quinta-feira, 3 de março de 2011

O TAL DO ÚTERO RETROVERTIDO


Mais um serviço de (in)utilidade pública do Salada Mista, rs.
(Ó só - não sou médica, então se você tem dúvidas mesmo, melhor procurar o ginecologista.
Tou só contando minha experiência, ok?)

Uma conhecida me mandou um email preocupada.
Ela está tentando engravidar há uns 6 meses.
E, não tendo conseguido, fez o certo - foi pesquisar com a médica dela as causas.
Não deu nada de anormal nos exames dela - a única coisa ligeiramente diferente foi que ela foi avisada que tinha um útero retrovertido.
E que isso poderia influenciar negativamente a concepção.

Como ela tinha me ouvido comentar certa vez que eu também tenho, resolveu perguntar se eu tinha tido dificuldade de engravidar e coisa e tal.

Mas, peralá: que diabos é útero retrovertido??

Explicando grosso modo, é a posição em que o útero está.
Ele está ao contrário.
Não do avesso, rs.
Virado ao contrário, voltado para o lado errado.

Me foi explicado que isso não é nada demais - cerca de 15% das mulheres tem, mesmo sem saber, e já se nasce com.

Resolvi contar o caso aqui, ao invés de só responder a ela, porque essa dúvida podia ser a dúvida de outras mulheres também, e muita gente nem saber o que é.

Existem estudos que apontam o útero retrovertido como ponto dificultador na hora de engravidar - te digo que comigo, especificamente, não foi o caso.
Não tive dificuldade alguma, pelo contrário, rs.
Mas só posso responder por mim, embora saiba de outras mulheres com a condição que tiveram bebês sem problemas.
Às vezes demorando mais pra conseguir engravidar, mas...

Desde sempre, toda vez que faço uma ultra a mulher me avisa: "você sabia que tem o útero retrovertido?? Pode ter dificuldade pra engravidar..."
Sempre.
E eu só sorrio e agradeço a informação.

Fora isso, não atrapalha em nada.

Algumas mulheres sentem certo desconforto em algumas posições sexuais, ou com penetração profunda.
Lembram de uma conhecida minha que eu disse que não suporta caras de p... grande?? Aquela do caso do joelho?? rsrsrs
Pois ela também tem o retrovertido e sente muita dor e incômodo se o cara for muito grande, ou dependendo da posição.

Mas, tirando esses casos, esse negócio de útero retrovertido não abala nada.
Pelo menos eu acho.
Então desencana, gata!
Mesmo que demore um pouquinho mais, o negócio vai funcionar!

14 comentários:

Jussara disse...

Até hj não sei direito como é esse tipo de útero, mas tenho uma prima que tem ... e teve 4 filhos, sem nenhuma dificuldade. rsrs

Michelle disse...

Chérie, minha mãe tem o útero retrovertido e tem 3 filhos por falta de 1. Meu pai até brinca, ainda bem que é retrovertido pq senão era meia dúzia de filhos.
Pode demorar um pouco mais ou não, acho que o que não dá é p/ ficar mega encanada. Enfim...na dúvida...médico!!!!

Michelle disse...

Chérie, minha mãe tem o útero retrovertido e tem 3 filhos por falta de 1. Meu pai até brinca, ainda bem que é retrovertido pq senão era meia dúzia de filhos.
Pode demorar um pouco mais ou não, acho que o que não dá é p/ ficar mega encanada. Enfim...na dúvida...médico!!!!

May disse...

cara, meu útero é padrão, e eu demorei 1 ano e meio pra ficar grávida...

diz pra ela desencanar que, pimba! a coisa acontece!

bj

Anônimo disse...

Oiee....tenho uma amiga que tem e tb teve dificuldade pra engravidar do segundo filho.A gineco dela disse que depois que ela tivesse relação que era pra ficar com a bunda um pouco elevada, tipo com travesseiro embaixo e nao levantar logo pra tomar banho essas coisas....nao sei se foi isso que deu certo...mas ela engravidou!!!!rsss
bjos
Pat

Aime disse...

off POST

tem uma pergunta q permeia minha cabeca sempre que te ouco falando sobre filhos!!!!
Qd vc engravidou foi planejado?
Vcs ja moravam juntos e tudo mais?!

Bianca Ladyhawke disse...

Eu tenho também, e realmente dói muito em certas posições, é uó!! Quanto a filhos, eu ainda não sei, quando souber eu te digo!! hauahuahau

Elise Machado disse...

Aime, eu conto toda a história de como engravidei aqui:
http://elise-saladamista.blogspot.com/2009/11/ha-pouco-mais-de-10-anos.html

Lê lá ;)

Aime disse...

UEBA!
Vou ler JA!

Anônimo disse...

Sabe uma mulher que engravida só de passar perto de cueca? Então, sou eu COM meu útero em retroversoflexão. Tinha um pouco de sangramento durante as gestações, mas com o devido acompanhamento obstétrico meus filhos nasceram com quase 4kg cada um.

Caco Branco disse...

Vixe, não atrapalha nada mesmo, minha mãe tem (teve 4 gestações) o da minha avó era tão virado que estava quase de ponta cabeça (palavras do médico) e ela teve 7 filhos!!!! O meu tbm é, (ainda não tenho baby) pode demorar ou não pra acontecer a gravidez, o melhor é não encanar! A única coisa chata de ter útero retrovertido é que realmente incomoda um pouco na hora do sexo, mas é só achar uma posição confortável e mandar ver! bjoo

Aime disse...

Eliseee!!!!
Adorei a história!!!
Li na mesma hr que vc disse, acabei esquecendo de comentar...
Nao sabia da historia de vcs assim não... Acho que devo ter pulado alguns posts!!!!! hahaha

Mas adorei a historia de como a Memmé veio ao mundo.... Mto linda!!!!


Beeijos!

Anônimo disse...

Boa tarde!!

Na sexta feira descobri que tenho o útero ao contrario, o problema é que sinto dor ao ter relações sexuais...
Com vocês acontece o mesmo??

Anônimo disse...

Tenho útero retrovertido e meu companheiro o P. grande! Miinha relação está uma merda e atrapalhando meu relacionamento. ALguma dica? Já não sei mais o que fazer!!!!!