quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A REVOLTA DO CORPO


CHÉRIES!!

Vocês arrebentaram em comentários nos últimos dois dias!!! Tanto que ontem nosso marcador de visitas sofreu um pico tão grande que...sumiu!! Escafedeu-se!! Cometeu suicídio...rsrsrs, ADOURO!!

Bom, hoje adoraria falar de coisas mais leves, mas tá fódis.

Seguinte: lembram daquele exame de sangue-desmaio que fiz? Pois é, saiu o resultado e eu levei na médica; só digo uma coisa: MEU CORPO ESTÁ SE REBELANDO CONTRA MIM!!

Achei importante compartilhar, pq o mesmo pode acontecer com vocês sem que vcs saibam.
Meus exames de sangue são sempre 100%, eu nem me preocupo, afinal sou ultra saudável, não fumo, não bebo, minha pressão é baixa, não sou gorda (5 kg acima só), não faço fritura em casa, como salada e frutas etc. A única alteração que sempre vem é na Ferritina, por causa da minha tendência a anemia.

Qual não foi a minha SURPRESA, ESPANTO, PETRIFICAÇÃO, ao descobrir que meu COLESTEROL está alto?! Não, ALTÍSSIMO!!!

A médica ficou até um pouco espantada, disse que não condiz muito com meu estilo de vida, meu peso e idade....e veio logo com o seguinte:

- Já sei: você almoça na rua todo dia, come batata-frita com bife, toma sorvete de sobremesa, e na hora do lanche no trabalho vai na lanchonete da esquina e come coxinha de frango, quibe....

- Não; eu trabalho em casa. Um vidro de óleo (de girassol ou canola) dura 1 mês lá em casa - fazemos tudo assado e ensopado. Fritura de imersão não entra na minha casa há anos....

- Ah, ok, então você EXAGERA na manteiga com pãozinho francês de manhã, né?
- Não tem pão francês de manhã na minha casa, doutora - só quando tem visita. A gente come Wickbold integral light de linhaça e quinoa. Ah, e a gente só come margarina. Light. Nem tem manteiga na minha casa.

(a cara da médica foi ficando meio desconfiada)

- Hummmm, gosta então de uma pelinha de frango torradinha, hein???
- Ecoti.

Resumo da ópera: de tudo que ela falou, só uma coisa entrava em contexto - o chocolate. Realmente, como bastante. Mas nada assim chocólatra!

Quer saber? FIQUEI PUTA! PUUUUUUUTA DENTRO DAS CALÇAS!!!

Porra!!! Eu me alimento ultra bem (exagero, por isso estou acima do peso. E como besteiras, mas não deixo de comer o saudável), não como fritura, a não ser eventualmente (um Mc aqui, um Outback ali, NORMAL), tomo linhaça no café da manhã, iogurte diet, tudo diet, CACETA!!! Evito gordura ao máximo!!

Eu acho que me cuido mais e como melhor do que a maioria dos que eu conheço!!! Como assim, tou com a porra do colesterol alto??!!!!!

ENFIM, chéries, isso é um alerta! Recomendo a vocês um examezinho de sangue básico, ainda mais depois dos 30, quando cai o metabolismo. A médica me alertou que existem outros fatores além da dieta que afetam o colesterol.
E ela disse também que se meu colesterol está assim, me cuidando como cuido, IMAGINA QUEM ENFIA O PÉ NA JACA, E NÃO FAZ EXAME HÁ TEMPOS??!

Como ela disse, colesterol se trata com remédio específico, mas algumas coisas podem ajudar a melhorar as taxas, ou prevenir o colesterol alto; são elas:

- aveia (é bom incluir na alimentação; que tal uma colher com banana de manhã?)
- suco de uva integral (não atua diretamente no colesterol, mas protege o coração. Tem de ser aquele carão, o integral, sem açúcar, e não aquele de caixinha)
- azeite (tem o colesterol bom)

E evitar:

- a diaba da pele torrada do frango! rsrsrs
- gorduras em geral
- frituras de imersão

Como estão seus exames? Em dia? ALGUÉM AÍ TEM ALGUM ADENDO A FAZER, PLEASE? Alguma boa dica pra dar???

