terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DIÁRIOS DE BUENOS AIRES - 1

Enquanto as fotos não vem, vou passando algumas impressões sobre tudo, e depois mostro fotos e conto detalhes.

Começo dizendo que AMEI  viagem, a companhia estava ótima, eu ri baldes, e como foi basicamente uma viagem gastronômica, comi horrores. E bem.
Como se come bem em Bue! Não necessariamente BARATO, mas muito bem. E depois de ver uns tantos pontos turísticos, achamos que o grande barato era comer, beber e conhecer o povo.

Maaas, não me matem os apaixonados pela cidade, gosto é gosto, achei Buenos Aires uma cidade legal, com coisas muito boas e bonitas, mas nada ASSIM de excepcional que se faz parecer lendo alguns relatos. Como eu disse, gosto.

Talvez se impressione mais quem está fora do eixo Rio-São Paulo, por não estar tão acostumado com uma grande metrópole, mas no geral a achei muito parecida com aqui. Ou sei lá. Não provoca choque cultural como chegar em uma cidade americana, européia e afins.

Felizmente não tivemos episódios de maus tratos, como tb ouvi por aí - fomos muitíssimo bem tratados, todos puxavam assunto conosco, perguntavam do Brasil, e demonstravam admiração pela nossa economia (a deles é reclamação constante em todas as conversas), ainda mais quando descobriam que éramos do Rio, o que descambava sempre pro carnaval, pro samba e tal.

Algumas curiosidades que fui reunindo ao longo da viagem:

- os Porteños não desviam quando andam na rua. Sabe aquele clip do Bittersweet Synphony, em que o cara sai esbarrando em todo mundo?? É igualzinho. E nem pedem desculpa - é normal mesmo.

- As hermanas são mesmo estilosas, viu? E usam muita FRANJA. E os cabelos são TODOS longos. Em todo esse tempo não achei uma argentina de cabelos curtos por lá. Eu e comadre Déia eramos aberrações. Ah, lápis preto bem carregado é maquiagem básica pra elas.

- O Lula é MEGA ADMIRADO por lá (!). Principalmente o povo mais simples, como taxistas e garçons, anda muito insatisfeito com o governo da presidenta Kirchner, e até brincavam nos propondo a troca - que enviássemos o Lula para lá e ficássemos com ela! Também, a inflação lá anda louca. O preço da carne subiu absurdamente, segundo TODOS.

- Tropa de Elite é o maior SUCESSO por lá. Todo mundo se amarra no Capitão Nascimento! Até a música do filme toca na boate!

- Na tv passam ALGUMAS novelas da Globo dubladas em espanhol, ao mesmo tempo.

- A QUILMES que a gente tanto gosta, lá é cerveja considerada popular, de pobre mesmo. A nossa "Skol" lá é a IMPERIAL (relato de vários locais)

- Quando chove (choveu muito em alguns dias), o Metrô pára. É porque chove dentro, e há perigo de pane elétrica (!). Surreal, mas verdade. Ah, e a cidade inunda, como aqui. Assim, em questão de 15 minutos.

- De uma forma geral, achei os argentinos uns queridos. A cidade anda abarrotada de brasileiros, e eles fazem o maior esforço pra falar em português com a gente.

E a gente riu horrores com o nosso próprio portunhol, e fez bagunça com as crianças...
E fez compras, claro.

Já já junto as fotos e conto mais.

7 comentários:

Daniely Novo disse...

É óbvio que vc comprou os alfajores né???? TUDODEBOM!!!
Eu já sabia do sucesso do TROPA DE ELITE, meu irmão não podia andar na Colômbia sem ser parado para perguntarem do filme...kkkk, e na Argentina foi igual...impressionante né?
Welcome back!

Nanda disse...

Amei os teus "relatos iniciais"... Não conheço Buenos, mas quero...
Fiz uma viagem mara tbm hápouco, e acho o máximo de tudo: verificar os detalhes, observar os costumes, as diferenças, nao é? Viajar é isso, pra mim... Embora, claro: os registros de imagem sejam muuuito importantes, ou seja... FOTOS!
Vou esperar...
Beijinhos...

Silvia Maria disse...

Pô legal! Pena que o Maradona é deles... =D
Esperando as fotos!
Bjks

Foi assim que pareceu disse...

Que bacana Elise! Eu também quero conhecer Buenos Aires!:-)

O Gato do Balaio disse...

Achei o mesmo de Lima, legal, mas nada "ohhhhhh". Se bem que achei comer no Peru muito barato e de excelente qualidade e em Lima não chove.. nunca. A última vez que choveu vou em 1969 e é um problemão pois lá não tem calhas, bocas de lobo, ect!

Gabriela disse...

Vi as fotos no seu orkut e estão lindas!
Beijos!

Anônimo disse...

OIE!
é porque eles acham que em Londres anda-se assim. E aí,rs?

bjks