quarta-feira, 16 de março de 2011

PRA MANTER A BELEZA... NA DUREZA!

(imagem: reprodução)

Nunca diga "estou dura".
Diga "estou momentaneamente sem fundos", rsrsrsrs

Bom, todo mundo fica meio pobre alguma vez na vida (ou algumas vezes. Ou muito mais vezes do que gostaria, rs).
Você não nasceu em berço de ouro, ou está economizando pra comprar o seu apartamento, ou anda em contenção de despesas pois resolveu ter mais um filho, ou paga a própria faculade, ou ainda está pagando o cartão de crédito do natal..... enfim....
Existem "N" motivos pelos quais você pode estar sem grana agora (tem que pensar que é "agora", e não uma situação permanente, rs)

Só que ser fina, elegante, não tem nada ver com grana.
Claro, com grana é muuuuito mais fácil (não existe mulher feia... existe mulher pobre, certo??)
Mas não estar "podendo" não é desculpa pra ficar trashy!
Eu já fiquei (e fico) em contenção de grana tantas vezes, que me resignei a procurar alternativas.
E uma delas foi.... observar mulheres elegantésimas, que eu sabia que não nadavam na bufunfa!
Como elas fazem pra ter cara de rica sempre, mesmo em tempos de vacas magras???

Bom, reuni aqui algumas dicas que vão fazer você manter a beleza, na pobreza.
Porque, chérie, pose é a alma do negócio.
Quem é chic mesmo, toma sol na laje como quem está estirada na piscina do Copacabana Palace, tá? ;)


1) ADEUS MANICURE, OLÁ UNHA IMPECÁVEL
20 pratas pra fazer pé e mão.
Merreca, certo?
Bom, mas se você fizer toda semana, serão 80 pratas num mês.
Se teu orçamento não tá comportando isso atualmente, aqui vai o pulo do gato.

Sei que tem saladeiras que fazem as próprias unhas.
Ótimo, melhor ainda.
Mas pra mim não rola - não sei fazer direito, fica feio, não tenho saco...
Então no aperto, a saída é a seguinte: fazer a unha na manicure 1 semana, e manter por 2 ou 3 sozinha.
Como?
Nada que acetona, lixa e base não resolvam!
Invista também num hidratante de cutículas.

Melhor uma unha só com base, bem lixada, com a cutícula hidratada, do que totalmente sem fazer, ou com esmalte velho, cutícula rachada...
Conheço um monte de mulheres finérrimas que não usam esmalte.
Só unhas incrivelmente bem polidas com base.


2) LIMPEZA DE PELE EMERGENCIAL
Faltou cascalho pra pagar uma bela limpeza de pele na Anna Pegova?? (minha favorita, rs)
Bom, deixar sua pele cheia de pontos pretos e com ar cansado é que não dá!

A saída não é sair tentando limpar tudo você mesma (minha dermatologista surtaria, rs. E pode machucar).
Mas usar um bom esfoliante em casa já ajuda (existem alguns baratos muito bons. Pergunte à sua dermato. Nem tudo pra pele precisa ser manipulado e uma fortuna).
Nem assim está dando?
No sufoco total, eu faço um esfoliante caseiro com açúcar e mel, e passo delicadamente no rosto, uma vez por semana.


3) PERFUMADA, SEM FICAR ENDIVIDADA
Bons perfumes custam caro!
Um bom pode custar bem mais de 300 reais.
Felizmente, os dois perfumes que eu uso não são franceses (são americanos), então são só carinhos...

Bom, o que não dá é você começar a usar colônia vagabunda, só porque seu frasquinho acabou!
Essa dica pouca gente sabe:
algumas lojas de perfumes grandes de shopping vendem seus provadores!
Sério!
De tempos em tempos a loja recebe dos fornecedores novos vidros, que serão usados como provador. E o que eles fazem com os que estão em uso?
Vendem! Baratinho!
E às vezes os vidros estão quase cheios.
Sabe quem se dá bem com isso?
As vendedoras!!
Elas estão lá, então quando rola isso, elas sabiamente compram tudo por preço merreca, e nem chegam a colocar pro público!