PS: estava na farmácia ontem comprando os remédios (humpf!), quando dei de cara com os lencinhos... fiquei rindo sozinha.....
PS2: o lado engraçado do negócio: fiquei ligando de meia em meia hora pro B, dizendo que ía morrer, rsrsrsrs
Ele nem conseguiu trabalhar direito, de tanto que ría!!

20 comentários:

Renata disse...

Eu também sempre penso que vou morrer, Elise. rsrsrs

Querida, será que a genética não tem nada a ver com isso? Porque é revoltante ter tantos cuidados e o corpo se rebelar dessa forma. Dá raiva mesmo.

Meu colesterol está ok. Mas descobri uma gastrite que tem me deixado louca. E também tenho cuidado com o que como, sem paranóias, claro.

Mas, olha, que bom que descobriu isso aos trinta. Seria ruim se descobrisse muito mais tarde. Vai ficar tudo bem! ;)

Ly disse...

Dizem que o colesterol da alimentação é responsável por somente 30% do colesterol do sangue. E eu acho que isso é verdade pq eu como muita porcaria, já passei dos 30 e meu colesterol é baixíssimo, e o colesterol bom(HDL) é altíssimo. E nesses casos só o bom e velho remedinho pra ajudar...Bjks

Elise Machado disse...

Porra, Rê, gastrite é um saco mesmo (o B tem)
Beijas.

Elise Machado disse...

Lilian, a médica falou a mesma coisa.
O que mata é que eu sou realmente saudável: nunca fico doente, não tenho nenhuma "ite", nem alergias...raivinha, rsrsrs.

Bom, se alguém ler o post e ficar mais alerta, já tá valendo ter feito, né?

Cinthya Rachel disse...

diquinha: uma castanha do pará por dia e azeite. sempre faço exames, o meu tá bom. mas teve uma época que deu alterado, comecei a comer mais azeite e melhorou, acredita?

Cris disse...

Elise:

O meu colesterol também é alto, mas no meu caso é por causa da tireóde, que resolveu se aposentar e me deixou de brinde um hipotireodismo. Também como direitinho como você mas a $%#@ não abaixa. Minha endocrinologista me deu dois remédios para baixar o colesterol. O primeiro só me fazia chorar (foi cômico!) e o segundo me dava uma tontura tão doida que eu não conseguia ficar em pé. Ela me disse que a solução era fazer exercícios físicos (urgh!!), mas ainda não tomei vergonha na cara!

Beijos e se cuida,

Cris

Elise Machado disse...

Cinthy, acredito. Ela passou exatamente castanha do Pará e azeite na minha dieta (entre outras coisas).

Cris, amiga, tomei o primeiro remédio ontem (logo eu, que não tomo nem Tylenol..quem me conhece, sabe).
Espero não ficar tonta e chorosa, hahahahaha. (fiquei preocupada, mas até agora não senti nada).

Peeps, se eu começar a digitar assim: oi, ami#$%as, tu$%¨do be@#$m? Vocês correm a chamar a ambulância, ok?? rsrsrsrs

Anônimo disse...

Oi Elise,
Seguinte, há alguns meses passei o mesmo susto que você. Todas as minas taxas estavam altas!

A minha médica recomendou fazer um exame de sangue para checar o meu hormônio do estresse, chamado Cortisol. Ele simplesmente estava nas alturas e foi ele que fez com que todas as minhas taxas aumentassem.

Entrei na dieta e passei a tomar um remedinho para ficar mais calminha. Agora está tudo direitinho!

Dá uma pesquisada, pois pode ser que vc esteja com o mesmo problema que eu.

Bjs,
Carol Jannuzzi

Renata disse...

Elise do Céu! Quando você falou que a base era cara eu não imaginava tanto! R$ 335,90 na sacks. No strawberry tá por R$ 234,00. E, frise-se, em promoção. rsrsrs

É, amiga, acho que vou esperar um pouquinho pra comprá-la. Até ganhar na loto. hehehehe

Mas obrigada, viu?

Anônimo disse...

Oi Elise,
além de uma dieta saudável (como a sua), a atividade física é super importante em casos de hipercolesterolemia pois ela ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
Vale a pena lembrar também, que alimentos ricos em ômega 3 ( como sardinha, atum, salmão,etc.)tb ajudam a diminuir o LDL!
E nada de industrializados, embutidos e queijos gordos!
Ah, a farinha de soja tb é muito boa!
bjos

Blueberry disse...

colesterol alto pode ser genético sabia?

