quinta-feira, 25 de junho de 2009

MEMÓRIA GUSTATIVA


Engraçado, dia desses eu estava comendo uma batata-frita num barzinho, e vendo que a batata parecia não ter fim na travessa, declarei:
PARECE ATÉ A BOLSA DO GATO FÉLIX!

Depois de explicar ao pessoal do que se tratava (sim, só eu gostava desse infame desenho dos anos 80! rsrsrs), fiquei pensando em como a nossa memória afeta nossa vida. Nossas escolhas.

E nosso apetite!

A memória visual (ou mesmo a imaginária) é um terror - faz vc desejar coisas com as quais vc às vezes não teve o menor contato...

Quem nunca ficou com água na boca, imaginando os BOLINHOS DE POLVILHO da Tia Nastácia, do Sítio do Pica-Pau Amarelo????

Sabe o que é engraçado? É que eu sempre os imaginei salgados!! Acho que pq pra mim, criança, polvilho tivesse a ver com biscoito polvilho, salgado.

Depois de grande é que descobri (com pesar), que se fazem coisas doces de polvilho. Ô! Mas quanto que imaginei o gosto deles!! Quanto desejei em dias de chuva como hj...


Parte da minha anglofilia é culinária. E claro, vem dos desenhos animados e revistinhas.

As tortas da Vovó Donalda, esfriando na janela... nunca comi tortas com o gosto que eu imaginava para elas... (e até hj eu tenho compulsão em assar tortas, testar a melhor massa, inventar recheios diferentes... e deixar elas esfriando, não na janela, mas onde der, rsrs)

Aqueles bolos, sempre com camadas lindas, coberturas cremosas,recheios coloridos...

Que nem esfarelam, que parecem derreter na boca...

As pilhas de panquecas, outra compulsão minha.

Não tinha desenho do Pica-Pau, que não tivesse pilhas! Com o indefectível cubinho de manteiga em cima. Com a calda (tão alheia à nossa realidade), escorrendo convidativa pelos lados...

Eu era das poucas crianças que comia panquecas abertas, em pilhas. Minha mãe sempre fez assim pra mim.

Memée vai pelo mesmo caminho. Mas hj já uso a receita mais original, das de pilha...

E quem nunca ficou com água na boca para experimentar as CERVEJAS AMANTEIGADAS do Harry Potter??

O LEMBAS, do Senhor dos Anéis??

As pumpkin pies, dos filmes de Thanks Given??!!

O peru natalino da minha sogra, tão diferente do nosso tradicional recheado com farofa, é recheado com "recheio". Aquele bem inglês! Eu deliro, toda ceia - tem que ter recheio!!

E quantas coisas mais, que só provamos na nossa imaginação.. que QUASE sentimos o gosto, de tanto desejar...

A imaginação é muito poderosa mesmo.....

14 comentários:

Luciana disse...

Vou confessar, eu era super fã do gato felix. Sempre achei muito muito bom, rs, auqela maleta magica virava um tudo e tinha de tudo tbem, hahahahaha. Lembra do Poindexter? dono do gato Félix, o máximo.
E o Vira Lata?! Rá, outra pérola do nosso tempo que sempre amei.
Qto as panquecas de pilhas, tenho uma receita de um bolo feito com algo intermediario entre panquecas e crepes. Chamam de crepe, mas tem mais é cara de panqueca mesmo. Peguei neste site aqui: http://www.chocolatria.com/2007/08/bolo-de-crepes-aniversario-da-lalinha.html. Foi sucesso garantido aqui em casa (mas confesso que a primeira vez q fiz, penei até acertar as panquecas).
Beijas,

Silvia Maria disse...

Ahhhh sempre quis comer os bolinhos da Tia Nastácia... mas por que você foi falar disso? Me deu vontade, pô!
Bjks

DiLua disse...