O lance é ficar de olho nessas lojas, fazer amizade com alguma vendedora, ou mesmo perguntar discretamente se isso rola por lá.
Assim você arremata seu perfume bem baratinho, não fica sem, e ninguém precisa saber a circunstância.
Tenho uma amiga que sem querer pegou uma promoção dessas e caiu dentro - comprou os melhores perfumes, quase cheios, por menos de 1/3 do preço!


4) RESOLVENDO UM BAD HAIR DAY QUE NÃO TEM FIM
Sem grana pra pagar sua progressiva? Ou marroquina? Ou hidratação?
O corte de cabelo no lugar que você gosta custa uma fortuna, e não tá dando?

O que não dá é ficar desfilando com cabelo largado.
Sem corte, com tinta pra fazer (raíz ou brancos aparecendo), cheio de pontas, franja caindo na cara, todo quebrado...

O jeito é investir em... elásticos e grampos!
Aproveite que o rabo de cavalo está mega na moda e se jogue - não saia de casa com um cabelo feio largado - saia com um belo rabo alto!


Ou prenda os rebeldes com grampinhos nas laterais!
Elástico e grampo são baratinhos.
Pentados com grampos aparentes estão super em alta, então está ok.

Não dá pra pagar a tintura no salão, mas comprar um tonalizante dá, né?
Tá, não é o ideal, mas é mil vezes melhor do que andar com raíz escura aparecendo, ou fios brancos saindo pelo ladrão!


5) ACADEMIA DE POBRE
Olha, uma vez um personal me disse: "quem quer malhar, malha até lavando louça. Não ter grana pra pagar academia e personal é pura desculpa. Coisa de quem se sabota!"

E é verdade.
Até quando a gente pode pagar a academia, às vezes fica arrumando desculpa pra não ir, né?
Mas se você não quer embarangar (e sim, a única solução é malhar, já me convenci, sorry), malhe como der!
Falta de prata não é motivo!

Suba sempre de escada até o apartamento.
Faça abdominais no colchão.
Corra ou caminhe pelo quarteirão.
Compre pesinhos (são bem baratos) na Casa e Vídeo, e malhe bícepes na frente do espelho, antes de entrar no chuveiro.

Aqui o que conta não é a grana - é a força de vontade!


6) NÃO HÁ GRANA PARA ROUPAS, E AGORA?
Bom, aqui cabem várias soluções "tapa-buraco".
Mas calma, tem jeito de não gastar uma fortuna e estar sempre bem:

- faça um "bazar" entre as amigas.
Escolha a casa de alguém, convide um monte de garotas, e mande cada uma levar duas peças boas (impecáveis!) que estão de saco cheio, ou não usam e estão encalhadas.
E que comecem as trocas! (eu já fiz, e deu certo! Foi divertido, e todo mundo sai com alguma coisinha, nem que seja um cinto, uma bolsa... e o que você não aguenta mais olhar, ou se arrependeu de comprar e nunca usou, pode ser uma novidade legal para outra)

- pare de comprar roupinha vagabunda. 
Tem gente que se engana - se recusa a pagar 200 reais num jeans maravilhoso e eterno, mas sempre que vai ao shopping, entra numa loja de departamento e volta pra casa com alguma porcariazinha de 40/50 pratas.
Bote a mão na consciência - você vive comprando roupinhas baratinhas?
Pois pare, e invista uma vez só numa roupa cara, de bom corte e atemporal.
Vai durar mais.

- reforme seu guarda-roupa!
Aposto que se você fuçar suas araras, vai descobrir um monte de pequenas melhorias que poderia fazer com pouca grana. Só precisa de uma boa costureira!


