segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PROBLEMA DE LÍNGUA


Nesse domingo resolvemos levar Aimée pra dar uma volta e acabamos no shopping.
Por coincidência encontramos os amigos Rafa, Déia e meu afilhado Rico e resolvemos todos tomar um café no Viena.
Acontece que eu louca por waffles (como boa apreciadora de culinária típica americana), e eu sei que lá eles fazem um com mel e manteiga muito bom.

Pra quê? Fui pedir o diacho e a mulher não me entendia. Eu dizia: "vocês tem "uófol" (forma fonética aproximada da pronúnica de waffle)?" E a asna nada de me entender.
Cara, até aí tudo bem, ela nem tinha obrigação de saber o nome certo do negócio, mas quando ela entendeu o que eu estava pedindo, começou uma disputa entre ela e eu, porque acho que ela achou que EU estava falando a bagaça errada!!

Ela falava: "ah, sim, "ueifel". Como vai querer seu "ueifel"?"
E eu: "vou querer meu "uófol" com mel e manteiga."
E ficamos nisso. A Déia comentou que já estava até quase me cutucando pra falar igual a mulher, só pra facilitar o negócio.

Meu marido ficou mexendo comigo, me chamando de esnobe. Mas deixa eu explicar meu ponto de vista.

Waffle não é uma palavra portuguesa, certo? Então as pessoas devem falar a forma correta da palavra original. Se elas não sabem, e confudem o nome do negócio com um biscoito crocante chamado "WAFFER", tudo bem, mas eu não sou obrigada a falar errado também, só porque todo mundo popularizou errado o nome do negócio.

Quer dizer então que se todo mundo falasse presidente "Bâsh", ao invés de presidente "Bush", você ía falar errado também???? Só pra não ser diferente????

Ah, me dá um tempo, vai.....eu sou muito fiel ao que eu acho que está certo. Não quero mudar ninguém, mas as minhas coisas vou fazer (e falar) do meu jeito, tá?
Beijas

5 comentários:

Anônimo disse...

ODEIO quem fala BÂSH!!! ODEIO com todas as minhas forças! beijo

Cinthya Rachel disse...

hihi, meu marido tem um comércio de fondue expresso. direto ele ouve me ve um fondae, um foundi , um fondue(como se le)....

Elise Machado disse...

Hummm, fondue expresso??!
Já gostei! rsrsrs
Beijas.

Drica Menezes disse...

concordo com vc.... eu passei por algo parecido qd fui comprar meu home theater....a pronúncia correta do th é um problema...falei correto e o cara insistia como se eu estivesse errada....humpf! é difícil mesmo! bjao!

Elise Machado disse...

Afe! ainda bem que não sou só eu!!!
Beijas.