sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PARE DE PENSAR!


O maior conselho que eu já recebi da minha mãe, e que posso passar adiante pra quem quiser ouvir: NÃO PENSE!

Parece brincadeira, mas eu explico. Acontece que tem certas pessoas que pensam demais. Eu sou uma delas. Qualquer tarefa simples pra mim vira um puzzle de pensamentos complicados.
Pensar demais pode ser atraso de vida. A gente deixa de fazer coisas por pensar demais. A gente desanima por pensar demais. Pensar demais DÁ PREGUIÇA.

Eu não sei vocês, mas eu luto e sempre vou lutar contra o ócio, o desânimo e a preguiça.
Tipo assim: eu tenho de malhar. Aí eu começo a pensar como. Qual roupa vou botar. Que horas eu vou. Que exercício fazer, quem vou encontrar, como é que vai ser, se eu vou me cansar... o tempo vai passando, a preguiça chegando, e eu não faço nada!

Ou eu tenho 1 milhão de coisas pra resolver (telefonemas pra dar, médico pra marcar, unha pra fazer), aí fico pensando, pensando, pensando... e vou adiando as coisas. Acabo não fazendo nada.

Empurrando com a barriga. Deixando pra depois. Preguiça, preguiça....

Então outro dia eu estava reclamando sobre isso com a minha mãe, e ela passou o segredo: NÃO PENSE!

Se você tem de fazer alguma coisa, simplesmente FAÇA. Parece óbvio, mas não é não. Se você TEM DE IR PRA ACADEMIA, não fique pensando em nada; vai se distraindo, botando a roupa pensando em outra coisa, cantarole, e VÁ. NÃO PENSE.

Se você tem um exame de sangue (ou procedimento médico que detesta) pra fazer, e adia há semanas (eu!), não fique imaginando como vai ser, criando em loop a cena na sua cabeça. Acorde pensando em outra coisa, bote a roupa e vá: NÃO PENSE!!

Quando vc se der conta, já está lá e já está fazendo. Seja lá o que for, funciona.

Pensar faz a gente pesar as coisas. Faz a gente perder a coragem e o entusiasmo. Faz dar preguiça. Faz dar medo. Faz a gente se sabotar de "N" maneiras. Então, o ideal é não ficar racionalizando sobre coisas que precisam ser feitas: vá se distraindo pra não pensar no assunto, e bota mãos à obra.

Se você ficar pensando: tenho que fazer isso, depois aquilo, depois.... não sai nada! Vc vai acabar não fazendo nem a primeira coisa. O negócio é ir em "passos de bebê".

O que eu tenho de fazer agora? Me arrumar pra sair? Ok. E agora? Pegar o carro (o ônibus)? Ok. E agora? Ah, ok, é aquela reunião que eu não queria ir. Mas já estou lá!
Pq se vc pensa no cenário todo.... pode acabar desistindo.

Se "enganar" pode funcionar muito bem!!!

Te digo: desde aquele dia com a minha mãe, tenho achado novo ânimo! Não fico enumerando as coisas que preciso fazer. Penso em uma, e faço. Depois penso em outra, e faço. E quando vejo, a pilha de coisas desagradáveis ou chatas que eu tinha pra resolver, já se foram!

A academia é uma delas: estou conseguindo ir com sucesso!!! Eu NÃO PENSO.
Boto a roupa e desço. Me distraindo, pensando em outra coisa. Até tenho levado um livro pra ler enquanto pedalo. Pois te digo: eu que morria de tédio fazendo 20 minutinhos de esteira/bicicleta, e logo desistia, agora quando me dou conta já estou pedalando há 50 minutos!!!! Porque NÃO PENSEI.

Então é isso - eu sempre me orgulhei de ser de uma geração de mulheres inteligentes. Sempre me considerei racional e inteligente (é, eu me tenho em alta conta, rsrsrs), mas pensar demais me atrapalha! Acho que deve ser por isso que pessoas menos racionais executam trabalhos braçais e chatos tão eficientemente.

Não tenha vergonha de emburrecer um pouquinho!

NÃO PENSE, e seja feliz! (testa e depois me conta...)

22 comentários:

Flávia A. disse...

HAUIhauiahaui,amei, vc deu uma visão mto mais legal pra minha preguiça: eh pq eu penso demais!! hAUIHAUIHUIa,sem sacanagem,o pior eh q eh verdd msm...Pra arrumar o quarto,por ex, se eu ficar pensando mto enrolo tanto q acabo deixando pra dps...Agora qndo vc começa a fazer como qm naum qr nd,vai rapidinho!! Mas eu nunca tinha reparado até vc falar! Adorei!

Agora licença que eu vou me enganando pra lavar a louça (ops,pensei! HAIUhauiaHUIahuaA)

Bjaummm

Nathalia disse...

boa maneira de n arrumar desculpas para fugir da academia...

