segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A ALIANÇA


Eu não encontrava a fulana há uns 15 anos.

Ficamos conversando enquanto aguardávamos a vez na manicure. Ela contou que estava casada há alguns anos e tinha uma filhinha pequena. Eu contei que estava casada há muitos anos e tinha uma filha de quase 11 anos.
No que eu falei, ela olhou pra minha mão. E eu estava sem aliança.
Ela não fez por mal, claro; é reflexo. As pessoas reparam se as outras estão de aliança ou não e como são as alianças. Bom, pelo menos as mulheres. Mulheres, quando conhecem um cara, olham logo pra ver se tem aliança (não que isso impeça algumas, diga-se de passagem. Mas elas reparam mesmo assim)

O fato é, eu estava (e estou) sem minha aliança.
Ela foi roubada no ano passado, lembram? No assalto lá em casa?
E de lá pra cá, eu estou sem.
Não foi falta de atenção, mas como nos roubaram TUDO e nós ainda mudamos de casa e montamos o apartamento de novo, a aliança foi ficando de lado na lista de prioridades.

Eu não me importo se alguém acha que eu sou casada ou não, porque estou sem aliança. Não foi isso que me aborreu na história com a conhecida. Eu tou cagando pra isso.
Me aborreceu ser lembrada que estou sem, e do que aconteceu.
Não me ache bobinha, por favor, mas... eu sinto muita falta dela.
Sinto mesmo.

Primeiro é o hábito - você usa o negócio sem tirar por mais de uma década. Quando ele se vai, a presença física faz falta.
Mas o mais importante de tudo é que... eu gostava muito dela.
Foi o B quem escolheu.
E escolheu exatamente o modelo que eu teria escolhido, se estivesse junto - gordinha, simples e arredondada nas bordas.
E mandou gravar.

E eu fico puta da vida que os filhas da puta dos bandidos não tiveram a menor consideração. A essa altura ela já está cansada de estar derretida, eu sei. Mas significava bastante pra mim.

Mais até do que qualquer papel, qualquer outra formalidade relacionada a casamento.
A aliança pra mim é quase... erótica.
HAHAHAHAH.
Ok, agora vocês acham que eu pirei! Mas é sério! Eu acho aliança sensual, não me internem!
Pra maioria das pessoas (e dos homens) é bobagem, protocolo, moda, convenção.

Eu não acho. Eu penso assim: é ele dizendo "esse é o símbolo físico de que você é minha"
Quase como um selo, uma marca (ok, essa comparação foi PÉSSIMA, e não foi o que eu quis dizer, mas... vocês entenderam, né?? rs)

Acho que a aliança (quando não exigida, cobrada e tals), é um ato de carinho tão deliberado... a pessoa teve o trabalho e cuidado de ir lá escolher, comprou com o maior amor, tentou te agradar, tentou te mostrar de alguma forma que você é importante.... aí vem um marginal babaca e te ROUBA a sensação!

Caralho!
Enfim.
O B vai me dar outra aliança, eu sei.
O saco é que eu vou ficar na maior melancolia, querendo... aquela.

10 comentários:

O Gato do Balaio disse...

Sobre o casamento de "Sookie".. o "BIll" estava na praia e sem aliança...rs

Sobre a sua aliança.... ser roubada de uma coisa qeu você valoriza ( não pelo preço e sim pelo que é ) me dá sensação de estrupo... literalmente!

PS : Cortei cabelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cherrie, acredito que seja super chato mesmo o rouba de algo tão importante!!Ladrões fdp!!!!
Eu, no fim do ano estarei casando, com tudo que tenho direito: igreja,papel passado, aliança!!Estou super atarentada com os preparativos!
Tem uma lenda chinesa muito bacana sobre o sentido da aliança:

"Sabe por que o anel de compromisso se usa no quarto dedo?
Existe uma lenda chinesa que conseguiu explicar de uma maneira bonita e muito convincente... Os polegares representam os pais.Os indicadores representam teus irmaos e amigos.O dedo medio representa a ti mesmo.O dedo anelar (quarto dedo) representa o seu conjuge.O dedo mindinho representa teus filhos.Agora junta tuas maos palma com palma, depois, une os dedos medios de forma que fiquem apontando a ti mesmo.Agora tenta separar de forma paralela teus polegares (representam teus pais), vc vai notar que eles se separam porque teus pais nao estao destinados a viver contigo ate o dia da tua morte, una os dedos novamente.
Agora tenta separar igualmente os dedos indicadores (representam teus irmaos e amigos), vc vai notar que tambem se separam porque eles se vao, e tem destinos diferentes como se casar e ter filhos.
Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (representam teus filhos) estes tambem se abrem porque teus filhos crescem e quando ja nao precisam mais de nos,se vao, una os dedos novamante.Finalmente, tente separar teus dedos anelares (o quarto dedo que representa teu conjuge) e vc vai se surpreender ao ver que simplemente nao consegues separa-los. Isso se deve ao fato de que um casal esta destinado a estar unido ate o ultimo dia da sua vida e é por isso que o anel se usa neste dedo... por isso pensem bem antes."

Bonito né!
Beijos!!
Kris G.

Silvia Maria disse...

Eu entendi...
A aliança (sim, quando dada, não exigida) é um símbolo de carinho. Um símbolo que faz sentido. Fora isso, ela se torna um anel comum.
Beijas.

Naiara Romero disse...

Tomara que esse bandido perca o anelar, pra nunca poder usar aliança. Rá!

Unknown disse...

Nossa, não sabia que vc tinha sido assaltada em casa, eu li agora o post. Deus do céu, viu. Mas graças ao bom Deus que não houve consequências maiores além do trauma. Mas vamos parar de falar nisso!
Minha aliança de noivado é tão pobrinha, mas eu amo ela... rsrsrsrs. Meu noivo tá em início de carreira e não podia me comprar uma daquelas de dar inveja nas mulheres... sempre tem competição e medição do tamanho do anel né? "tem que ter pedra"; "tem que ser grossa", às vezes a impressão que eu tenho é que é mais importante quanto custou o anel do que o noivado em si, a pessoa com quem vc vai casar. E no fim é só um anel, que não tem nada, mas absolutamente nada a ver com a felicidade que o casal terá (ou não).

Unknown disse...

Ah, e isso de exigir aliança acontece mesmo, viu... sei de caso que a aliança não só foi exigida como a menina foi lá ELA MESMA e comprou com o dinheiro dela... ai Jisuis.

mariana coutinho disse...

hihihihih.. gostei do comentário de cima.. kkkkkk

sim sim a aliança faz parte do ritual e de todo o nosso look diário..
e mto maaaais.

tomare q vc ganhe logo outra.

beeeeeijos
Maricota

Paty disse...

Eu sei o que e isto, minha avo usava a dela e a do meu avo e roubaram as duas. O pior de assalto nao e o valor das coisas (financeiro) mas o sentimento que vai junto. MAs ai escolha outra diferente, linda e cheia de bom gosto! :-) beijocas

Quarto de Despejo disse...

Oi,

Parei aqui por causa de uma receita caseira de iogurte...e adorei!!
Cara, até que enfim achei uma pessoa que vê a aliança como eu!!! :)
Acho que tem um simbolismo phoda!
Bj e voltarei sempre!

Carol Maia disse...

HAHAHAHA Amei seu post, vc é linda, inteligente e escreve suuper!
Parabéns!
PS: achei seu blog qdo estava procurando modelos de aliança no Google