terça-feira, 22 de junho de 2010

PERFEITO, MY ASS!


Tem uma coisa que me irrita desde a adolescência (ok, tem muitas, mas você entendeu!).
As pessoas tem uma dificuldade DANTESCA em admitir que tem defeitos, já viu?

Aí, quando perguntadas sobre os próprios defeitos, elas me vem com uma esperteza que me dá ódio: vir com um defeito que pode ser assim, uma qualidade. Dependendo do ponto de vista.

Como dizer "eu sou teimosa" ou "eu sou obstinada demais". E isso é defeito NAONDE??
Até eu já mandei essa em entrevista de emprego: "meu defeito? Ah, eu sou muito perfeccionista...". Pura mentira. Ia dizer o quê: meu defeito é que odeio gente burra e lenta?! Filha da puta eu, hein?!

Nego vive fazendo isso. Queria ver alguém numa entrevista de emprego, ao ser perguntado de seus defeitos dizer: "ah, eu tenho preconceitos contra asiáticos", ou "meu defeito é fazer corpo mole às sextas-feiras!".
Rá.

Então sempre que alguém me vem com qualidade disfarçada de defeito, eu torço o bico. QUAL É O PROBLEMA DE ASSUMIR UM DEFEITO??? 
Ok, se ele é muito ruim, muito ruim mesmo, trabalha nele em segredo, não conta. Mas se não é nada praticamente ilegal, imoral e tals, qual é o problema???

Conheço gente cri-cri, que acha que seu maior defeito é ser honesto demais! Ah, faz favor! Diga, "bom, meu defeito é que sou grosseiro com quem não merece às vezes", ou "meu defeito é que eu tenho verborréia e ofendo os outros".

Assim como o meu defeito não é ser EDUCADA demais - é ter medo de confronto mesmo.
É ser cagona na hora de dizer que não gostei. Esse é um dos defeitos. Do qual sempre me lembro, sou lembrada e contra o qual luto.

Se você parar de tapar o sol com a peneira, aí pode começar a MUDAR. Conhecer seus defeitos é bom pra cacete (quando você é honesto consigo mesmo a respeito deles).
Assumir que é invejoso às vezes; ou que é ciumento mesmo, ou na verdade não liga muito pra opinião dos outros. Ou que não guarda segredo. Saber te dá PODER sobre essas coisas.

Não diga "sou incompreendido", diga "sou anti-social" ou "sou escroto às vezes". Não diga "eu penso muito em mim", diga "se eu não prestar atenção, acabo querendo me dar bem à custa dos outros".
Não diga "eu lido bem com todo mundo", diga "eu sou manipuladora" (essa é minha, rsrs).

Uma vez que você reconhece um padrão errado em você, é mais fácil mudar. Falar dele em voz alta faz com que você expresse ao mundo que você sabe que involuntariamente você É ASSIM, mas que de forma racional você NÃO QUER SER assim, que não concorda com a própria atitude. Que está tentando mudar.

E os defeitos, os pequenos, nada mais são do que nossa peculiaridade. Ser tonta, rabugenta e ácida, faz parte de mim, faz o que eu sou. Esses não doem em ninguém.
Conforme conversei outro dia com a comadre Déia - nossos defeitos podem ser adoráveis, quando aceitos por nós e pelos outros. Somos a soma deles e de nossas virtudes.

Todo mundo tem defeito. Não precisa ter vergonha de assumir, de encarar. Dói, porque a gente se tem em alta conta e quer ser o melhor. Quer que os outros nos achem os melhores. Mas é assim com TODO MUNDO.

Já estou até imaginando que nos comments vão entrar aqueles pra perguntar quais são os MEUS defeitos. Ora, são muitos!  
Alguns dos que eu posso falar, pois já estou em paz e administrando eles:
eu tenho medo de confronto; eu ligo pro que as pessoas falam (embora diga que não); quando eu quero alguma coisa, eu tento convencer as pessoas de que aquilo é o certo; eu sou péssima com dinheiro, e não faço força pra mudar; eu cago pra pessoas com as quais deveria me importar mais, e não consigo evitar; eu manipulo situações e pessoas pra conseguir os resultados que eu quero - não de forma desonesta e baixa, mas manipulo; eu sou elitista e esnobe; quando decepcionada, eu apago pessoas e relacionamentos, como se eles nunca tivessem existido sem remorso e sem olhar pra trás; eu gosto de falar mal; nunca faço nada contra ninguém, mas quando me vingo.. pego pesado... tá bom??

