quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PAREM DE DAR NÓ NOS MEUS SAQUINHOS!


Eu não uso saco de lixo, eu reutilizo os saquinhos plásticos do supermercado (acho que um bando de gente faz isso, né?)
Só que.

Eu ando fazendo compras de dois jeitos (preguiçosos): ou comprando online, pelo Zona Sul, quando estou meeeega sem tempo e/ou sem carro, ou vou ao mercado, faço as compras e mando entregar.
Vale à pena - por 5 pratas eu deixo de ter de ensacar, botar no carro, tirar do carro, pegar o carrinho do prédio, subir com tudo.... blábláblá.
Cinco reais, e eles deixam as compras na pia da minha cozinha - tá valendo.

Só que quando eu mando entregar as compras, as cacetas dos entregadores dão nos meus saquinhos!
Apertado!!

Quem é que consegue reutilizar depois???
Grrr!!
Bosta; além de me obrigar a comprar saco de lixo (que é a coisa mais inútil ever - você compra pra jogar fora), ainda não tenho o que fazer com aquele bando de saco rasgado (porque o nó é tão forte que só rasgando), e eu ainda poluo o planeta.

Parem de dar nós nos meus saquinhos!!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Esse lance de ecobag e saco de papel é muito legal, mas eu fico pensando... Se os supermercados não entregarem sacolinhas de plástico mais, serei forçada a comprar sacos de lixo e agora pagar para poluir? Será que existe uma solução pro lixo sem ser recepiente plástico?
Parem de dar nós nas sacolinhas! Assino embaixo.

Caco Branco disse...

Aqui na minha city tem opção pra entrega em caixa de papelão, mas como vc reutiliza os saquinho então acaba não valendo a pena,eu odeio que deem nó nos saquinhos tbm, quando estou perto peço pra não fazerem isso, só que as vezes eles fingem que não escutam e amarram do mesmo jeito, uma vez eu dispensei a empacotadora, pedi duas vezes "não dê nó, por favor" no terceiro pacotinho que ela amarrou eu virei pra moça " Já que não respeita o cliente, sai daqui que eu mesma faço isso!". Então eu sou super a favor da sua campanha "Parem de dar nós nos meus saquinhos!"

Tata disse...

Aqui na minha cidade os mercados não dão mais saquinhos, você leva o seu ou você paga por um... É lei municipal. Então acabamos comprando sacos de lixo e não temos esse problema. Mas antes isso me irritava também rs.

Olívia Trindade disse...

Elise, qdo vc comprar na lj e mandar entregar, peça ao funcionário ou ao/ à gerente.
Quem sabe vc não consegue?

bjs

Rubia disse...

Elise, como vc tb reaproveito as temidas sacolas pra usar como saco de lixo.
Tb detesto que deem nós. Sempre que compro fico de butuca. Mas como vc compra online ou manda entregar fica mais difícil mesmo.
Agora...
De tanta campanha contra a sacola do supermercado, que eu acho ridícula, pq a grande maioria das pessoas (pelo menos as que eu conheço) utilizam para o mesmo fim que eu e não ficam jogando sacola vazia por aí, criaram uma lei que os supermercados não podem mais fornecer as sacolas... (lei municipal)
É como vc disse, entendo o lance de ecobags (ou embornal, que era como se chamava quando eu era criança! haha) e talz mas agora simplesmente vou ter que comprar saco de lixo para embalar meu lixo! Poxa, será que esse povo não pensa? Aí é simplesmente trocar 6 por meia dúzia! afff

Elise Machado disse...

Eu acho ecobag a coisa mais babaca do mundo.
Quer dizer, a ideia e o conceito são legais se for pra comprinhas.
Mas, na boa, faz compra de mês e carrega na ecobag, que eu quero ver, porra!

Vou precisar de 15 ecobags!
Não fode.
Vários mercados estão "vendendo" as sacolinhas de plástico, porque não podem mais fornecer.
Ou seja, não adintou meleca nenhuma; só adiantou pra gente agora ter de pagar por uma porra de uma sacolinha que era de graça antes!!!

Anônimo disse...

Ecobag é muito linda na teoria, mas como a pessoa vai fazer uma compra de mais de 20 itens, a depender do peso, e depois carregar na mão numa sacola?? Só se tiver tipo umas 5 sacolas daquela. E depois coloca na mala do carro e vê todas as compras despejadas pra fora das sacolas assim que vc chega em casa. Sei lá, acho que são boas só se vc for comprar pouca coisa.
Ass: ni

Anônimo disse...

Po Elise, eu escrevi a mesma coisa que vc antes de leu seu comentário.... sorry.
ni

Unknown disse...