Cele disse...

Gosto de vir aqui porque você sempre me inspira, Elise! Vou mais pensar em nada mesmo, não. Vou já pro shopping torrar alguns zilhões e depois volto pra te contar! Como diria minha mãe: mais vale um gosto que cem mil réis! beijos, querida!

Renata disse...

Ai meu Deus...alma gêmea do meu marido! rs! Ele faz igualzinho e me irrita...eu falo: "pq vc não pode simplesmente fazer o que precisa ser feito?" e ele fica pensando e ponderando e analisando e não faz nada!!! Grrrrr!!!!
beijos, querida!

Camilla disse...

Oi Elise!
Nossa que legal o seu post, parece que você estava falando diretamente comigo, faço parte da turma que pensa muito, vai aí um exemplo: Sempre visitava seu blog, e me divirto muito com ele, e ao mesmo tempo tenho momentos de reflexões através de o que você conta aqui.
Acontece que eu sempre quis comentar aqui mas sempre PENSAVA muito e deixava pra depois, outro dia...
E o meu primeiro exercício de "NÃO PENSAR" esta sendo aqui, comentando no seu blog, e agradecendo por mesmo despretenciosamente ter me ensinado algumas coisas, como agir e não pensar muito!!!

Lemi disse...

Ótima ideia! Era justamente o "clinc" que eu estava precisando pra dar um jeito nessa falta de ânimo, por pensar demais antes de fazer as coisas e desistir. Vou aderir também! :)

Juliana disse...

Nossa, sou exatamente assim. Pensante.

Até na hora de dormir, se ficar pensando não durmo!!!!! Preciso de TV ligada pra prestar atenção, mesmo que eu não olhe, pra não ficar pensando em coisas só assim pra eu dormir; ou conversando. Quando estou na casa do meu namorado super abuso da prolixidade dele na hora de deitar pra dormir.

fátima disse...

sabe que eu nunca tinha pensado nisso?
mas é e-x-a-t-a-m-e-n-t-e o que acontece comigo!!
vou tentar a sua sugestão: cabeça oca!!

bj

Nana disse...

A minha mãe aplicou um método drástico contra minha preguiça. Tratou de despejar Camões nos meus ouvidos desde minha mais tenra idade: "A disciplina militar prestante
Não se aprende, Senhor, na fantasia,
Sonhando, imaginando ou estudando,
Senão vendo, tratando e pelejando."
Ainda assim eu ainda penso demais, logo, tenho preguiça demais!
Ninguém merece!!!
Beijocas

Nayara disse...

Oi Elise,

esta semana estava pensando exatamente isso...fiz uam faculdade e tô terminando outra...pensando se quero ficar no trabalho...que me dá certas vantagens ou tentar ou coisa que me estimularia mais..etc. Ok, essas são coisas importantes pra mim, mas ás evzes me exaure pensar tanto, especialmente quando fico paralisada pesando demais os prós e contras...deve ser uma espécie de sinal que hoje, vindo trabalhar,e stando de plantão, ouço no caminho a música epitáfio, que me dá um misto de bem estar e angústia ...e depois ler o seu post. Sim, pensar demais cansa, abate, desanima e, pior: limita! É um exercicio dificil...mas vou tentar mudar..lentamente, como diz Clarice...mas sempre...

Bjo, ótimo fim de semana pra vc e sua família!

P.S: Aguardo posts especiais sobre a viagem! rs

Carol disse...

Oi Elise!
Incrível como esse seu post veio justo agora, no momento certo!
Hj estávamos aqui em casa falando que de vez em quando pensamos muito para fazer as coisas, inclusive eu, que estava pensando muito para decidir fazer os cursos de atualização que sempre faço. Meu pai disse "se vc pensa muito não faz!"...e nessa de não pensar muito e sim fazer, acabei de matriculando de vez em 3 cursos que queria fazer já há bastante tempo! Se continuasse pensando ficaria preocupada com a carga horária pesada, o horário p/ voltar pra casa, o "ir dormir super tarde e acordar cedo" e coisinhas mais que sempre causam algum impedimento aliado à preguiça!
E agora pronto! Um curso por mês, devidamente matrículada, sem enrolação...rsrsrsrssss
Adorei o post!!!
Bjinhos

Silvia Maria disse...

Minha vó sempre dizia: "Eu faço, depois Deus pensa"
Diodo, não? E tudo que ela fazia dava certo... faz sentido!

Gilmara Alvin disse...

Oi Elise,
Sempre leio o seu blog e nunca comento, mas com esse post eu tinha que comentar... EU SOU ASSIM!!! Minha cabeça vive a mil e no fim eu n resolvo nada!!! Vou tentar seguir o seu conselho pra ver se as coisas andam, kkkkk
Beijos!!