Tem que cuidar mesmo!

beijinhos!

Trendy Twins disse...

A Mi falou extamente o que eu ia dizer. Genético ou Endógeno.

O Endógeno é quando o corpo, pura e simplesmente, decide que PRECISA fabricar colesterol como um doido. Pra vc ter uma idéia, meu sogro sofre com úlceras desde sempre. É magro ao ponto de parecer desnutrido e, de três em três meses, precisa tomar a tal da estatina pro colesterol, que vai pras alturas. Detalhe, ele não come na-da. Vive de sopas.

O consolo é que tomando o remédio ele baixa rapidinho, amigha.

beijo!

Elise Machado disse...

Carol, brigada pela dica. O cortisol tá ok. Vou ter de esperar o remédio fazer efeito mesmo...

Ju, obrigada pelas dicas. Ela disse isso mesmo - os peixes e o exercício. Já estava fazendo, mas vou intensificar.

Mi e Helen, a genética não me ajuda mesmo...rsrsrs
Mas que tou me sentindo meio "véia", ah isso tou, rsrsrsrs.

Nanda disse...

Elise, isso só pode ser estresse! Outro dia mesmo você falou aqui que tinha não sei quantas resenhas pra fazer (não lembro o número, mas lembro que fiz as contas e achei humanamente impossível)!

Bora todo mundo fazer boxe e yogaaa... humpf se encontarmos tempo! kkkk

Beijos

lolo disse...

O que eu acho absurdo são esses médicos que nunca nos viram e já acham que sabem tudo sobre nos. Como se fosse matemático: colesterol alto= come pele de frango todo dia. Fico estressada, eles não nos ouvem sequer e já vao falando tudo. Será que nao e genetico, elise, ou tem alguma outra razao que nao e ligado à alimentação? Checa direitinho, viu. Bjão.

Renata disse...

eu tb como super bem, sem frituras, sem gorduras, quase sem carne, e tenho colesterol super alto. Dá uma raivinha, né?
Amanhã vou refazer os exames e ver se melhorou! E não adianta, tem que controlar mesmo...
beijos e bom final de semana
beijo

Prissyrj disse...

Eu sempre tenho problema de anemia também....mas é pouquinha....
E o mais engraçado é que meu LDL, no ~ultimo exame que fiz, deu um cadinhozinho alto, pouca coisa....mas a minha alimentação é praticamente igual a sua, sendo que também aboli o choco da minha vida (buááá).

Uma ótima coisa que diminui o colesterol também é a tal da berinjela (ecat).

Luthi. disse...

Menina cuidadooo... acho que sei o que te atinge... Vc utiliza produtos DIET??? entao pode estar aí o problema. Produtos diet são pra dietas específicas e vc tem que ver BEM a composição.Por exemplo: chocolate diet é ótimo pra diabéticos mas tem mais que o dobro de gorduras...
O ideal é utilizar os light e mesmo assim prestando atenção na composição. Eu sugiro "pode tudo, mas com moderaçao!"
Tô adorando teu blog.
Bjks e se cuida.

Elise Machado disse...

Lolo, fiquei com raiva tb!

Rê, ai, bom saber que não sou eu....já tava me sentindo uma anormal! rsrsrsr

Prissy, então tou bem - adoro berinjela!!

Lu, boa dica; vou verificar mesmo. Na verdade eu uso mais os "0%" de gordura, e light mesmo, mas tem uns diet tb...
Brigada, chérie.

Beijas para todas! (agora achando que não vou morrer mais, rsrsrs)

Anônimo disse...

Ih Elise,vai morrer nada! Relaaaaxa rsrs

Olha, meu colesterol era normalíssimo, mesmo eu sempre comendo um milhão de besteiras.
Aí, há uns 3 anos atrás, no check up anual, descobri que meu colesterol ruim tb tava altissimo (270). No final das contas, descobri que eram 2 coisas: stress + pilula (que tb aumenta colesterol, pasme. Olha que eu tomo Yasmin...)

O jeito mesmo é fazer exercicio, continuar na sua dieta, e tentar se estressar menos (se é que isso é possível...). Como meu colesterol bom é bem alto, no final das contas uma coisa acaba compensando a outra...

Aaaah adorei a foto nova que vc colocou no perfil, vc tá linda nela!

BEIJAS!