Em casa, como a maioria, nós também reutilizamos as sacolinhas!
E outra coisa que me irrita é os empacotadores querer colocar o Brasil dentro de São Paulo... ai você anda 5 metros com a sacola e ela simplesmente rasga todinha... não precisa colocar um item em cada, mas também não fode colocando tudo junto e espremido na mesma... pq se fizer isso ou eu tiro e coloco em outra ou coloco uma sacola dentro da outra!

Ahh.. sei que não tem nada com o post, mas você assistiu a luta do Anderson com o Vitor??? O que achou??

Juliana disse...

Pior que aqui tem um supermercado que tem a sacola mais larga, saca? E fica direitinha na lixeira da cozinha, as cosias sao mais caras, mas a gente compra lá de vez em quandopela sacola haha.

Os atacadistas não dão sacolinhas mesmo.
Tenho varias ecobags, mas juro que só uso ecobag no mercado qdo vou comprar cerveja de garrafa, daí levo as garrafas na ecobag rs.

Juliana disse...

Ah, e acho que se vc conversar resolve, pq acredito que deem nós pra nao parecer que alguém mexeu, mas tbm pode ser pra não derrubar tudo, dependendo de como eles vao entregar

O Gato do Balaio disse...

Faço o mesmo

E qdo dão nó eu corto a ponta e dá para usar....

Ecobag my ass!

Elise Machado disse...

Ariane, eu vi sim!!
Vi todas as lutas - doro!

Fiquei com pena - eu torcia pelo Belfort... e se era pra ele perder, que pelo menos o Spider desse o chute lá pelo quinto round, pra gente poder curtir mais, rs.
bjas.

Anônimo disse...

Ariane, interessante vc falar isso, porque nos mercados que eu vou é o contrário, a caixa praticamente coloca um item em cada saco, às vezes eu que tiro, esvazio um saco pra colocar mais coisas em menos sacos.
Ass: ni

Elise Machado disse...

Nana, se aqui no Brasil houvesse a opção de COMPRAR saco de lixo biodegradável, ok, eu compraria feliz, mas não há (não conheço).

Então é saco de mercado ou de lixo, igual, que vai pro lixo.
Nesse caso, acho absurdo comprar saco de lixo (e poluir), se já vai poluir com a sacola de mercado.
Pelo menos reutilizando, a gente usa menos sacos :)
Bjas.

Silvia Maria disse...

Costumo dar nó, mas não apertado. Só para não virar tudo no carro. E também aproveito o saco do mercado para o lixo.
=)

Aime disse...

eu aproveito mas nao para o lixo geral... Pq ai é impossível eu iria ficar com umas 20 sacolinhas de mercado na porta de casa, e o povo mto fdp maloka do caralho (moro em casa) rasga a maior parte pra procurar se tem algo q preste... Nao daria certo....
entao eu tenho que usar saco de lixo, uso as sacolinhas qd saio com os dogs (dai coloco o catakaka dentro da sacolinha, pq nao sei QM desenvolveu akela porcaria, impossivel pegar coco de cachorro com akilo... faz moh lambança!) e uso nos lixinhos do banheiro!!!!
E eu sou a favor dos nós, senão cai tudo!! ODeio ficar de bunda pra cima no porta malas do carro pra caçar as coisas!!!!!

Jussara disse...

Eu não sou contra as eco bags, mas no supermercado são mesmo inviáveis, a não ser que a compra seja pequena. Ao contrário do que disseram, nem todo mundo reutiliza as sacolas, vejo várias todos os dias JOGADAS nas ruas. São essas mesmas que depois entopem bueiros, poluem os rios e contribuem com as enchentes.

Aqui as sacolas dos mercados estão vindo biodegradáveis, acho ótimo. Mas não são só mercados que as utilizam. Todo lugar usa sacola plástica, e aí então, acho uma ótima a eco bag, ou mesmo a bolsa normal que usamos no dia-a-dia. Sempre que posso recuso as malditas sacolas de plástico de farmácias, lojas pequenas, padarias, livrarias, etc. Tem gente que até se assusta "Oh, vc não quer sacola?". Só que tem gente que faz questão. Paciência. Cada cabeça uma sentença.

Concordo com a Aime, vinte sacolas na lixeira são inviáveis pra quem mora em casa. E isso de colocar várias de uma vez, dificulta pros garis, que muitas vezes acabam deixando cair, já que muita gente coloca de qualquer jeito, não amarra direito.

Anônimo disse...

Pra facilitar as compras maiores, eu faço uso de caixas.. dá de comprar umas boas ou então usar as de papelão mesmo, que muitas vezes estão disponíveis pros clientes! Ajuda muito! Por no carro é rapidinho, tirar e levar pra dentro de casa também.. além, é claro, de economizar nos sacos plásticos..

SILVANA ROSA disse...