E eu pensava que fosse só eu que fosse fascinada nessas comidinhas "imaginárias" hahaha sempre que vejo pica-pau, tom e jerry, os desenhos disney ou quando tô lendo Harry Potter fico imaginando o gosto das tortas, bolos e a cerveja amanteigada sempre me deixou encucada, assim como o suco de abóbora hahahaha
Eu era bem louca com relação a marshmalow(acho q não se escreve assim) até q um dia desses encontrei um sacão deles e eu comprei na hora achando que fosse adorar, pois na minha imaginação já era bom demais... Infelizmente, não foi como acontecia no "fantástico mundo de Bobby" e eu achei muuuito esquisito kkkkkkkkkkk
E todo mundo que vi eu oferecia, ninguém gostou rsrs
Bjuuu

Anônimo disse...

eu nunca tive essa pira de imaginar gosto de algo na tv

Nice Oliveira disse...

Elise nada a ver com o post,mas como vc tem experiência com tradução... eu precisava saber urgente quanto tempo,no minimo, dar pra traduzir uma pagina completa.
Bjs

Unknown disse...

Os bolos com várias camadas dos desenhos da Disney eram minha piração total.
Até o dia que pude ir até lá e pedir uma fatia.
Ruim demais,com gosto de manteiga pura.
Mas valeu a experiência e matei uma vontade de criança.hehe
Melhorou?
Beijas

Nice Oliveira disse...

Desculpa despeculpa desculpa!!!Depois que eu escrevi é que eu fui ver que vc tinha respondido no outro post rsrsrs...
Tem uma louca que quer eu traduza 1 pagina a cada 15 minutos!!!Como vc mesma diz: nem fodendo!!!
Muito obrigada Elise

Bia disse...

Vc não está sozinha! Eu gostava do Gato Felix, comia panqueca aberta com manteiga (até comprar a minha primeira garrafa de maple syrup)imitando o Picolino no desenho. Só não lmebro do bolinhos de polvilho pq estudava de manhã e não assistia o Sítio.

Gosto muito do seu blog, passo semrpe por aqui. Beijos!

MVieira disse...

Que fomeeeee!
Eu também era doida pelas panquecas...

Beijo,
Monica

Jussara disse...

Ah, eu morria de vontade de comer as tortas da vovó Donalda, aquelas de maçã. Biscoitos doces de polvilho são uma delícia, principalmente aqueles que dissolvem na boca, nham! (minhas cachorrinhas tb adoram, rs).
Nunca comi panquecas empilhadas, é bem a cara do desenho do Pica-pau mesmo! Mas como que faz pra comer? Vai pegando da pilha e comendo uma a uma ou come tudo que está na pilha?rsrs[alma de gorda mode on]
A memória afeta mesmo as nossas vidas... E a comfort food que desperta os sabores da infância provocando sensações de afeto e bem-estar? Hummm.
PS: adoraria comer uma batata-frita que não tivesse fim, rsrs. Se bem que peguei trauma das fritas pq da duas vezes que comi, passei mal no dias seguintes (acho que por causa do óleo, re-re-re-re-utilizado).

Ana Paula Ferreira disse...

Inspirador esse post!
Sabe que em 2010 vão inaugurar o parte do Harry potter no Universal Studios - Orlando, e vai ter uma loja vendendo todas essas coisas. Ano passado estava em obra, mas numa loja já vendiam algumas coisas... Muito legal!

Anônimo disse...

aah eu suuuuper me imaginava comendo as panquecas em pilha e os bolos! hahah achava tudo tããõ lindo e com cara de gostoso! hahaha
eu não me lembro de gostar do gato felix, por algum motivo eu achava que ele era "do mal" hahahah

bjssss

Karol B.

O Gato do Balaio disse...

Eu amava Gato Félix "Um herói".
Bem, eu queria muito comer os doces do filme Chocolate, vc não?

Val disse...

Hummm, sabe o que eu tinha vontade de comer, (ainda tenho), e já tentei e queimei tudo? Mashmellow no espeto assado na brasa... Ai ai ai