Na minha corrida matinal, me deparei com o cartaz "Halloween é o cacete! Viva a cultura nacional", que todo ano uma "ong" nacionalista faz questão de pendurar pela cidade. (na sua cidade não rola? sorte a sua!)
É claro que isso não muda em nada minha vida, e no fato de eu ser anglófila (sou mesmo, dane-se). Mas existe uma coisa "ignorante" e até meio "naive", eu diria, sobre esse tipo de declaração que me incomoda e irrita.
Acho esse papo de querer boicotar halloween em prol da cultura nacional uma babaquice. E não por ser quem eu sou, e gostar do que gosto.
Pra começar que nós somos um país colonizado, e não colonizador, e como tal sofremos ao longo da história influências de vários outros povos (é claro, ou vc por acaso só anda de tanga e come mandioca??)
E depois que vc não precisa se abster de uma coisa, a fim de valorizar outra. Valorizar só porque é nacional é TÃO IGNORANTE quanto só gostar porque é de fora. É bairrista, é regionalismo infantil.
Goste ou desgoste por seu próprio gosto, e não por conta de um sentimento nacionalista.
E, na verdade, o que acontece é que essa estória contra o halloween é "gargantista", só pra inglês ver. Puro falso idealismo.
Quero ver alguém que boicota o halloween (porque é cultura de fora), boicotar também o natal (sim, o natal não é brasileiro, vc pensou o quê?!!) e a figura do papai noel. Boicotar a música estrangeira (porque conheço um monte de gente que ODEIA o halloween só pq é estrangeiro, mas adora uma musiquinha americana...), boicotar calça jeans (ou vc acha que foi invetada aqui, e que a moda foi lançada aqui?!!) e mais um monte de coisas.
Nós vivemos em um mundo globalizado (amém), que nos faz receber o melhor de cada cultura e povo. Por que cismar em ser 100% nacional? Isso existe? Quando eu encontrar alguém que é 100% nacional (mesmo, que não ouve música de fora, que não usa tecnologia de fora, que não come Mc donalds, abole o natal, e tudo que não seja daqui), aí ele vai poder vir com essa empáfia nacionalista com moral devida.
Ah, e pros "ANTI-ESTADOS UNIDOS", que cismam com o halloween porque é americano (e não porque é simplesmente estrangeiro), um aviso: o halloween, embora difundido lá, é CELTA , tá ligado????!!!! É a celebração da colheita e o dia da passagem dos mortos pela terra no sabá Sanhain.
Aprende aí, vai.