Elisa Cardehari disse...

ola tem promoção no meu blog,não deixe de participar!
femmesemprebela.blogspot.com
beijos!

Marina Mattos disse...

...e minha mãe q nunca me disse isso,vixe!!!Xô pensar,xÔ!

Anônimo disse...

Boa ! A teoria do não pense é basicamente a mesma do Poder do Agora: procurar se preocupar com o que está acontecendo no momento. Porque se formos "dar ouvidos" a tudo que nossa cabeça fabrica, aí o bicho pega e a gente nunca sai da estaca zero.
Bjos

Unknown disse...

Acabei de ler seu post, aquela sensação de "minutos de sabedoria" tomou conta de mim, tá parecendo até brincadeira ter lido isso, é sério!! voltei pra acupuntura semana passada por causa da ansiedade e a idéia que não quer calar é: saia do plano dos pensamentos Marcelle, vc precisa agir e sentir mais!! Esse excesso de pensamentos compulsivos geram ansiedade, paralisam e na sequencia uma baita angústia por não ter feito nada! Hj eu fiz um exercício qdo comeceia a pensar excessivamente em simples tarefas, detalhe ,hj é domingo... comecei a falar pra mim msm o q tava pensando. Putz, começa a ficar tão ridículo que vc fica até com vergonha de si msm! vou lembrar de vc da próxima vez com certeza e tentar simplesmente não pensar! não sei o pq mas de alguma forma é confortante saber q outras pessoas passam pelo msm que nós! rs! obrigada querida, boa semana!

Elise Machado disse...

Peeps, fiquei tão feliz que vcs gostaram desse post!

Juro que está super funcionando comigo, então se funcionar com vcs tb... nossa, valeu muito!

Mamis ficou toda feliz com o post, hehe.

ADORO aquelas que tomam coragem, e comentam pela primeira vez!
E bom saber que tem um monte de gente que sente como eu por ai...

Beijas.

Amanda Sanctorum disse...

Nossa, atrasada mas vou comentar...Amei, me identifiquei demais..Acho q pensar muito é meio coisa de mulher... Eu então q trabalho com criação qdo ligo o "botãozinho da inspiração", q está com defeito, ele não desliga mais..rss, aí se deixar fico a noite tda só pensando, no outro dia fico "quebrada"...Já para malhar eu já usava essas táticas para o tempo passar logo, costumo começar na esteira cantando junto com o cd, enquanto tenho fôlego, depois acelero e fico de olho fechado, segurando e pensaaandoo, nos meus planos pq acho q nessa hora ajuda...Hahahahaha...É difícil não pensar viu, acho q somos viciadas, mas essa de se distrair é uma hein?!...

FYC disse...

Ah, já que vc pediu voiim aqui pra dizer que está dando certo!
como é dificl, viu? mas tou tentando! rs

ontem, SEGUNDA-FEIRA, FUI a academia! estava com um pouquinho de cólica, mas não pensei e simplismente, fui! Quando me dei conta, estava na terceira série, feliz e contente! haha

ah, e pra ciumes e possiveis briguinhas bestas com o namorado, dá suuuper certo também ;)

vale o exercicio mental diário...ou descanso dele. rs

bjs

Dani Vasconcelos disse...

Eu sou exatamente assim, perco muito tempo pensando em coisas e nunca ponho em prática, tô me esforçando um bocado pra fazer tudo de um jeito mais prático, sem tanta embromação. meu dia não rende nada porque faço uma coisa e passo o resto do tempo pensando a respeito, uma merda.

falta um bocado pra eu conseguir ser total eficiente, mas pelo menos já consigo exercitar.

=*****

Fernanda disse...

Elise, obrigada! Sabe pq? pq na segunda-feira eu prometi a mim mesma q ia pra academia perder os kg indesejáveis..mas dormi tarde no domigo e n fui ne? daí na segunda à noite li teu post e amei, pq foi inspirador..na terça,às 07 da manha (OMG!!) o despertador tocou, eu simplesmente nao fiquei rolando na cama, n pensei em nada, pulei da cama, troquei de roupa e fui à academia..e nao é q to amando? td bem q to no segundo dia ainda..mas hj consegui acordar às 06h20 e malhei das 7 às 08h40..to feliz, feliz..e agradeço a vc..mesmo vc n me conhecendo, seu relato fez com que eu tomasse coragem e nao usasse a falta de tempo ou a malha que precisa ser comprada como desculpa..fui de malha velha (mas decente, claro), tenis surrado mas fui.
é isso,comento pouco, mas gosto demais dos seus causos..me acabo de rir, me diverte..enfim, obrigada novamente!
Fernanda