Tem calça que pode virar bermuda ou short.
Tem coisa que você só não usa porque está sem bainha, ou quebrou um zíper.
Vestido longo que pode virar vestido curto, camiseta que vira regata.... e por aí vai!

Com pouco investimento e criatividade, dá pra reciclar.
Assim você usa mais o que tem.

- acessorize!
Acessórios são mais baratos que roupa e mudam todo um visual.
Invista em cintos, lenços, pashminas, óculos escuros, bolsas.... e tente fazer combinações de formas diferentes.

- uma bolsa e um sapato.
Ouvi certa vez que uma mulher está sempre elegante usando uma bolsa e um sapato caramelo.
Independente da roupa e da cor dela!
Olha, não sei se é 100% verdade, mas se você não está podendo comprar um sapato e uma bolsa pra cada ocasião, invista em um neutro de cada.



7) SEM MAKE NÃO DÁ!
E aí que a dureza afetou sua compra de maquiagens.
Bom, o negócio é priorizar.

Particularmente, acho que em maquiagem deve-se gastar dinheiro com pele.
A base do negócio é que tem que ser boa - então se não dá pra gastar muito, gaste bem numa base e/ou num pó de qualidade!
Usar base e pó vagabundos, que saem em dois tempos, não cobrem nada, dão acabamento de merda é o fim da linha!

Sim, você pode usar batons e rímel, e até blushes e sombas, de farmácia e baratechas.
Não vai afetar o conjunto, e não vai comprometer.
Se a pele estiver impecável!

Viu?
Falta de dinheiro não é desculpinha pra ficar uó.
Tem dicas pra economizar e fazer a fina?
Conta aê pra gente!

13 comentários:

Maela disse...

Sugestão :

Mande engraxar / pintar e trocar salto de sapatos velhinhos, ficam quase novos

Michelle disse...

Chérie, dica velhinha, use bepantol nas unhas, ele hidrata as cutículas e vc fica com as unhas lindas. Hidratar a pele do rosto e do corpo, não adianta um mega corretivo e uma super base se o rosto tá craquelento. Palavras da minha dermato....e pele macia é uma delícia!!!
Adoro a idéia do rabo, embora não use progressiva nem chapinhex, qndo acordo com Bad Hair é o rabo ou uma trança que salvam o dia.

bruna disse...

otimo post..rs.bj.

catharina disse...

DEUS MORA NOS DETALHES.ja disseram isso ne?beijoss

Mari Paes disse...

Adorei, flor!

Eu to num momento contensão de despesas, tentando novos trabalhos... então vou aproveitar bem suas dicas.

Bjokas

Ariane disse...

Post de utilidade pública!!!
O único problema para mim é a make! Sou alérgica... então só uso quando vou sair com o namorado aos finais de semana (e a noite)! :(

Ahh.. e sei que não tem nada a ver com o post mas preciso te contar!!
Fiquei tãooo decepcionada sábado! Estava assistindo tv com o boy e passou a gorda da Viviane Araújo, e fiz a besteira de perguntar o que ele achava dela (crente de que ele a chamaria de gorda) e ele me diz que ela tem um corpo maravilhoso!

Posso com isso?! Fiquei até triste! kkkk

O meu pensamento viaja disse...

Princípios sábios.
Ser elegante é um estado de espírito, antes de tudo.
Beijo,
Nina

May disse...

acabou de me dar um tabefe vc...rsrsrs
realmente, eu moro a menos de 1 quadra da praia e por desculpas e preguiça não calço meu tenis pra ir dar uma malhada e perder uns quilos, pras roupas caírem melhor...
força de vontade zero a minha...
snif...

ótimo post!
beijos

Denisinha disse...

Elise, tudo bem?
Fui comprar um jeans e lembrei de você (verdade, rs), pois tenho a mesma dificuldade de arrumar uma calça que fique certa na cintura fina e também no quadril gigante.
Não sei se é novidade, mas a Levi's lançou uma coleção ID Curves, que se adapta a cada tipo de corpo. Ficou perfeita mesmo! A dica vale até para este post, porque mais vale um jeans perfeito do que vários com corte ruim.
Bjs!

