bom colhe os frutos, pelo menos eu acho que a lei da atração vale pra mim. E também acho que quem é fdp vai pagar mais na frente, mesmo que por enquanto vc ache que ele tá se dando bem na vida.

Mirella disse...

Eu NÃO concordo com vc!!!
Siim, eu acho q vc não deve ser TROUXA, BOBA e deixar o outro te fazer de idiota!!
Mas pera lá... boa vontade, humor, disposição, docilidade??? Vc DEVE ter, sim! Não importa que a maioria das pessoas não perceba (o que eu discordo) e que mesmo vão te magoar, etc...
Faça a sua parte!! Como eu disse, nunca deixe ninguém te fazer de tola! Não seja tola!!
Mas seja doce,carinhosa e atenciosa... Vc vai se sentir bem com isso, e é isso que importa!!!
ELISE, existem pessoas no mundo que perceebem a sua boa vontade, assim como tem também pessoas que TÊM boa vontade!

Juliana disse...

Caceta, pela primeira vez fiquei com preguiça de ler um tratado de tordesilhas teu.

Juro que depois leio.

Jussara disse...

Falou e disse. E não acho que seja amargura, é a realidade. E tem mais: se vc faz 99 vezes pela pessoa e não faz uma pq não deu, a pessoa não vai se lembrar das 99, mas sim da única vez. Bando de ingratos! Sem falar que só pelo fato de vc ser educada pensam que vc é trouxa. Cada vez detesto mais o tal do ser humano.

Beatriz disse...

Aaaa Elise malcriada! ok, olho só: anda se f... por aí né? relaxa.
Esse lance de ser boazinha procede, o importante é a consciência é ela q faz vc dormir bem, tipo, eu faço minha parte de ser god girl, me sacaneou...foda se, saca? eu ganho pontos. Não é papo de cristão, mesmo por q sou judia, entao...faça o bem...faça sim. Sempre. Em todos os momentos. Agora o que não pode é dar atestado de babaca, isso não.
é cliche + é a verdade...a gente leva da vida, a vida que se leva. Então seja boa menina, sempre.
respira fundo, e da proxima vez q alguem te sacanear, use a mais importante das virtudes: a sinceridade, tipo: pô fulano olha só daquela vez, fiz tal parada e vc vacilou...simples assim. E vc vai dormir bem melhor. Adoro vc Elise, adoro o que vc escreve. um bjo

Dada disse...

Ai concordo com vc...

E isso vem de uma jovem que foi tão trouxa, mas tão trouxa, que todo mundo pisava... e que dai vinha um sorriso e a trouxona ia lá e fazia tudo de novo pra depois ser pisada novamente....

Hoje eu mudei tanto, sou aquela palhaça de bom humor que faz todo mundo rir e que até é tida como simpática, nada de amargura...mas pergunta pra mim se eu me mato pra agradar alguém ou se deixo minhas prioridades e meu principios pra agradar alguém.. jamais...aprendi a ser dura de tanta porrada que eu levei.

E acredite, depois da minha mudança, as pessoas começaram a gostar mais de mim... ninguem gosta de uma trouxa...

Isabella Ramiro disse...

Dear, falou e disse! Cansei de ser boazinha também, acho que ainda da tempo de cansar de ser boazinha aos 20 né?
Valeu a pena ler o texto gigaaaante :)
Beija, rs

Daniel disse...

É... com certeza a TPM falou mais alto. Falou não berrou, gritou. E teve suas comanheiras.

Não se deve ser trouxa, ser burro e querer ser deixado pra trás sempre. Mas acredito sim no ser humano, acredito que poderemos mudar as pessoas. Diferente da "rede social", nao precisamos e milhões de amigos e alguns inimigos. Precisamos de pessoas por perto. Que queiram estar por perto. Não que "podem querer estar..." como você disse no outro post.

Acredito no sim em nossa raça (humana), acredito que ainda veremos grandes mudanças éticas. Acredito no respeito, mesmo por vezes sendo desrespeitado.