Dos defeitos que eu adoraria ouvir assumirem:


- "eu sou pão duro"
- "eu tenho nojo de hippies"
- "tenho preconceito com gordinhas"
- "eu puxo o tapete no trabalho, quando não me controlo"
- "antes de pensar, eu já menti"
- "eu sou misógino"
- "quando o bicho pega, eu tiro o corpo fora"
- "eu me acho o máximo"
- "eu tenho síndrome de Peter Pan"
- "eu sou frustrado com um monte de coisas"
-  "eu saboto os outros"

Só de sacanagem, incluí alguns que adoraria que pessoas que eu conheço assumissem. E um ou dois meus também. Mas não vou dizer qual é qual ;)

23 comentários:

Gabriela disse...

Concordo plenamente com vc cherríe,foi por assumir os meus defeitos que eu ganhei o título de A FILHA DA PUTA da família.

Adrielle Anschau disse...

Poutz Ely.. cê ta apelando heim?! Kkkkkk
Cara, cada dia que passa tenho mais vontade de te conhecer um dia... me identifico com tantas coisas que vc diz aqui (algumas coisas inclusive nem percebia que era assim, ateh vc tocar no assunto hahahaha) mas aí me identificar com seus defeitos tb eh prakabá :D
Sem-guinte: confesso que tb sou manipuladora (sem sacanear, mas o que eu quero será meu hahahaha), tb me importo muito com o que as pessoas dizem, mesmo fingindo que não... jah sofri muito com isso (sozinha) pq tb tenho mania de nunca dar o braço a torcer. Lembro do post dos nomes.. que vc gosta de nomes diferentes e talz.. bom eu tb gosto disso, aliás, de tudo diferente, odeio ser igual aos outros e isso algumas vezes me fez fazer ou escolher coisas que eu nem mesmo queria, mas só pra SER DIFERENTE. Acho que vo fala só esses mesmo... senão vai dar um post soh dos meu defeitos :P
Te adoro guria, bjão!!!

Daniely Novo disse...

Sou grossa(não era tanto, mas a vida tá me ensinando a ser de uma forma péssima...-ANALISTA JÁ!!)e atualmente uma anti-social, e pasme!! TENHO PRECONCEITO COM GORDINHAS, POR ISSO SOFRO TANTO COM ESSA MERDA DE EXCESSO DE PESO...rs
Mas algum filé???
Bjks

Anônimo disse...

Lise!
Adorei o post, eu tenho vários defeitos, alguns não confesso mesmo! rs!!nem sob tortura! rsrsrsrsrs
Mas, assumo estes:eu tenho síndrome de Peter Pan, eu sou autoritária, eu não tenho muita paciência com criança, eu prefiro bicho ao invés de gente, eu sou a favor do aborto (quando necessário,mesmo que um monte de gente me recrimine por isto se fosse necessário faria), eu sou fútil as vezes, eu me vingo de quem me prejudica, eu as vezes passo por cima dos outros em beneficio dos meus próprios interesses.
O que acontece é que alguns defeitos eu tento policiar e contê-los.
Ótimo post de um ótimo blog de um ótima blogueira!!
Beijokitas!!
Cris G.

Unknown disse...

Tá,vamos lá.
Eu tenho nojo de hippies sim.
Ô gente feia e xexelenta.
Ah,odeio os punks e os emos tbm,gentinha lixo,sem personalidade.
Sou autoritária.
Tenho um instinto assassino e vingativo.
Me controlo muito para não ter matado ninguém até hoje.
Já sonhei várias vezes que mato e escondo o corpo cimentando dentro de paredes.Nossa!!!Essa é horrível de assumir.
Qdo eu pego ódio,eu desejo todo o mal do mundo para a pessoa em questão.
E não sinto pena nem remorso qdo vejo a dita cuja se fodendo.
Graças a Deus,isso me aconteceu pouquissimas vezes.
Eu tenho um pouco da Síndrome de Peter Pan.
Não é a toa que eu brinco com bonecas de papel aos quase quarenta anos.
Que mais?
Cacete Elise,vc tá me fazendo vomitar meus podres.
Por hoje chega,já tá bom.
Beijas

Dada disse...

"eu apago pessoas e relacionamentos, como se eles nunca tivessem existido sem remorso e sem olhar pra trás..."

Esse eu super me identifiquei, só acrescentaria: Apago pessoas q me contrariam ou não me dão a devida atenção.

- Sou arrogante ao extremo: Tipos, as vezes eu tampo o ouvido mesmo pra tudo q esta a minha volta qdo estou no ápice da arrogancia e me ferro com isso. Outra coisa: minha arrogancia faz transparecer uma pessoa q não se importa com ninguem e nem com oq as pessoas pensam , mas me importo e quase explodo por dentro. Demonstrar sentimentos pra mim é fraqueza, posso amar a pessoa mais q tudo, mas pra ela ficar sabendo disso seja com palavras ou gestos, tem q ralar muito.