Eu realmente não consigo entender a proibição das sacolinhas plásticas para o descarte do lixo orgânico...gente, se se compra sacos plástico para descartar, é trocar seis por meia dúzia. Dá no mesmo! E como disseram aí em cima, é pagar para puluir. E para solucionar a questão das sacolinhas espalhadas,pode colocá-las todas em um saco de 50L...fica mais fácil para os garis. E lógicamente, só com resíduo orgânico(que deve ser o menos possível), pq o resto os catadores que reciclam dão conta. E nó nos saquinhos, ninguém merece!

Livia disse...

Eu uso ecobags, adoro e acho super praticas! Faco compras semanais para 4 pessoas, nao eh um mundo de coisa pq evito comprar de muito ja que vou ao mercado toda semana, mas pouca coisa tb nao eh. Uso de 4a 5 ecobags e acho bem mais facil pra colocar e tirar do carro do que aquele mooonte de saquinhos. Se vc arrumar direitinho no porta malas, nao cai nada de dentro nao.
Vcs deveriam experimentar pra ver.
E os saquinhos de lixo eu compro daqueles pretos. Gente, nao acredito que vcs sejam muquiranas ao ponto de ter pena de comprar saco de lixo! Vcs nao devem ter ideia do quao barato eles custam!
Quanto a lei que alguns municipios ja adotam, eu acho maravilhosa e acho que devia virar lei federal. Vcs, que sao pessoas esclarecidas, certamente as reutilizam para fins adequados, mas a maior parte das pessoas nao! E sao as sacolinhas que ajudam a poluir as ruas, tapar bueiros, causar alagamentos etc. Mas se as pessoas tiverem que pagar por elas, garanto que nao jogarao nas ruas!
Respeito a opinao de vcs, mas nao entendo o porque de ser contra a lei... Alias, os paises europeus ja adotam a mesma pratica ha anos.
Bom eh isso que penso, sem querer fazer papel de chata ou do contra, mas ja fazendo... rsrs
Beijas

Aime disse...

Livia eu tb concordo...
Q nem eu tenho cachorroS, tenho 3, pra jogar os dejetos deles SO em sacolinhas de mercado, elas sao mal lacradas, produz um cheiro horrivel... E quem mora em casa nao tem como descartar o lixo todo dia, fica la dentro de casa, chama mosca, nao da...
Eu acho q a proibição é legal... Pq poucas pessoas tem a mesma consciencia aliás, a maioria das pessoas q tem menos acesso a informação (digamos assim) e menos bom senso, simplesmente jogam fora na rua...
E depois a cidade inteira sofre com isso...É uma forma de forçar as pessoas a colaborarem... Uma vez que a unica forma de se conscientizarem eh mexendo no bolso daqueles que mais precisam... In fact eles sao os mais dificeis de colaborarem para o proprio bem deles....

Anônimo disse...

Elise,
Outro dia vi para vender sacolas plásticas biodegradáveis (feitas de cana-de-açúcar _ Alguns supermercados daqui de São Paulo usam sacolinhas deste material), só que o pacote com míseras 10 sacolinhas custava R$ 25,00!! Assim não dá, né?
Beijos,
Yolanda.

Lais Stell Rizzato disse...

Oi, Elise!
Hmmm...Interessante este post a respeito das sacolinhas x ecobags.
No meu caso, eu me divido entre as duas opções...Assim como a Lívia do post acima, eu particularmente prefiro usar as ecobags. Pelo menos pra mim (que faz mercado mais ou menos uma ou duas vezes por semana, moro perto do supermercado, moro sozinha e compro bem pouquinha comida) a ecobag é mais prática e resistente. Sacola de plástico eu só pego mesmo quando estou no meio da rua e ocasionalmente lembro que tenho que comprar alguma coisa no mercado...Aí não tem jeito mesmo! E sim, eu também reutilizo as sacolas plásticas pra pôr o lixo (as pequeninhas são ótimas pra botar as caquinhas da minha gata quando limpo a caixinha de areia dela). Minha mãe, sim, é quem usa bastante sacola plástica: ela vai acumulando aos montes e no fim do mês ela doa para uma senhora conhecida dela que faz artesanato (esteiras, tapetinhos, etc.) com as sacolinhas.
Quanto à questão do saco de lixo...Esses dias eu li no site da revista Crescer um artigo a respeito, onde esclarece que os sacos de lixo que a gente compra no mercado geralmente são produzidos com matéria-prima reciclada (incluindo aí as sacolinhas, PET, etc.) e já a matéria-prima das sacolas plásticas é virgem, usado pela primeira vez. Ou seja: se levar em conta a matéria-prima (e acredito eu, o gasto energético na produção), o saco de lixo ainda é a opção mais ecológica.
Pra quem se interessou, o link do artigo é este: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI203353-17334,00.html

Beijas, Elise!