Daniel disse...

Aê...

Nem sei falar direito, não é muito minha praia, mas maquiagem por exemplo em Sampa é bem mais barato na tal Ikesaki (acho que é assim), comprava para a Ex e pra Filhota os esmaltinhos da moda que chegava lá primeiro, mas tem várias outras coisas.

Outra coisa são outlets (também nem sei se é dica, mas...) para quem gosta da Cavalera (eu curto uns Moletons e Bermudas) tem um BOM no Centro de Sampa e dá para achar Jeans a preços módicos R$70,00/R$80,00, para quem gosta da MArca é uma boa diferença do Shopping.

Para os Saladetos dou uma dica também para quem quer fazer diferença, mais especificamente quando for sair, mesmo sem dindin.

Tome banho antes de sair (não vá direto do trabalho com aquela roupa social castigada pelo dia).

Use roupa passada e sem mancha, é legal ser despojado, mas uma roupinha limpa e passada faz uma diferença.

De um tapa no Tênis ou Sapato, só de passar um pano com água morna já limpa legal e faz uma diferença.

Escove os dentes, apare a barba e corte as unhas, básico, compre um Hall's vai gastar R$2,00 no máximo.

Por fim e para chamar atenção, compre um jornal ou dê uma lida no site de um jornal bão (Estadão, Folha, O Globo), mas em coisas diferentes da página de esportes, veja o que tem na parte de entretenimento, o que esta acontecendo no mundo, negócios bem por cima se for sua área de atuação, mas mais para saber e se rolar aquele, você viu que o Japão ta sendo atacado por Aliens, você ter o que falar...

Beijos do Saladeto,
Dan

Carol Monteiro disse...

Eu queria ser pobre pelo menos um dia na minha vida...Por que sinceramente, ser pobre todo dia já encheu o saco...hahahah
Adorei as dicas, já conhecia a maioria, hehe, porque né, pra ficar com cara de RICA a gente tem que rebolar e muito!
E super concordo com o Saladeto Daniel, além de parecer rica tem que soar inteligente né, vamos cuidar da aparencia e da mente meninas!!!! bjoo

Aime Chiquini disse...

OUTRA coisa....
ACHO q eh de praxe, qd falta dinheiro primeira coisa q eh abandonada por um tmpo é underwear....
E acho que uma boa dica é comprar sutias BONS e de preço módico, uma dica é o deposito são jorge!!!!
Estou em periodo de contenção tbbb!!!
E acabei descobrindo que um sutia nao precisa ser o da jogê... OU akeles fodoes... Precisa ter ótimo caimento e pra isso existem N marcas acessiveis!!!!!! Vá numa loja que tenha alguém que teve treinamento facilita MTO. Recomendo uma aqui em sp chamada INTIMITAR!!!
EH super legal e os preços deles todos tem desconto!
Vendedoras legais e treinadas!

AH! outra dica é se o sutiã estiver em ordem mas a alça tiver feinha, troca a alça e mantém a taça.... Dá pra fzr em cas aou entao levar numa costureira de confiança! EM armarinho vende os acessórios!

Ruiva disse...

Essa dica de sutiã e calcinha é pra quem mora no Rio. SUPER vale a pena juntar umas 4 amigas pra subir a serra de Friburgo e comprar lá. Eu vou a cada 2 ou 3 meses c/ minha mana. A gasolina do carro não fica cara e o que eu gastaria com 2 conjuntos aqui no Rio, compro quase 10 lá, lindos, ótimos e confortáveis. E se vc tiver tino pra venda, ainda consegue descolar uma graninha trazendo pra vender pras amigas. É digno e ajuda a diminuir (ou amenizar) o período de grana curta.
=)