Ufaaa, saiu o meu pior defeito.

Ps: Já falei q adoro seus posts?? é quase terapia..hahah

Dada disse...

...esqueci uma parte importante da minha arrogancia: Ciumes...
Puts, sou extremamente ciumenta com meus amigos, relacionamentos e com tudo ligado a mim, tanto q chega a doer por dentro, mas pra eles eu sou a pessoa mais fria e nem ai do mundo, e eu ainda do uma esnobada, sim, faço isso, hahah sinistro.

Agora parei, mas tb, quem manda vc inventar...kkkkk

Carol Demunno disse...

Ixi...pegou pesado hein Elise, mas o post foi ótimo assim mesmo!
Ok.
Admito que tenho medo de confronto (detesto, mas tb dou um boi pra não entrar e uma boiada para não sair - só que qdo entro, é a mesma coisa que jogar merda do ventilador: sobra p/ todo mundo!);
Ligo pro que as pessoas falam apesar de demonstrar o contrário.
Me irrito e implico muito fácil com qualquer coisa ou pessoa se não me agradar. (Dependendo da pessoa, coloco na geladeira e ignoro até me dar por satisfeita.)Fico muito irritada, emburrada quando as coisas não saem ou não são do meu jeito.
Sou possessiva;
Dificilmente mostro meus sentimentos (a não ser família e alguns e poucos amigos), por isso a maioria das pessoas acham que sou arrogante, antipática ou brava.
Acho que esses são alguns dos meus defeitos que podem ser melhorados hahahaha...reconhecê-los já um grande passo p/ conseguir administrá-los...
E chega que já falei demais! Ahahaha
Bjs

LauraM disse...

Aff Elise...eita dom pra fazer a gente querer se expor...
Manipuladora e com isso, consigo apagar as pessoas/ relacionamento que me decepcionaram e fazer várias pessoas entrarem na mesma que eu, isolando alguém.
Não curto gente burra e/ ou que se acha importante pq infringe alguma lei e sai ilesa.
Odeio quem fala "de a pé", "de menor", "menas", "seje" e por ai afora.
Curto saber as fofoquinhas (mesmo que não passe mais pra frente, aprendi a duras penas, kkk).
Sou vingativa e rancorosa (ô espírito baixo!).
E já deu!
Beijos, bruxinha!!!

Dai disse...

Aiaiaiai..há muito tenho acompanhado teu blog, mas hj resolvi abrir meu coração e citar meus defeitos:
*Não gosto de gente feia(q se acha bonitona) e burra;
* As vezes, saboto eu mesma e os outros;
* Sou estressada, briguenta e barraqueira de vez em quando;
*Canso das pessoas...me desapego loguinho (ñ tenho muito amor pelos outros mesmo!!)
* Canso de colega q fica só nas minhas costas, sendo que se eu pudesse queria eu ir nas costas de outro q nem ele faz!!!
*Não consigo ser 100% sincera, as vezes trapaceio, ñ de forma q agrida os outros, mas trapaceio..ahahahaha!!
*Sou manipuladora!
*Quando quero, quero td bem feito e do meu jeito ( e consigo sempre!!) Manipulo!!haushaush
* Acho q sou uma psicopata enrustida!!!depois destas!!

bjus...curto d+ teu blog..virei fã desde o dia q olhei o post do HOMEM ALFA E BETA!!

Nayara disse...

Ok...assumindo: eu tenho síndrome de Peter Pan...rs......

Adorei o post (como sempre...amo o blog..leio TODOS os dias...), mas de fato eu vim aqui agradecer ao potencial do seu blog....coloquei o link do meu blog nos coments pq havia feito um post sobre um lindo jogador da Copa...nossa! Meu número de visitas aumentou miraculosamente! rs

Bj!

Unknown disse...

Hummm...
me fez pensar... realmente, euzinha não conheço meus verdadeiros defeitos, só esses que nem sempre são defeitos tipo o perfeccionismo e teimosia...
ainda estou pensando...pra poder assumir e mudar...
ou seja!
adorei o post! brigada mais uma vez por ajudar!
rs...

Ah!
e a parte final me lembrou muito uma frase q vc deve conhecer:

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
Clarice Lispector
;)

bejiiins!

Unknown disse...

O problema é assumir o defeito numa entrevista de emprego, não dá né? Claro que só vai rolar os "sou sincero demais" "sou perfeccionista" e esses clichês boooring que todo mundo sabe que não é o maior defeito da pessoa coisa nenhuma, às vezes a pessoa nem é sincera nem perfeccionista nem um pouquinho... hahaha.
O que me dâ ânsias é aquelas celebridades/subcelebridades/misses/etc respondendo entrevista e falando que o defeito é ser perfeccionista e sincero.. isso sim me irrita. Ninguém foge do clichê.