Não sou especialista em religião, mas aquele ato de dar a outra face depois de um tapa até é válido, para não revidar, e mesmo para dar chance e dai cada um tem que saber seu limite de chance, mas tem que ter um limite, a pessoa tem que ser "gato escaldado, com medo de água fria", vai dar o outro lado, mas fica de olho pra no mínimo desviar da mão que vem e não virar a cara, fechar os olhos e esperar outra, isso tem outro nome.

Elise, espero mesmo que a vida tome rumos diferentes, que quem fez ou faz o mal agora aprenda uma hora. E torço para que você não queira "foder" a vida de ninguém de verdade. Pois querer é conseguir. E nossa cabeça de "Bona Gente" não ficará tranqüila.

Beijos do Saladeto "hoje do contra"

Daniel

Daniel disse...

Ahhh outra coisa, adoro moça Má... Bravinha... Hummmm é ai que elas ficam mais elétricas hehehe

Brincadeirinha pra descontrair.

Saladeto agora "safado e maledeto"

Daniel

Cris Yumi disse...

Elise, identifcação total com esse post!!!
Eu sempre fui bola de sebo, e minha avó sempre falava: "filha, amigos são os dentes, e quando não doem".
Ah se eu tivesse ouvido a nonna... não teria me fodido tanto, não teria sido sacaneada pela própria mãe, e por aí vai.
Hoje em dia eu penso primeiro em mim, depois em mim e se sobrar tempo penso em mim de novo. E meu coração não é peludo, é quase um vison - a raiva elegante, sabe?
Beijinhos, Cris Yumi

Anônimo disse...

Independente de TMP, mandou MUITO bem, ELISE!!!!
O que vejo de gente ESCROTA se dando bem...
Aí vc realmente começa a se questionar: vale a pena ser tão bonzinho (boazinha)????!!!
I don't think so!
Bjas!
Rê.

Unknown disse...

Eu sempre volto pra ler os comentários e acabo escrevendo mais coisa.. afe.
Então, acho muito triste essa postura de não poder confiar nem na mãe, de ter que ficar com pé atrás até com irmão, pai. Ai gente, pera lá. Tá certo que acontecem casos em que o parente se torna um monstro, mas acredito que são casos isolados. Não vale a pena adotar uma postura de desconfiar pra sempre da própria MÃE só por precaução. Tenho pena de quem pensa assim, sério mesmo.

Licele Faial disse...

Cara, eu cansei de ser boazinha, de ser legal, de pensar nos outros, de me preocupar.
Quero mais é que todo mundo se foda!
Queria mesmo era conseguir querer isso de verdade.
Mesmo tomando porrada, eu continuo idiota e as pessoas continuam pisando em mim.

Onde tem um curso de super vilões?
Preciso de um com urgência!

Rubia disse...

Sou obrigada a dar um [2] no que a Licele disse!!

Unknown disse...

Falou T-U-D-O Elise!

Anônimo disse...

Parece que esse post foi feito pra mim. Estava pensando hoje, por que não consigo dizer não pras pessoas, por que não exijo dos pedreiros que fazem serviços na minha casa, pra deixar tudo limpo antes de sair, de caprichar no acabamento, de não pegar minhas coisas sem permissão e deixar tudo sujo depois. Por quee? sou burra, burra. Odeio ser boazinha, sempre que esses panacas saem da minha casa, me arrependo de não ter sido dura com eles.

bjo

Caco Branco disse...

Vc não poderia ter feito um post tão bom em tão boa hora, essa semana eu to me sentindo a verdadeira Bola de Sebo, fico me martirizando no porque estão fazendo tanta coisa ruim comigo, sempre fui uma ótima funcionária, exemplar, decidida, resolvida, mas acabei "pedindo pra sair" do setor em que estava, que tudo começou a desabar... É complicado, muito complicado... e a máxima "Bonzinho só se FODE!!!" é real. bjoo... isso foi só um desabafo

Anônimo disse...

Como dizia minha vó: Quem abaixa muito a bunda aparece."