Unknown disse...

Ah, vamos lá, desses que vc citou eu assumo (isso não é uma entrevista de emprego):
- "eu sou pão duro"
- "eu tenho nojo de hippies"
- "tenho preconceito com gordinhas"
- "quando o bicho pega, eu tiro o corpo fora" - se o bicho pegou por um fato que independeu de mim, quando eu que causei a merda não faço isso.
- "eu tenho síndrome de Peter Pan"

É isso, os outros juro que não tenho!

O Gato do Balaio disse...

Eu não tenho defeitos!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Só minto para caralho!

KKK falando sério?
Bão... um dos meus novos.. cobiçar moleques de 17 anos ( culpa do Shark boy ), odeio gente vagabunda que finge que trabalha e ainda quer tirar férias, eu julgo os outros, falo mal pelas costas ( pela frente tb ), sou autoritária, detesto opinião alheia sobre minha vida, manipulo, tenho explosão de ira e descontrole ( não só na TPM ), não dou esmola, não tenho paciência para gente burra, falo palavrões, não entendo eletricidade mesmo tendo esta matéria no meu curso técnico, no cursinho e na faculdade.

Luciana disse...

Adorei.........
1 - minto pra tirar o meu da reta
2 - manipulo, como diz o marido, faço até campanha
3 - sou corajosa c muitas coisas, tipo esportes radicas, mas, extremamente covarde pra dizer não para os outros
4- inconsequente com $$$, com atitudes, etc
5 - vingativa
6 - egoista
7 - adoro q escovem meu ego
8 - imatura as vezes
E devo ter mais uma tonelada q acho serem qualidades e, de fato, devem ser defeitos dos escabrosos.
bjas

Licele Faial disse...

eu sou pão-dura!! (existe feminino disso? rs)

e também tenho problemas com confrontos...

só não conto todos pq vão me apedrejar em praça pública!

Renata disse...

Nossa, são taaaaaaaaantos os meus defeitos e o maior deles vc citou no seu texto: sou grossa com quem não merece. Quando eu percebo já falei merda e dá-lhe pedir desculpas! rs! Sou mau humorada...meu humor muda sem motivo aparente e desconto em quem está por perto! Sou intolerante e impaciente com gente burra e lerda, me irrita profundamente.
Afe, que mais? ME-DO de mim! rs!
beijo

Ruiva disse...

Então, como eu hoje pensava sobre isso (e até assumi no blog), vou confessar alguns meus:

- me acho foda e quando me proponho a fazer algo, dificilmente alguém fará melhor que eu;
- sou orgulhosa pra cacete e ODEIO admitir que errei (por isso evito errar);
- tenho preconceito com pobre conformado;
- não tolero burrice de quem tem mais que o ensino fundamental;
- pago na mesma moeda (principalmente quando são falsos comigo);
- minto de vez em quando (principalmente no trabalho).

Ah, tem mais um montão, mas já tá bom. rsrs

Bjs

Ruiva disse...

Pô, e tenho vários dos seus defeitos também.. (mas só prestei atenção depois que fiz o comentário acima.. heheheh)

Carola disse...

Adorei esse post, Elise!
É pura verdade! E já notou que quando vc é sincera e diz seu defeito as pessoas te olham com desprezo, fazem comentários toscos como se fossem perfeitas e vc tmb deveria ser.Depois me sinto a criatura mais nojenta do mundo! Nessas horas eu fico com raiva de mim, porque não sei me defender, taí um grande defeito meu que detesto!

Camila Monteiro disse...

Cara... esse post eu vou ter que comentar... é muito foda, mas cada um sabe exatamento o defeito que tem e finge que nao sabe. Vou ter que confessar que tenho muitos dos defeitos que VC confessou ali, alias, acho que tenho todos e mais um pouco. Mas o pior de todos é que não gosto quando as coisas não saem do meu jeito. Pô, desculpe mas eu gosto mesmo que as pessoas sigam o que eu quero que sigam e pronto. Fico rabugenta, alias sou rabugenta. Credoooo, pareço uma péssima pessoa agora... mas to aliviada. Tomara que nenhum amigo meu leia isso aki... kkk

Paloma Peruna disse...

tive vergonha até de digitar mas tenho MUITO nojo de hipies e maconheiros. DETESTO!!!! E sou péssima com dinheiro (tão péssima q acho q ser pão duro é qualidade e não defeito)kkk